quinta-feira, 5 de maio de 2011

José de Abreu e a crise na Cultura

Reproduzo matéria de Anselmo Massad, publicada na Rede Brasil Atual:

O ator e ativista da cultura José de Abreu defende a substituição da ministra da Cultura Ana de Hollanda. Ele critica a gestão mantida há quatro meses na pasta, desde o início do governo Dilma Rousseff, por considerar que a condução dos debates rompe com a "continuidade aprovada nas urnas" com a gestão anterior, de Juca Ferreira, durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

Silvio Santos e a novela do SBT

Reproduzo artigo de Izaías Almada, publicado no blog Escrevinhador:

Quando ouvi dizer que o canal de televisão do senhor Sílvio Santos iria produzir uma telenovela sobre o golpe de 1964, fiquei logo curioso. O SBT?!!! Seria contra ou a favor do golpe? Ou, antes, pelo contrário? A ideia era interessante, mas conhecendo a televisão brasileira… Tinha eu que vencer o preconceito. Afinal, pensei, na pior das hipóteses existiria a possibilidade das novas gerações conhecerem um pouco sobre a nossa ditadura mais recente.

Barack Obama: um Nobel sem escrúpulos

Reproduzo artigo de Atilio Boron, publicado em seu blog:

A notícia do assassinato de Osama Bin Laden oferece um sinal a mais dentre os muitos que ilustram a profunda crise moral da “civilização ocidental e cristã” que os Estados Unidos dizem representar. Para além da rejeição que nos provocava o personagem e seus métodos de luta, a natureza da operação levada a cabo pelos seals da Armada dos Estados Unidos é um ato de inqualificável barbárie perpetrado sob as ordens diretas de um personagem que com suas condutas cotidianas desonra a atribuição que lhe outorgou o Parlamento norueguês ao consagrá-lo como Prêmio Nobel da Paz do ano de 2009.

Altercom elege nova diretoria

Reprodo matéria de Adriana Delorenzo, publicada no sítio da Revista Fórum:

Diante de um setor repleto de monopólios, as pequenas empresas de comunicação enfrentam diversos desafios para garantir a sua sobrevivência. Com o objetivo de unir os grupos para encontrar soluções conjuntas e ganhar força, nasceu a Associação Brasileira de Empresas e Empreendedores da Comunicação (Altercom). No último sábado, 30, comunicadores, representantes de vários segmentos, como publicidade, rádio, assessoria de imprensa, produtora, televisão e revista, elegeram a nova diretoria executiva da Associação.

A ideia de criar uma entidade que representasse o segmento surgiu nos debates da 1ª Conferência de Comunicação, em dezembro de 2009. Na ocasião, um grupo de empresários, que assumem as bandeiras da sociedade civil, conseguiu garantir 20 vagas de delegados na cota dos empresários. Sem essa articulação, as vagas seriam preenchidas somente por grandes empresas.

Após um ano de fundação, os participantes da entidade e diretores avaliam que o balanço foi positivo. “A Altercom é uma necessidade. Estamos no meio de grupos monopolistas, se os pequenos não se juntarem eles serão engolidos”, disse Altamiro Borges, presidente do Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé. “Não é fácil fundar uma entidade, mas a Altercom já conseguiu uma representatividade, num setor que sempre foi disperso.”

A Altercom foi uma das organizadoras do 1º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas e esteve representada no lançamento da Frente Parlamentar por Liberdade de Expressão e Direito à Comunicação, na Câmara, entre outras atividades em prol da democratização da mídia.

Existir legalmente, para Joaquim Palhares, da Carta Maior e ex-presidente da Associação, é uma das principais vitórias desse primeiro ano. Palhares lembrou que a diretoria concorda com todas as posições da sociedade civil, mas fundar uma associação empresarial era uma necessidade. Entre as questões que a entidade pretende atuar é em relação ao financiamento. “Se não resolvermos, muitos não estarão mais aqui.”

A nova diretoria executiva pretende defender linhas de financiamento especiais para o setor no BNDES. Renato Rovai, editor da Revista Fórum e recém-eleito presidente da Altercom, destacou outras metas, como a nacionalização da entidade. “Espero nesses dois anos continuar a construção desse processo organizativo da Associação, descentralizar ao máximo possível a representação e inseri-la no contexto nacional”, afirmou.

Justiça mantém censura a blogueiro do PR

O juiz Austregésilo Trevisan, da 17ª Vara Cível de Curitiba, a pedido do governador Beto Richa (PSDB), decidiu manter ontem (4) a censura ao jornalista Esmael Morais, proprietário do “Blog do Esmael” (http://esmaelmorais.com.br).

Fora do ar há 28 dias, o “Blog do Esmael” é uma das principais páginas no Paraná especializada em política e cidadania. Esmael Morais informa que seus advogados vão recorrer ao Tribunal de Justiça nas próximas horas.

O blogueiro é alvo de uma ação por danos morais em virtude de postagens que fez denunciando o uso de caixa 2 pelo tucano nas eleições de 2008, quando foi reeleito prefeito de Curitiba. Richa alega ter sofrido “abalo emocional” com as críticas recebidas pelo site.

Além de destacar o caixa 2 tucano, o blog vinha criticando o nepotismo no governo do estado e o aluguel de helicópteros, sem licitação, no valor de R$ 2 milhões pelo período de três meses.

“É um absurdo que minha página pessoal esteja censurada. É caso único no país, um atentado à liberdade de expressão em pleno Estado de Direito Democrático”.

O blogueiro censurado nega que tenha ofendido pessoalmente o governador Beto Richa. “Eu nunca me interessei por questões pessoais de ninguém. O meu blog sempre discutiu e vai continuar discutindo política, políticas públicas e cidadania”, afirma.

Morais garante que está sendo vítima de uma implacável perseguição política promovida pelo governador paranaense. “O que eu publiquei os demais órgãos de imprensa também publicaram fartamente”, ressalta.

Por solicitação de Richa, o “Blog do Esmael” já foi retirado do ar quatro vezes pela Justiça. “Atrás da máscara de bom moço, está um governador rancoroso e autoritário que não suporta o exercício do contraditório”, critica.

Nas eleições de 2010, Beto Richa censurou pesquisas de opinião realizadas por institutos nacionais como Datafolha, Vox Populi e Ibope. Também investiu contra reportagens em revistas, jornais e portais de notícias.

E aí, Jobim, vai responder a Bolsonaro?

Reproduzo matéria de Brizola Neto, publicada no blog Tijolaço:

À medida em que vai se tornando iminente a votação do projeto que institui a Comissão da Verdade, as reações da direita feroz vão se tornar mais agudas, porque sabem que será exposto à nação o conjunto de monstruosidades que se praticou nos porões da ditadura.

A luta das palavras (e pelas palavras)

Reproduzo artigo de Marco Aurélio Weissheimer, publicado no blog RS Urgente:

Há uma luta das palavras sendo travada diariamente e ela é tanto mais acirrada e importante quanto mais crítico e grave for o momento. Nestas situações, as palavras são escolhidas cuidadosamente, como um general escolhe suas armas e estratégias para o campo de batalha. Essas escolhas podem ser descuidadas, displicentes ou obscuras, mas jamais são inocentes. Elas revelam nosso lugar e nossa visão do mundo.

A grande imprensa e o preço do silêncio

Reproduzo artigo de Enio Squeff, publicado no sítio Carta Maior:

A sugestão implícita de Balzac, no seu "Ilusões Perdidas", de que a profissão mais antiga do mundo, pode não ser necessariamente a prostituição, dá-se num contexto em que ele fala do jornalismo. Na época, o jornalismo era uma novidade. O escritor insistia em que se a imprensa não existisse - literalmente, para bem da sociedade, "não" deveria ter sido inventada. Mas já que fazia parte do repertório do seu mundo - que se fizesse presente com tudo de ruim que pudesse acarretar.

Osama Bin Laden e o Jornal Nacional

Reproduzo desabafo de Daniel Welton, publicado no sítio da Adital:

Começo me apresentando: Sou brasileiro, cidadão, bancário e psicólogo da cidade de Fortaleza-CE. Não tenho costume de escrever sobre política, nem fatos públicos e pra ser honesto sobre quase coisa nenhuma mas hoje não pude me conter. Espero que possam ler até o fim...

Ironia da história: “fim da raça” do DEM

Por Altamiro Borges

Como já era esperado, o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, anunciou nesta semana que deixará o DEM para se filiar ao PSD de Gilberto Kassab. O ato oficial de ingresso ocorrerá nas duas próximas semanas e Colombo presidirá a nova legenda no estado. Junto com ele, três deputados federais e seis estaduais de Santa Catarina também abandonarão o partido.

Internet cresce 13,9% e chega a 43,2 mi

Reproduzo matéria publicada no Blog do Planalto:

O total de usuários ativos de internet chegou a 43,2 milhões em março de 2011, o que significou uma evolução de 4,4% na comparação com o mês anterior, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) divulgada nesta quarta-feira (4/5). Em relação aos 37,9 milhões de usuários ativos de março de 2010, o aumento foi de 13,9%.

A agenda silenciosa de Dilma Rousseff

Reproduzo artigo de André Barrocal, publicado no sítio Carta Maior:

O principal assunto dos cem primeiros dias da gestão Dilma Rousseff, a consumir a energia presidencial, foi o combate da inflação. A pressão sobre os preços é anterior à posse de Dilma e, na avaliação do Palácio do Planalto, parece sob controle, graças a uma combinação de ações do Ministério da Fazenda e do Banco Central. Com isso, aos poucos, o governo começará a impor sua própria agenda. Foi o que fez ao lançar, dia 28 de abril, programa para incentivar o ensino em escolas técnicas, o Pronatec. Em maio, anunciará plano contra a pobreza, principal bandeira da atual administração.