quinta-feira, 19 de maio de 2011

Cantanhêde atiça a “massa cheirosa”

Foto: Wilson Dias-ABr
Por Altamiro Borges

Eliane Cantanhêde, uma das principais colunistas da FSP (Folha Serra Presidente), sempre teve “laços afetivos” com o alto tucanato. Durante a chamada crise do “mensalão do PT”, em 2005/2006, ela foi uma das vozes mais estridentes contra o presidente Lula. Já na campanha eleitoral do ano passado, ela mostrou todo o seu entusiasmo militante com a candidatura de José Serra ao estrelar um vídeo, toda faceira, no qual elogiava a “massa cheirosa” do PSDB.

Mídia democrática e limites da internet

Por Jaime Sautchuk, no sítio Vermelho:

A Internet é apontada, hoje, como a redenção, o alvorecer da era da verdadeira democratização da mídia, os meios de comunicação no mundo. Está mais do que claro, porém, que essa é mais uma ilusão, de tantas que a história nos guardou.

A pobreza infantil na América Latina

Por Camila Queiroz, no sítio da Adital:

Na América Latina e no Caribe, 45% das crianças e adolescentes se encontram em situação de pobreza infantil, o que totaliza quase 81 milhões de menores de 18 anos. A conclusão é do estudo Pobreza infantil na América Latina e Caribe, realizado pela Comissão Econômica da América Latina e do Caribe (Cepal) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), tomando por base o período 2008-2009.

Encontro dos blogueiros do Alto Tietê

Estão abertas as inscrições para o I Encontro de Blogueiros e Redes Sociais do Alto Tietê. O evento, que acontecerá no dia 4 de junho no Espaço Cultural Taiguara, em Poá, tem como objetivo promover a discussão sobre a internet e o papel dos blogs na tarefa de democratizar a comunicação. O Encontro é aberto a blogueiros, twitteiros, usuários de redes sociais da internet e internautas em geral, interessados no debate sobre a democratização da comunicação.

PIG lamenta oposição “meia-bomba”

Por Esmael Morais:

O Partido da Imprensa Golpista (PiG) decidiu tomar o lugar das legendas de oposição ao governo Dilma Rousseff. Os principais jornais criticaram nesta semana os dirigentes maiores do PSDB – Aécio Neves e José Serra -- porque eles não estariam cumprindo seu papel de algozes de Antonio Palocci, diante da denúncia envolvendo a evolução patrimonial do ministro-chefe da Casa Civil.

Blogueiros do ES organizam encontro

Da página dos blogueiros do Espírito Santo:

Gilney Viana, coordenador do Projeto de Direito à Memória e à Verdade, do Gabinete da Presidência da República, Secretaria Nacional de Direitos Humanos, estará presente à abertura do Encontro de Blogueiros e Mídias Sociais do Espírito Santo, no dia 3 de junho próximo.

Preconceito descortina país pouco cordial

Por Marcelo Semer, no blog Sem Juízo:

Homofobia, xenofobia, sexismo. Ojeriza ao pobre e um renascido antissemitismo.

Houve de tudo um pouco no cardápio tétrico dessa última semana de nenhum orgulho e muito preconceito.

Cultura: mercadoria ou bem comum?

Por Emir Sader, no sítio Carta Maior:

Todo o programa neoliberal, assim como o diagnóstico que levou a ele, pode ser sintetizado em um ponto: desregulamentar. O diagnóstico de por que a economia tinha parado de crescer, depois do ciclo mais longo de expansão capitalista no segundo pos-guerra, se centrou no suposto excesso de regulamentação. O capital se sentiria inibido para investir, por estar cerceado por excesso de normas, leis, políticas, que bloqueariam a “livre circulação do capital”.