sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Estudantes chilenos ocupam TV de Piñera

Por Altamiro Borges

Na onda de protesto que sacode o Chile, iniciada em 6 de junho, os estudantes decidiram ontem (4) repudiar um dos símbolos da opressão no país. Eles ocuparam uma emissora de televisão da família do presidente Sebastián Piñera. Após a violenta repressão policial nas ruas de Santiago, os jovens tomaram a sede da TV Chilevisión para denunciar a prisão de mais de 500 manifestantes.

A mídia chora pela queda de Jobim

Por Altamiro Borges

A mídia demotucana está consternada, abatida, com a queda de Nelson Jobim. Ele não era só o homem de confiança da direita, o padrinho de casamento e eleitor de José Serra e o confidente do serviço diplomático dos EUA – conforme recentes revelações do Wikileaks. Era também o queridinho da mídia, o mais competente ministro da Defesa que o Brasil já teve na sua história.

O puxa-saquismo beira o ridículo e está estampado em todos os jornalões. A Folha chega a publicar um editorial bajulando Jobim. Afirma que ele cometeu apenas “três deslizes verbais”, que não negam a sua “notável habilidade em uma bem-sucedida carreira”. Ela até reconhece que o ex-ministro “passou dos limites e se tornou vítima dos próprios excessos”. No restante, é pura babação.

As páginas sujas da revista Época

Por Renato Rabelo, no sítio do PCdoB:

A revista Época, em sua última edição – número 689, de 1º de agosto –, publicou um ataque sórdido ao PCdoB por meio de um texto que envergonha o jornalismo que merece esse nome. Sem provas, nem indícios, e sem ouvir o PCdoB – regras éticas básicas do jornalismo –, afirma que o dinheiro proveniente de uma suposta extorsão contra a advogada Vanuza Sampaio, no âmbito da Agência Nacional do Petróleo (ANP), “era para o PCdoB”.

Obama assina sentença de morte política

Por José Dirceu, em seu blog:

É evidente que a situação americana é complexa e não haverá saída fácil. Mas, também, é óbvio que o acordo assinado pelo presidente Barack Obama sobre o aumento do teto de endividamento do país é sua sentença de morte política, já que enterra todo o seu plano de governo. E justo agora quando ele já anunciou sua candidatura à reeleição e se prepara para disputá-la em 2012.

Parlamento aprova reformas em Cuba

Do jornal Brasil de Fato:

O Parlamento cubano aprovou na segunda-feira (01) uma série de reformas econômicas propostas pelo Partido Comunista Cubano (PCC). O objetivo, de acordo com o jornal cubano Granma, é reduzir as restrições à vida pessoal dos cidadãos e impulsionar a economia da ilha.

Intitulado "Os lineamentos da Política Econômica e Social da Revolução", o projeto de reformas começou a ser discutido em abril deste ano, durante o 6º Congresso do Partido Comunista Cubano. Entretanto, o lançamento oficial das reformas teria que ser feito pelo Parlamento. Para isso, durante quatro dias, 400 deputados, em 12 comissões, analisaram os relatórios econômicos setoriais elaborados durante o congresso.

A crise européia e o "calote" da mídia

Por Paulo Kliass, no sítio Carta Maior:

A profunda crise por que passa a chamada zona do euro pode ser analisada sob diversas perspectivas. Mas chama a atenção um aspecto particular: a baixa sincronia existente entre os elementos político-institucional e econômico-financeiro no processo de construção da União Européia (UE).

O bloco de países mais industrializados que tomaram tal iniciativa, liderados pela França e Alemanha, desde o início perceberam a necessidade de ampliar o espaço geográfico e econômico do mercado comum. E assim foram integrados, na década de 80, a Grécia, a Espanha e Portugal.

Murdoch e os mercenários da imprensa

Por John Pilger, no sítio português O Diário:

Em Scoop, a brilhante sátira à imprensa de Evelyn Waugh, temos o momento em que Lorde Cooper, dono do Daily Beast, se encontra com o seu novo correspondente de guerra, William Boot, que é na verdade uma autoridade em flores silvestres e no canto dos pássaros. Este mostra-se confuso quando é conduzido à presença de Lorde Cooper por Mr. Salter, o correspondente estrangeiro do jornal.

“Mr. Boot está pronto para a sua viagem?”

“Até certo ponto, Lord Cooper.”

D'Urso, o pré-candidato do "Cansei"

Por Helena Sthephanowitz, na Rede Brasil Atual:

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo, Luiz Flávio Borges D'Urso, será lançado pré-candidato a prefeito de São Paulo pelo PTB. O evento, programado para a Assembleia Legislativa de São Paulo neste sábado, também marca a filiação de D'Urso ao partido.

Sai Jobim, entra Amorim. Dilma ganhou!

Por Rodrigo Vianna, no blog Escrevinhador:

O Jobim pode ser arrogante. O Jobim pode ser oportunista. O Jobim pode ser uma espécie de Fouché brasileiro, na sua capacidade de servir a tucanos e petistas ao sabor das conveniências.

O Jobim, além de tudo, maltrata um dos nobres sobrenomes brasileiros. Jobim é nome de maestro, nome de poeta. Não deveria ser nome de minsitro fanfarrão.

Mais um palpite infeliz do FMI

Por Umberto Martins, no sítio Vermelho:

O Fundo Monetário Internacional (FMI) voltou a advertir, em relatório publicado nesta quarta-feira, 4, que há sinais de superaquecimento na economia brasileira e pediu que o governo continue a adotar medidas para enfrentar pressões como a ameaça de inflação e o excesso de crédito.

É um “alerta” que se soma à voz das forças conservadoras que conspiram contra o desenvolvimento nacional. Os sinais que estão sendo emitidos pela economia indicam outra coisa. Em junho, a produção industrial caiu 1,6% e o Dieese captou uma ligeira elevação da taxa de desemprego em sete regiões metropolitanas, de 10,9% para 11%, com a destruição de mais de 50 mil postos de trabalho no setor.

Violência no Chile não é manchete no Brasil

Por Victor Farinelli, no sítio Opera Mundi:

O conflito entre o governo chileno e os estudantes por mudanças no modelo educacional do país viveu seu episódio mais violento no mesmo dia em que o principal instituto de pesquisas do Chile apontou que a popularidade do presidente Sebastián chegou a 26%, a menor já registrada desde o fim da ditadura, e ao mesmo tempo, que a população apoia as reivindicações estudantis.