sexta-feira, 9 de março de 2012

Mercados festejam o funeral da Grécia

Por Saul Leblon, no sítio Carta Maior:

Mercados e bolsas festejam o acordo fechado nesta 5ª feira entre a Grécia e os bancos credores, que concederam ao país um desconto médio de 50%, em troca de garantias e reformas que asseguram o pagamento do passivo restante.

A resposta da Comissão da Verdade

Por Marcelo Semer, no blog Sem Juízo:

Militares reformados causaram alvoroço na semana que passou ao lançar manifesto em que afrontam a presidenta Dilma Rousseff.

Ressentidos e receosos, reagem a declarações de ministras pelo estabelecimento da Comissão da Verdade e o esclarecimento dos abusos e violências dos anos de ditadura.

Demissões na Rádio e TV Cultura

Do sítio do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo:

No período de duas semanas 50 jornalistas foram dispensados da Rádio e TV Cultura. O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo protestou contra a medida e deve se reunir na próxima semana com o Departamento de Recursos Humanos.

Justiça aciona Google e Facebook

Do sítio Vermelho:

No Brasil, Ministério da Justiça pede explicação a Google sobre mudanças na política de privacidade; na Alemanha, sistema de busca de amigos no Facebook é considerado ilegal.

Nesta quinta-feira (8), a filial brasileira do Google recebeu uma notificação do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça para informar detalhes sobre as mudanças na política de privacidade do site. A empresa tem dez dias para prestar esclarecimentos.

Coca-Cola, Pepsi e os riscos à saúde

Imagem: RT
Por Renata Giraldi, na CartaCapital:

As empresas de refrigerante Coca-Cola e da Pepsi terão de alterar a composição do corante caramelo dos seus refrigerantes. A decisão foi baseada na legislação da Califórnia, nos Estados Unidos, que obriga as empresas a incluir essa informação nos rótulos das bebidas – essas substâncias cancerígenas.

Chantagem e os limites da tolerância

Por Izaías Almada, no blog Escrevinhador:

Muitos daqueles que gostam de encher a boca para falar em democracia, a que lhes satisfaz, é claro, pois há democracias para todos os gostos, curiosamente se calam diante de algumas atitudes e opiniões que lhes desagradam ou vão de encontro aos seus interesses.

Demóstenes, política e contravenção

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

Após subir à tribuna do Senado na terça-feira para explicar suas relações com o notório contraventor Carlinhos Cacheira, preso na semana passada pela Polícia Federal, Demóstenes Torres (DEM-GO) recebeu 44 apartes de seus colegas de vários partidos, todos se solidarizando com ele. Nenhum o questionou.

Mídia pressiona STF a votar o mensalão

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

O escândalo do mensalão do PT vem sendo qualificado por setores da imprensa ligados à oposição ao governo federal como “o maior escândalo de corrupção da história brasileira”, o que, em termos de volume de dinheiro supostamente malversado, é uma falácia.

Bancos pagam menos para as mulheres

Do jornal Brasil de Fato:

Mesmo tendo um nível escolar mais alto, mulheres que trabalham em bancos ganham em média 24,10% a menos do que os homens, conforme pesquisa realizada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Professores rumam para greve nacional

Por Vinicius Mansur, no sítio Carta Maior:

Os professores do Distrito Federal (DF) decidiram entrar em greve a partir do dia 12 de março. A decisão tomada nesta quinta (8) foi motivada pelo não cumprimento dos acordos assumidos em abril de 2011 pelo governo distrital, de acordo com o sindicato da categoria. Assim, o DF se junta a Piauí, Rondônia e Goiás, onde os professores da rede pública estadual já estão em greve.