quinta-feira, 28 de abril de 2011

Paulo Bernardo descarta agência reguladora

Reproduzo matéria de André Barrocal, publicada no sítio Carta Maior:

O Ministério das Comunicações exibe hoje um caráter estratégico que não possuía na gestão Lula, que preferiu comprar brigas em áreas diferentes e incluía a pasta em negociações com partidos aliados em troca de apoio político. O ministro atual, Paulo Bernardo, é escolha direta da presidenta Dilma Rousseff, que optou por usar outras pastas para segurar aliados. Ele tem respaldo dela para tocar com prioridade três pautas tidas como fundamentais pelo governo: massificação da banda larga, inclusão digital e marco regulatório da radiodifusão.

Globo completa 46 anos com o pior Ibope

Reproduzo matéria publicada no portal R7:

Nesta terça-feira (26), quando completou 46 anos de existência, a Globo recebeu de presente uma notícia nada agradável. Dados apontaram que a emissora teve somente 16,2 pontos de média de audiência do início do ano até agora, entre 7h e 0h na Grande São Paulo. Esse resultado está 0,3 ponto abaixo da média registrada ao longo de todo o ano de 2010 e é o mais baixo registrado pela emissora do Jardim Botânico, desde sua fundação.

Verissimo e a revolta da classe média

Reproduzo crônica de Luis Fernando Verissimo, publicada no jornal O Estado de S.Paulo:

Diálogo urbano, no meio de um engarrafamento. Carro a carro.

- É nisso que deu, oito anos de governo Lula. Este caos. Todo o mundo com carro, e todos os carros na rua ao mesmo tempo. Não tem mais hora de pique, agora é pique o dia inteiro. Foram criar a tal nova classe média e o resultado está aí: ninguém consegue mais se mexer. E não é só o trânsito. As lojas estão cheias. Há filas para comprar em toda parte. E vá tentar viajar de avião. Até para o exterior - tudo lotado. Um inferno. Será que não previram isto? Será que ninguém se deu conta dos efeitos que uma distribuição de renda irresponsável teria sobre a

Serra e Kassab racham elites paulistas

Reproduzo artigo de Maria Inês Nassif, publicado no blog de Luis Nassif:

O curioso do desmantelamento das estruturas partidárias do establishment político paulista é que os rachas que se sucedem são um quase reconhecimento de que os partidos foram muito menos efetivos, em termos de construção e consolidação de uma hegemonia ideológica, do que propriamente os instrumentos não partidários de elaboração de cultura e convencimento, como os órgãos de imprensa.

Demos esnobam sedução de FHC

Por Altamiro Borges

Diante da “revoada nas oposições” – conforme lamentou recente editorial da Folha –, o ex-presidente FHC resolveu defender, pela primeira vez, a fusão do PSDB com os demos. Em debate com os golpistas da Venezuela, na terça-feira (26), ele revelou que o “seu partido discute com o DEM a hipótese da fusão”, informa Josias de Souza, articulista bem alinhado aos tucanos.

“Casamento real” e os súditos da mídia

Por Altamiro Borges

A busca por audiência não deve ser a única justificativa para a overdose midiática na cobertura do “Casamento Real”. Revistonas dão capas melosas para a união do príncipe William com a “plebéia” Kate. Jornalões gastam papel com fofocas e futricas. O pior, porém, ocorre nas emissoras de televisão – em todas elas, sem exceção. Blocos e blocos nos telejornais para divulgar banalidades.

Lula cutuca "namorico" da mídia com Dilma

Reproduzo matéria de Leticia Cruz, publicada na Rede Brasil Atual:

Na abertura do 8º Congresso da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM-CUT), nesta quarta-feira (27), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve o primeiro reencontro com o movimento sindical desde que deixou o cargo. Em seu discurso, ele disse que setores da imprensa estão de "namorico" com o governo da presidenta Dilma Rousseff para tentar criar divergências entre ele e sua sucessora.

O ódio da mídia peruana contra Humala

Foto: Ernesto Benavides/AFP
Reproduzo artigo de Abner Barrera, publicado na Revista Fórum:

Logo após o triunfo eleitoral, em 10 de abril, de Ollanta Humala, candidato da coligação Gana Peru, a imprensa oligárquica de Lima começou a alardear em suas colunas muito ressentimento e ódio contra o povo peruano, chamando-o de ignorante, tonto e anti-moderno, por ter votado no candidato nacionalista que é apoiado por importantes movimentos sociais e políticos da esquerda peruana.

Carta dos blogueiros progressistas de SP

Reproduzo documento aprovado no final do primeiro encontro de blogueiros de São Paulo:

Nos dias 15, 16 e 17 de Abril de 2011, cidadãos e cidadãs de diversas partes do Estado e do país se reuniram na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo para fomentar o debate acerca dos caminhos da blogosfera.