domingo, 10 de junho de 2012

A greve geral dos servidores federais

Por Altamiro Borges

A greve dos docentes das universidades federais, iniciada em 17 de maio e que já atinge 51 instituições, pode ganhar importante reforço nesta semana. Entidades sindicais dos servidores públicos, filiadas à CUT, CTB e Conlutas, decidiram deflagrar uma greve geral a partir desta segunda-feira, 11 de junho. O anúncio foi feito durante uma marcha em Brasília que reuniu 15 mil trabalhadores.

Kassab repele Aécio. Ordem do Serra?

Por Altamiro Borges

A jornalista Vera Magalhães publicou hoje uma curiosa notinha na coluna Painel, da Folha:

*****

Não passará

O prefeito Gilberto Kassab reagiu a um movimento do senador Aécio Neves (PSDB-MG) para atrair, desde já, apoio de seções estaduais do PSD ao seu projeto presidencial em 2014. Nos últimos dias, Kassab recebeu recados do tucano por meio de dirigentes do partido.

Civita prega regulação da mídia. Qual?

Por Altamiro Borges

No final de maio, durante o 5º Congresso da Indústria da Comunicação, em São Paulo, Roberto Civita, o capo do Grupo Abril que edita a revista Veja, surpreendeu os 1.350 profissionais presentes ao defender mecanismos “equilibrados” de regulação da mídia. O evento, organizado pela Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap), visava exatamente o oposto. Ele serviria como lobby para defender a chamada liberdade de expressão como um direito absoluto, sem qualquer regramento.

Mensalão tucano e o silêncio da mídia

Por Altamiro Borges

Na quarta-feira passada (6), finalmente o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu incluir na pauta o debate sobre o “mensalão tucano”, o esquema utilizado para alimentar a campanha pela reeleição do governador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) em 1998. A mídia, porém, não deu qualquer destaque ao assunto. Algumas notinhas informaram apenas que o “mensalão mineiro” também deverá ser julgado em breve – a imprensa demotucana evita, por razões óbvias, falar em “mensalão tucano”.

Mídia excitada com o mensalão

Por Altamiro Borges

A mídia demotucana fez de tudo para que o julgamento do “mensalão do PT” ocorresse na véspera das eleições municipais deste ano. Para os ingênuos que ainda acreditam em neutralidade da imprensa, vale lembrar que ela não fez o mínimo esforço para apressar o julgamento do “mensalão mineiro”, que envolve os caciques do PSDB e é muito mais antigo. Ela também evita tratar da privataria tucana – até escondeu o livro de Amaury Ribeiro que desnuda a roubalheira – ou da famosa “Lista de Furnas”.

O desespero do PSDB com Perillo

Por Altamiro Borges

Saiu ontem no blog de Gerson Camorotti, no portal G1:

*****

Perillo deixa PSDB em alerta máximo

A cúpula do PSDB está em alerta máximo com a situação do governador de Goiás, Marconi Perillo. Nos bastidores, integrantes do comando tucano falam abertamente que já não acreditam mais nas explicações de Perillo. Mas reconhecem que, neste momento, o PSDB não tem o que fazer.