quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Dilma apura e pune! Anastasia, abafa!

Do blog Minas Sem Censura:

Nesta semana, a Polícia Federal – PF -, subordinada ao Ministério da Justiça que, por sua vez, é subordinado à presidência da República, deflagrou uma operação de prisão de suspeitos de desvios no Ministério do Turismo.

Antes, houve aquilo que a própria imprensa comercial, perplexa, chamou de “faxina no DNIT”.

Ou seja: há denúncia? Apure-se. Doa em quem doer. Havendo culpa, há punição.

Facebook dá cadeia em Londres, não em Cuba

Por Iroel Sánchez, no blog cubano La Pupila Insomne:

O portal elmundo.es informa que entre os mais de 500 presos, desde o começo da violência no bairro londrino Tottenham, há uma criança de apenas 11 anos de idade e que quatro adolescentes também foram detidos por estimular as revoltas através do Facebook.

A crise mundial do capitalismo e o Brasil

Editorial do jornal Brasil de Fato:

As informações que chegam todos os dias do hemisfério norte revelam que a crise do capitalismo que emergiu em 2008 não só não se debelou como continua se agravando cada vez mais. Ao contrário do que os jornalistas burgueses pregaram nos últimos dois anos, que o capital daria a volta por cima. Esses jornalistas são bem pagos para mentir e fazer análises sem nenhuma base com a realidade. Mas não têm o direito nem o mérito de fazer a economia de fato funcionar, mesmo como querem os capitalistas.

Terrorismo dos EUA ameaça a humanidade

Por Miguel Urbano Rodrigues

A humanidade enfrenta a mais grave crise de civilização da sua história. Ela difere de outras, anteriores, por ser global, afetando a totalidade do planeta. É uma crise política, social, militar, financeira, econômica energética, ambiental, cultural.

A caça às bruxas na Rede Globo

Por Marco Aurélio Mello, em blog DoLaDoDeLá:

Uma fonte na TV Globo conta que desde sexta-feira começou uma caça às bruxas na emissora. Eles querem saber quem foi que vazou para o Rodrigo Vianna o plano de desqualificar o novo ministro da defesa, Celso Amorim. Como era sigiloso e envolveu não mais do que 20 profissionais de três capitais, eles consideram que fazer o mapeamento e achar o "traidor" é questão de tempo.

O raio do absurdo e a rádio comunitária

Por Clementino Lopes:

O envio de sinal de uma rádio comunitária apenas a um quilômetro de raio é um dos maiores absurdos anunciados. O pior é quando essa regra parte do Ministério das Comunicações.

Rádios comunitárias situadas em municípios próximos (10 km, por exemplo) simplesmente não são ouvidas em suas comunidades, apesar dos 25 watts de potência em seu transmissor, se operarem na mesma frequência.

Chomsky e a decadência dos EUA

Por Noam Chomsky, no sítio Carta Maior:

É um tema comum que os Estados Unidos, que há apenas alguns anos era visto como um colosso que percorreria o mundo com um poder sem paralelo e um atrativo sem igual (...) estão em decadência, enfrentando atualmente a perspectiva de uma deterioração definitiva, assinala Giacomo Chiozza, no número atual de Political Science Quaterly.

Globo estréia "princípios" humorísticos



Postado por Enio Barroso, no blog PTrem das Treze.

EUA, Europa e a hora da economia real

Por Mauro Santayana, em seu blog:

A crise no Ocidente, com suas conseqüências para a bolsa no Brasil, não se origina apenas do fato – lição que deveria ser aprendida de uma vez por todas pelos brasileiros que adoram se abaixar para a Europa e os Estados Unidos - de que os países ditos “desenvolvidos” não são, na verdade, tão avançados assim.

Amorim dá um baile na Cantanhêde

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Vou lhe repassar uma pergunta que me foi feita por um oficial: e se fosse um general mandando no Itamaraty, os diplomatas iriam gostar?

Globo não vai falar da espionagem tucana?

Por Antônio Mello, em seu blog:

Sei que pode ficar pouco espaço no jornalismo global, caso eles cumpram o novo código. Vão gastar mais tempo corrigindo erros que produzindo novas reportagens. Mesmo assim é pouco. É preciso abrir a pauta.

Bancos roubam US$ 16 trilhões nos EUA

Por Altamiro Borges

Nas últimas semanas, a mídia rentista tem dado ampla cobertura à grave crise econômica nos EUA. Ela até alardeou que o império decadente poderia dar calote da dívida; também noticiou seu “rebaixamento” no ranking mundial. O que ela não explica, porém, é quem são os culpados pelo agravamento da crise. Adepta das teses neoliberais, ela evita criticar o onipotente “deus-mercado”.

Serra vai dar consultoria. Para quem?

Por Altamiro Borges

Segundo o jornal Estadão, o tucano José Serra, que levou uma surra nas eleições presidenciais de 2010 e ainda foi escanteado no interior do próprio PSDB, ingressou na iniciativa privada. Ele virou empresário. A Apecs (Consultoria e Assessoria em Gestão Empresarial) foi registrada na Junta Comercial de São Paulo há quatro meses, mas só agora o novo empreendimento tornou-se público.

A sociedade parece anestesiada nos EUA

Por Heloisa Villela, de Washington, no blog Viomundo:

Até quando?

É a pergunta que não me sai da cabeça. Existe um ponto a partir do qual tudo vai pelos ares?

O povo toma as ruas, grita, cobra… Londres está pegando fogo. Em Israel, muita gente partiu para o acampamento nas ruas e praças do pais. E aqui nos Estados Unidos, para uma parcela cada vez maior da população, motivo também não falta para exigir mudança. Mas as ruas continuam silenciosas. Verdadeiros túmulos.

JN atropela Código de Ética da Globo

Por Luis Nassif, em seu blog:

Na chamada das 17hs00 do Jornal Nacional, Fátima Bernardes anunciou que uma das prisões da Polícia Federal – na operação sobre o Ministério do Turismo – seria de Clarice Coppeti.

Protestos reúnem 400 mil no Chile

Por Victor Farinelli, de Santiago, no Opera Mundi:

Após três marchas não-autorizadas que terminaram em violentos confrontos entre estudantes e policiais, o Chile viveu novamente, nesta terça-feira (09/08), uma manifestação, dessa vez com respaldo das autoridades.

Os impactos da crise mundial no Brasil

Por Nicolau Soares, na Rede Brasil Atual:

Os efeitos da crise dos Estados Unidos e da Europa sobre a "vida real" no Brasil ainda são incertos. Segundo o diretor-técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Clemente Ganz Lúcio, as medidas adotadas pelo governo federal para controlar o fluxo de capitais e para estimular a indústria vão na direção correta. Ele reconhece que é necessário ainda promover ações de controle de gastos públicos, sem redução de investimentos, e aumento da arrecadação, com incentivo à formalização da economia.

A vida desmente “princípios" da Globo

Editorial do sítio Vermelho:

No momento em que o programa Fantástico divulgava os “Princípios Editoriais das Organizações Globo”, que consistem num conjunto de regras para a prática do jornalismo nas redações sob o comando da família Marinho (entre elas noticiários de TV, o jornal O Globo e a revista Época), o jornalista Rodrigo Vianna fazia uma denúncia extremamente grave que compromete a qualidade e a ética do jornalismo praticado na TV Globo.