quinta-feira, 3 de março de 2011

Gunter e Nassif: a boa polêmica

Reproduzo dois artigos publicados no blog de Luis Nassif que ajudam na reflexão crítica sobre os rumos do governo Dilma:

A presidenta surpreendente

Por Gunter Z. - Sampa

Durante o ano de 2010 muitos blogs, apelidados aqui e ali de “sujos” ou “progressistas”, dedicaram-se a desmontar o pensamento único da grande mídia (que por sua vez recebeu a jocosa alcunha de PIG.)

Bolsa-Família pra cá e juros pra lá

Reproduzo artigo de Rodrigo Vianna, publicado no blog Escrevinhador:

O Copom (órgão que define as taxas de juros no Brasil – ou seja, define a quantidade de sangue que o coração financeiro pode bombear para as artérias da economia real)- decidiu, pela segunda vez no governo Dilma, elevar os juros.

Anteontem, na Bahia, Dilma aumentou o Bolsa-Família bem acima da inflação.

Governo se rendeu ao “deus-mercado”?

Por Altamiro Borges

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central aprovou, nesta quarta-feira (2), mais um aumento de 0,5% na taxa básica de juros. A mídia corporativa, que mantém sólidos vínculos com o capital financeiro, já havia cantado a bola de que isto iria ocorrer. Na verdade, ele utilizou as duas últimas semanas para criar o clima neste sentido – com manchetes sobre o fantasma da inflação e queixas contra as medidas “tímidas” de cortes do Orçamento da União (e olha que foram R$ 50 bilhões de cortes!).

Emir Sader e o ódio da direita

Por Altamiro Borges

A decisão abrupta da ministra da Cultura, Ana de Hollanda, de cancelar a nomeação de Emir Sader para a presidência da Fundação Casa de Rui Barbosa, gerou uma ofensiva histérica da mídia contra o renomado intelectual de esquerda. Alguns “calunistas”, como Josias de Souza (Folha), Ricardo Noblat (Globo) e Reinaldo Azevedo (Veja), tiveram orgasmos múltiplos. Os jornalões e seus sítios fazem de tudo para desqualificar o sociólogo.

EUA remuneram dissidentes cubanos

Reproduzo artigo de Thais Romanelli, publicado no sítio Opera Mundi:

Os documentos diplomáticos divulgados nos últimos meses pelo site Wikileaks relatam que os Estados Unidos financiam dissidentes cubanos com o objetivo de tentar provocar mudanças políticas na ilha.

Serra abandona gravação da Hebe

Reproduzo artigo de Rodrigo Vianna, publicado no blog Escrevinhador:

Deu no IG: Serra abandona gravação do programa de Hebe.

A informação é do “Poder Online”, mantido pelos jornalistas Jorge Félix e Tales Faria

“Os políticos lotaram a plateia de Hebe Camargo na gravação de seu primeiro programa na Rede TV!. A estrela da noite, claro, foi a presidenta Dilma Rousseff.

Emir Sader responde aos direitistas

Reproduzo "comunicado" do professor Emir Sader "sobre a Casa de Rui Barbosa":

Consultado sobre a possibilidade de assumir a direção da Fundação Casa de Rui Barbosa, elaborei proposta, expressa no texto “O trabalho intelectual no Brasil de hoje”. No documento proponho que, além das suas funções tradicionais, a Casa passasse a ser um espaço de debate pluralista sobre temas do Brasil contemporâneo, um déficit claro no plano intelectual atual.

Entidades reforçam frente parlamentar

Reproduzo artigo de Jacson Segundo, publicado no Observatório do Direito à Comunicação:

Depois de reuniões entre parlamentares, chegou a vez da sociedade se envolver na proposta de criação da Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e o Direito à Comunicação. Nesta terça-feira (1º), 14 organizações sociais da área se reuniram com oito deputados para pensar formas de efetivar a criação da Frente e também discutir o seu papel.

Brasília, a capital wi-fi

Reproduzo artigo de Venício A. de Lima, publicado no Observatório da Imprensa:

Há poucas semanas, neste Observatório, defendendo o cumprimento do artigo 261 da Lei Orgânica do Distrito Federal que manda instalar o Conselho de Comunicação Social, escrevi que as condições históricas estavam dadas para Brasília resgatar sua vocação de ousadia criativa e ser, mais uma vez, pioneira no país (ver "Sopro de ar puro no DF").