sexta-feira, 30 de março de 2012

Morte e greve em Belo Monte

Por Altamiro Borges

A morte num acidente de trabalho do operário Francisco Orlando Rodrigo Lopes serviu como estopim para a greve dos cinco mil trabalhadores do Consórcio Construtor Belo Monte (CCBM), responsável pela terceira maior hidrelétrica do mundo. A paralisação foi deflagrada na quinta-feira (29). A saída dos ônibus de Altamira para o canteiro de obras de Vitória do Xingu foi bloqueada.

PSDB transforma USP em quartel

Por Altamiro Borges

O reitor João Grandino Rodas decidiu promover uma inusitada alteração na Universidade de São Paulo (USP). Conhecido por seus atos truculentos, o fascistóide substituirá um professor por três coronéis da Polícia Militar na chefia da segurança do campus. A decisão deve tensionar ainda mais ambiente acadêmico, que até hoje não se recuperou das últimas cenas de violência na USP.

Agripino também vai para o inferno?

Por Altamiro Borges

Depois de Demóstenes Torres, o falso moralista do DEM flagrado em negociatas com o mafioso Carlinhos Cachoeira, agora é a vez do senador José Agripino Maia, presidente nacional dos demos. O Ministério Público do Rio Grande do Norte acaba de enviar à Procuradoria-Geral da República (PGR) um pedido de investigação sobre a sua ligação com a máfia da inspeção veicular no Estado.

Nada de festa: 64 foi golpe!

Por Juliana Sada, no blog Escrevinhador:

Neste fim de semana completam-se 48 anos do golpe militar de 64. Diferentemente de outros anos, os militares já não falam sozinhos. E os ânimos estão exaltados. Militares reformados vieram a público deslegitimar o atual ministro da Defesa, Celso Amorim, e marcaram “festas” e atos para comemorar o golpe. Em declarações à imprensa, escancaram a verdadeira motivação: a insatisfação com a criação da Comissão da Verdade, que ainda não tem seus membros definidos e nem data para início de funcionamento.

PSDB exige demissão de jornalistas

Por Gabriel Bonis, na CartaCapital:

A demissão de dois profissionais da revista de História da Biblioteca Nacional semanas após a publicação de uma resenha favorável ao livro “A Privataria Tucana”, do jornalista Amaury Ribeiro Jr – fato que despertou a ira de parlamentares do PSDB, alvo de denúncias na obra – colocou o veículo no centro de uma polêmica sobre uma suposta intervenção do partido no caso. A demissão foi apontada na imprensa na coluna do jornalista Elio Gaspari, na Folha de S. Paulo, da quarta-feira 28.

Clube Militar: mais um grito contido

Por Jandira Feghali:

No dia 29 de março de 2012, um episódio chocou o Brasil e o mundo.

Como se não bastasse a falta de respeito de alguns setores militares para com a decisão do governo democrático brasileiro em proibição à comemoração de um dos episódios mais sombrios e vergonhosos do Brasil, a Polícia Militar do Rio de Janeiro respondeu à manifestação pacífica organizada por aqueles que desejam liberdade e verdade, com truculência e bestialidade.

Imagens da repressão no Clube Militar

Os caras-pintadas no Clube Militar

Por Hildegard Angel, em seu blog:

Foi um acaso. Eu passava hoje pela Rio Branco, prestes a pegar o Aterro, quando ouvi gritos e vi uma aglomeração do lado esquerdo da avenida. Pedi ao motorista para diminuir a marcha e percebi que eram os jovens estudantes caras-pintadas manifestando-se diante do Clube Militar, onde acontecia a anunciada reunião dos militares de pijama celebrando o "31 de Março" e contra a Comissão da Verdade.

Extirpa demos: o novo logotipo do DEM


* Do blog Cloaca News

Curso do Barão: “Lado B do Jornalismo”

Do sítio do Centro de Estudos Barão de Itararé:

O Centro de Estudos Barão de Itararé e a Escola Livre de Jornalismo promovem o curso "O lado B do jornalismo". Nesta primeira edição, o curso terá quatro aulas: jornalismo político (Maria Inês Nassif – do sítio Carta Maior), jornalismo econômico (Luis Nassif – blog do Nassif), telejornalismo (Luis Carlos Azenha – Viomundo e Record) e técnicas de redação (Leandro Fortes – Brasília eu vi e Carta Capital).


Demóstenes é a cabeça do iceberg

Por Paulo Henrique Amorim, no blog Conversa Afiada:

Na pág. 3 do Globo desta sexta-feira há gravações que mostram a relação empresarial e legislativa entre o nobre Senador, o Varão de Plutarco de Goiás, e o empresário do jogo de bicho, Carlinhos Cachoeira.

O destino político de Demóstenes está traçado: a sarjeta.

FNDC se reúne com Paulo Bernardo

Do sítio do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC):

Nesta segunda-feira, 26, a coordenação executiva do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) reuniu-se com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo. O encontro teve como foco o debate sobre o novo Marco Regulatório das Comunicações.

A revista Veja e o crime organizado

Por Luis Nassif, em seu blog:

Está na hora de se começar a investigar mais a fundo a associação da Veja com o crime organizado. Não é mais possível que as instituições neste país - Judiciário, Ministério Público - ignorem os fatos que ocorreram.

Está comprovado que a revista tinha parceria com Carlinhos Cachoeira e Demóstenes. É quase impossível que ignorasse o relacionamento entre ambos - Demóstenes e Cachoeira.