segunda-feira, 27 de junho de 2011

A rica experiência da TV Al Jazeera

Entrevista com Bia Barbosa, no blog Fazendo Média:

Surpreende o fato de que um Estado árabe, monárquico, teocrático e ultra-conservador é o responsável pela maior experiência mundial de TV voltada para o interesse público. Estamos falando da Al Jazeera, emissora estatal do Qatar, um pequeno e rico país do Oriente Médio. E quem nos conta detalhes sobre este projeto raro de jornalismo sério e independente é a jornalista Bia Barbosa, que passou um mês na redação de um dos canais da emissora.

Boff e a crise terminal do capitalismo

Por Leonardo Boff, no sítio da Adital:

Tenho sustentado que a crise atual do capitalismo é mais que conjuntural e estrutural. É terminal. Chegou ao fim o gênio do capitalismo de sempre adaptar-se a qualquer circunstância. Estou consciente de que são poucos que representam esta tese. No entanto, duas razões me levam a esta interpretação.

Cantanhêde e os “hackers cheirosos”

Por Brizola Neto, no blog Tijolaço:

No vale-tudo para atacar o governo brasileiro, hoje a D. Eliane “Massa Cheirosa” Cantanhêde se superou, com seu artigo “Hackers pela Ética”, tranformando um grupo anárquico, que buscava, confessadamente, a notoriedade que a mídia lhes deu e não parecia interessado em revelações de interesse social, mas em divulgar CPF, listas de e-mail e em “derrubar” sites oficiais.

Filho de repórter da Globo não é de FHC

Por Altamiro Borges

Durante longos anos, a mídia demotucana simplesmente escondeu o caso extraconjugal do ex-presidente FHC com a repórter da TV Globo Miriam Dutra. A jornalista inclusive desapareceu das telinhas da poderosa emissora. Num furo de reportagem, a revista Caros Amigos foi a única que desnudou o episódio, tão constrangedor para os neoliberais metidos a moralistas. A bombástica revelação, porém, não teve qualquer repercussão na chamada grande imprensa.