terça-feira, 1 de novembro de 2011

As novas mídias e as lutas sociais

Por Pedro Carrano, no jornal Brasil de Fato:

Como definir a imensa variedade de pessoas envolvidas no que se convenciona chamar por “blogosfera”? Qual a sua presença no cenário político brasileiro e mundial? Qual o seu nível de enfrentamento contra a informação divulgada pela mídia corporativa? E, mais ainda, qual o real peso das chamadas novas mídias, ou mídias sociais, nos protestos que ganham o mundo e até o momento pedem por mais democracia?

Carta de Foz do Iguaçu (Espanhol)

Por Iroel Sánchez, no blog cubano La Pupila Insomne:

El Primer Encuentro Mundial de Blogueros, que acaba de concluir en Brasil, dio a conocer la “Carta de Foz de Iguazú” que recoge las prioridades consensuadas por los participantes y que incluye en uno de sus apartados un pronunciamiento “contra cualquier restricción en el acceso a Internet, como las interpuestas hoy por los EUA en su proceso de bloqueo a Cuba”:

*****

Ativismo na rede e o “mundo real”

Por Júlio César Carignano, no sítio Opera Mundi:

As batalhas travadas nas novas mídias devem ser apropriadas pelos movimentos sociais e populares, pois as grandes transformações são realizadas por meio da pressão nas ruas. Esse foi o consenso entre os debatedores dos painéis que abordaram experiências na América Latina durante o I Encontro Internacional de Blogueiros Progressistas em Foz do Iguaçu, Paraná.

Foz cria rede mundial de blogueiros

Por Adriana Delorenzo, na revista Fórum:

Blogueiros, “twiteiros”, “facebookeiros”, ativistas, militantes, jornalistas, estudantes e professores de comunicação estiveram presentes para debater as novas mídias em Foz de Iguaçu (PR). A cidade, que faz fronteira com Paraguai e Argentina, foi a sede do 1º Encontro Mundial de Blogueiros, que reuniu 468 participantes de 23 países e 17 estados brasileiros.