quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Mídia, política e novas tecnologias

Por Tiago C. Soares, no sítio da Fundação Perseu Abramo:

O papel dos blogs e das novas tecnologias de comunicação na mídia e na participação popular foram temas centrais do 1º Encontro Mundial de Blogueiros, que reuniu em Foz do Iguaçu, nos dias 27, 28 e 29 de outubro, ativistas, pesquisadores, jornalistas e representantes de partidos e dos movimentos sociais do Brasil e do exterior.

Velha mídia omite encontro de Foz

http://freeimagefinder.com
Por José Dirceu, no sítio do Jornal do Brasil:

É ilustrativo que o 1º Encontro Mundial dos Blogueiros, realizado em Foz do Iguaçu (PR), não tenha recebido da chamada grande imprensa o espaço e a atenção condizentes com sua importância. Significa que esses veículos ainda não compreendem muito bem o novo ambiente das comunicações, que deve ser cada vez mais partilhado com os representantes das novas mídias. E essa incompreensão tem levado ao distanciamento com a população.

Os próximos desafios da blogosfera



.

Um balanço do encontro de Foz

http://freeimagefinder.com
Por Altamiro Borges

O 1º Encontro Mundial de Blogueiros, realizado em Foz do Iguaçu (PR) nos dias 27, 28 e 29 de outubro, superou as expectativas mais otimistas. Entre os aspectos positivos, vale destacar a representatividade do evento, a rica troca de experiências, a aprovação de uma pauta que garante a unidade na diversidade deste movimento embrionário e a definição dos seus próximos passos.

Governo subsidia as poderosas teles

Por João Brant e Veridiana Alimonti, no Observatório do Direito à Comunicação:

O Governo Federal vai encaminhar ao Congresso a Medida Provisória que cria um regime especial para implantação de redes de telecomunicações no país até 2016. Em outras palavras, vai subsdiar com dinheiro público a compra de equipamentos e insumos necessários para a implantação de redes de fibra ótica. Em contrapartida, vai exigir que as empresas destinem parte de seus orçamentos para regiões fora do eixo Rio-São Paulo-Brasília, áreas mais lucrativas. Segundo o próprio governo, a isenção pode representar renúncias fiscais de R$ 1,2 bilhão por ano.

Intervozes e as polêmicas sobre a EBC

Do sítio do Intervozes:

O Intervozes - Coletivo Brasil de Comunicação Social se manifesta frente às declarações da jornalista Tereza Cruvinel (então diretora-presidenta da Empresa Brasil de Comunicação - EBC) e de informações veiculadas pela imprensa sobre o fim de sua gestão.

O "ar fresco" das redes sociais

Por Paulo Salvador, na Rede Brasil Atual:

O jornalista e videomaker canadense Jesse Freeston protagonizou uma das apresentações mais comentadas entre os participantes do Primeiro Internacional de Blogueiros, encerrado neste sábado (29), em Foz do Iguaçu (PR). O ativista pelos direitos humanos, que nos últimos tempos vem atuando em Honduras apresentou um vídeo de sua autoria em que retrata o país depois do golpe de estado que tirou o presidente eleito Manuel Zelaya do poder e o papel desempenhado pelas elites do país, tendo como fiel parceira parte da mídia nativa.

Cristina Kirchner e a mídia

Por Pedro Martins, no sítio Outras Palavras:

Com uma marca expressiva de 54% dos votos, Cristina Kirchner foi reeleita presidente da Argentina no dia 23 de outubro. O resultado percentual é o maior desde a redemocratização do país. Alem disso, é a primeira mulher da América Latina a ser escolhida duas vezes para governar um país.

Foz do Iguaçu e a era da blogosfera

http://freeimagefinder.com
Por Luis Nassif, em seu blog:

O 1o. Encontro Internacional dos Blogueiros, em Foz do Iguaçu, pode ser considerado um marco na história da blogosfera. Vieram blogueiros de mais de 15 países e alguns analistas de renome internacional.

Participei da mesa de abertura, ao lado do porta-voz do WikiLeaks Kristinn Hrafnsson e do criador do Le Monde Diplomatique Ignacio Ramonet.