domingo, 12 de fevereiro de 2012

Bombeiros expulsam a TV Globo



Por Altamiro Borges

Na manhã deste domingo (12), cerca de 200 bombeiros e familiares expulsaram uma equipe da TV Globo que fazia a cobertura de um protesto em Copacabana, no Rio de Janeiro. Revoltados com as manipulações da poderosa emissora, que criminaliza e demoniza qualquer luta dos trabalhadores, os manifestantes gritaram "Fora Globo" e comemoraram quando o veículo deixou o local.

Aécio ataca Cuba e esquece Minas

Por Altamiro Borges

Em sua coluna na Folha desta semana, Aécio Neves voltou a tratar de política externa, desta vez para demonizar Cuba. O senador tucano, famoso por sumir de Minas Gerais e curtir as suas “folgas” em Miami e Paris, tenta se cacifar como líder da direita nativa. O texto, uma cópia dos memorandos da CIA, objetiva fustigar a política externa soberana, ativa e altiva, iniciada no governo Lula.

Débora Falabella queimou seu filme

Por Altamiro Borges

A atriz global Débora Falabella, que já protagonizou belos filmes, como "Lisbela e o Prisioneiro" (2003) e "Primo Basílio" (2007), acaba de entrar numa fria. Ela estrelou o comercial de tevê do governo Antonio Anastasia (PSDB) sobre a educação em Minas Gerais. A peça publicitária é uma farsa grotesca. Apresenta o ensino mineiro como se fosse um paraíso para professores, pais e estudantes.

Novo escândalo do império Murdoch

Do sítio Carta Maior:

Cinco jornalistas do tablóide britânico "The Sun", do grupo News Corporation, de propriedade de Rupert Murdoch, foram presos na manhã deste sábado, juntamente com um policial, um militar e uma funcionária do Ministério da Defesa, acusados de envolvimento em um esquema de pagamento de subornos à polícia e a autoridades políticas do país em troca de informações privilegiadas.

Os chocantes números do aborto

Por José Dirceu, em seu blog:

Preocupantes, extremamente chocantes mesmo os dados sobre o aborto expostos no dia de sua posse pela nova ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SMP), Eleonora Menicucci.

"Só quero dizer que as mulheres morrem por aborto inseguro. É a 4ª causa de morte materna, e a 5ª causa no SUS", disse a ministra em entrevista coletiva publicada com estes dados hoje em O Globo.

Nova ministra, velhos tabus

Por Clara Roman, na CartaCapital:

Mal assumiu o cargo e a nova ministra da Secretaria de Política para Mulheres, Eleonora Menicucci, já foi colocada entre a cruz e a espada. De um lado, a gritaria de parte da opinião pública, representada sobretudo pela bancada religiosa do Congresso, que há anos trava a discussão sobre a descriminalização do aborto no País. De outro, a militância assídua de movimentos sociais que lutam no sentido oposto – e cobram avanços na discussão.

Aeroportos: uma mina de ouro

Editorial do sítio Vermelho:

A privatização de três dos maiores aeroportos brasileiros - Brasília, Cumbica (SP) e Viracopos (Campinas, SP) provocou assanhamento nos arraiais tucanos. E uma certa dor de cotovelo mal disfarçada.

O assanhamento: aquela decisão pode ser sinal de mudança de política, indicando que mais parcelas do patrimônio público poderão ser oferecidas ao grande capital nas condições altamente favoráveis dos financiamentos do BNDES, que serão pagos justamente com a renda obtida através da operação privatizada. Isto é: só nominalmente a “iniciativa privada” entra com recursos no negócio pois paga o investimento feito com a renda que obtiver na operação dos aeroportos.