sábado, 5 de fevereiro de 2011

O FSM 10 anos depois

Reproduzo artigo do sociólogo Emir Sader, publicado no sítio da Alai:

Dez anos depois da sua primeira edição, o FSM volta à Africa, em um cenário mundial muito diferente daquele de 2001. Naquele momento a hegemonia do modelo neoliberal ainda era grande, a economia mundial não havia entrado em crise e, principalmente, a América Latina ainda era dominada por governos neoliberais – naquele momento com a exceção dos da Venezuela e de Cuba.

Rhodia demitirá operários contaminados

Reproduzo matéria de Jorge Américo, publicada na Radioagência NP:

A multinacional Rhodia convocou 20 funcionários da unidade de Cubatão, no litoral paulista, para fazer exames médicos e assinar a carta de demissão. A fábrica foi fechada em 1993, quando se constatou que, em mais de 15 anos de atividades, a empresa havia despejado 12 mil toneladas de resíduos químicos no solo. Essa falta de controle comprometeu o ecossistema e a saúde de aproximadamente 150 trabalhadores.

Propriedade cruzada: interesse explicitado

Reproduzo artgio de Venício de Lima, publicado no sítio Carta Maior:

Comentando manchete de primeira página e matéria sob o título "Convergência de mídias leva governo a desistir de veto à propriedade cruzada" no Estadão de 27 de janeiro pp., levantei recentemente duas questões: (1) quem estaria interessado em confundir "convergência de mídias" com propriedade cruzada? e (2) quem estaria interessado em colocar na agenda pública a precária hipótese aventada por um conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações, como se aquela opinião pudesse constituir uma decisão de governo em matéria que, de fato, é constitucional?

Os avanços no Ministério das Comunicações

Reproduzo artigo de José Dirceu, publicado em seu blog:

Merece todo nosso apoio a decisão do ministro Paulo Bernardo, das Comunicações, de apoiar a desoneração de PIS/COFINS para tablets produzidos no Brasil. Além de ser uma medida de grande alcance cultural, educacional e econômico, que pode fazer avançar uma nova política para o setor, vai resultar em redução de preço do produto e incentivar a produção local.