sábado, 15 de outubro de 2011

Quais os objetivos da revista Veja?

Fachada da academia This way Fitness, em Sobradinho, de propriedade do soldado da PM João Dias. Correio Braziliense 01-4-2010
Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Após a última matéria antigoverno Dilma da Veja, agora contra o ministro Orlando Silva, o portal da revista noticia que fontes da Fifa que a matéria não identifica estariam se dizendo “preocupadas” com as denúncias em um momento em que uma delegação brasileira chega à Europa para tratar com a mesma Fifa detalhes da Copa de 2014.

Ministro aciona a Polícia Federal

Casa de João Dias avaliada em R$ 2 milhões. Foto: MARCELO FERRERIA/CB/D.A PRESS
Do sítio de Ministério do Esporte:

O ministro do Esporte, Orlando Silva, pediu ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que a Polícia Federal investigue denúncias feitas pelo Sr. João Dias em entrevista à revista Veja. Orlando Silva espera com isso não deixar dúvidas sobre a falta absoluta de fundamentação das acusações feitas contra ele pelo entrevistado. “Tenho a certeza de que ficará claro de que tudo o que ele diz são calúnias”, diz o ministro do Esporte.

Veja não apura, enlameia honras

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

A revista Veja sai aos sábados. Com isso, garante seu principal objetivo “jornalístico”, que não é noticiar, mas “repercutir” nos jornais de domingo.

O que a revista tem contra o Ministro Orlando Silva é a declaração de um PM preso numa investigação sobre desvio de verbas, corroborada por um empregado seu.

Ministro do Esporte processará a Veja

Por Altamiro Borges

A revista Veja desembestou de vez. A cada semana ela aciona um de seus jagunços midiáticos para destruir reputações e produzir “reporcagens” com calúnias e difamações, sem qualquer consistência jornalística e sem ouvir as vítimas das agressões. A revista dá tiros para todos os lados, pouco se importando com sua credibilidade em declínio ou com a abertura de processos judiciais.

O capitalismo está condenado. E agora?

Por Sophie Shevardnadze, no sítio Outras Palavras:

A entrevista durou pouco mais de onze minutos, mas alimentará horas de debates em todo o mundo e certamente ajudará a enxergar melhor o período tormentoso que vivemos. Aos 81 anos, o sociólogo estadunidense Immanuel Wallerstein, acredita que o capitalismo chegou ao fim da linha: já não pode mais sobreviver como sistema. Mas – e aqui começam as provocações – o que surgirá em seu lugar pode ser melhor (mais igualitário e democrático) ou pior (mais polarizado e explorador) do que temos hoje em dia.

Indignados se mobilizam contra a crise

Do sítio Opera Mundi:

"Indignados" de todo o mundo saem às ruas de suas cidades neste sábado (15/10) para expressar sua fúria contra banqueiros, financistas e políticos, os principais acusados de arruinar a economia mundial e condenar milhões à pobreza e a dificuldades devido à sua ganância. Animados pelo movimento "Occupy Wall Street", que vem ganhando cada dia mais seguidores, manifestantes marcharão em várias partes do mundo, da Nova Zelândia ao Alasca, em cidades como Londres, Frankfurt, Roma e a própria Nova York.

15M: A luta por "democracia real já"

Por Natasha Pitts, no sítio da Adital:

O 15M, também conhecido como movimento dos indignados, ganhou as ruas e as manchetes dos jornais e TVs no início deste ano, em 15 de maio. Nascido na Espanha, surgiu como uma série de manifestações pacíficas em praças e parques nas principais cidades do país com o intuito de promover uma democracia mais participativa. A intensidade dos protestos foi tamanha que transpôs as barreiras geográficas e se espalhou por todo o planeta.

Rentistas comandam a mídia francesa

Por Marie Bénilde, no jornal Le Monde Diplomatique-Brasil:

Na próxima corrida às eleições presidenciais francesas, a imprensa escrita e sua ferramenta industrial correm o risco de dar trabalho às equipes de conselho políticas. Teria o Estado que acompanhar financeiramente a reestruturação dos jornais? Ao mesmo tempo que a direção do Le Figaro optou, em junho, por ceder o controle de sua gráfica de Tremblay-en-France ao grupo Riccobono, a do Le Monde anunciava a paralisação de duas rotativas ainda em funcionamento na gráfica de Ivry-sur-Seine. Louis Dreyfus, presidente do diretório do Le Monde, tem a intenção de deixar à imprensa cotidiana regional o cuidado de encontrar “uma solução para a impressão nas regiões”, a fim de assegurar as vendas à tarde no interior, em uma tentativa de conter uma perda anual de 3 milhões de euros.

Banda larga como direito da cidadania

A iniciativa do Comitê Gestor da Internet de realizar este I Fórum da Internet no Brasil é um importante marco por ampliar o envolvimento direto dos cidadãos e cidadãs na reflexão dos temas críticos que afetam a expansão e dinâmica de funcionamento da Internet no país. Sua primeira edição conseguiu garantir a diversidade regional e a representação dos diversos setores envolvidos no tema, preservando uma das principais características do CGI.br – sua composição multisetorial –, que o torna referência mundial para a governança da Internet. Antes mesmo do encerramento do Fórum, já é possível manifestar a expectativa de que ele se torne um evento anual.