sábado, 25 de agosto de 2012

A praga do pensamento único na mídia

Por Claudio Bernabucci, na revista CartaCapital:

John K. Galbraith, um dos mais importantes economistas do século XX, pronunciou-se algumas vezes sobre a “imbecilidade dos capitalistas”. A observação factual da crise sistêmica que o mundo está vivendo, sem perspectiva de solução equilibrada dentro das regras existentes, levaria a pensar que a afirmação do economista canadense tivesse fundamento.

A marcha dos camponeses em Brasília

Zara é punida por afrontar "lista suja"

Por Maurício Hashizume, no sítio Repórter Brasil:

A grife de roupas e acessórios Zara, que foi implicada em caso de escravidão contemporânea flagrado na confecção de roupas da marca, está suspensa do Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo. O Comitê de Coordenação e Monitoramento da iniciativa, que reúne empresas comprometidas em agir contra a exploração de mão de obra escrava, decidiu pela suspensão da companhia têxtil espanhola em decorrência do posicionamento no sentido da inconstitucionalidade da "lista suja" do trabalho escravo, assumido pela mesma empresa em ação judicial apresentada à Justiça do Trabalho.

Cuba sem o bloqueio midiático

Do blog Tudo em cima:

A Radical Livros está lançando “Cuba Sem Bloqueio: a revolução cubana e seu futuro, sem as manipulações da mídia dominante”, de Hideyo Saito e Antonio Gabriel Haddad. Como anuncia o título, trata-se de um trabalho que mostra a realidade cubana atual de forma clara e direta, sem as mistificações criadas pelos meios de comunicação dominantes.

Os bastidores suecos do caso Assange

Por Mário Augusto Jakobskind, no sítio Direto da Redação:

Rui Martins escreveu artigo esclarecedor neste espaço democrático do DR sobre o caso Julian Assange, que está sendo vítima da truculência vitoriana britânica. O primeiro-ministro David Cameron, novo cachorrinho dos Estados Unidos, como foi Tony Blair, ainda raciocina como se o mundo fosse uma colônia do Reino Unido. O país da Rainha Elizabeth II não tem voo próprio, é uma nação decadente e que se submete, sem pestanejar, aos interesses dos Estados Unidos.

Assange: Sob os olhos do mundo

Por Washington Araújo, no blog Um cidadão do mundo:

É grande o impasse em que se encontram o Reino Unido – que ameaça pisotear a Convenção de Viena, que trata do direito semissagrado do asilo por motivação política – e a figura emblemática de Julian Assange, o mais renomado enfant terrible dos últimos decênios, somente igualável em apelo midiático a ícones da contracultura dos tão tumultuados quanto férteis anos 1960-70, como Bob Dylan, Jim Morrison, Janis Joplin e Joan Baez.

Mídia e a "redenção" de Joaquim Barbosa

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Acabo de ler mais um dos incontáveis textos de “colunistas” do consórcio demo-tucano-midiático paridos após o ministro do STF Ricardo Lewandowski ter inocentado o petista e ex-presidente da Câmara dos Deputados João Paulo Cunha, contrariando o relator do processo do mensalão, ministro Joaquim Barbosa, que votou por sua condenação.

Somos irmãos siameses, diz Paulo Preto

Por Altamiro Borges

Em seu sítio, o controvertido jornalista Cláudio Humberto divulgou nesta semana uma notinha que explica o desespero do PSDB com o depoimento do famoso Paulo Preto na CPI do Cachoeira, já agendado para 29 de agosto. Segundo revela, o ex-diretor da Dersa e um dos principais “arrecadadores” da campanha tucana em 2010, comentou: “Minha ética é a ética do Serra... Afinal de contas, nós somos como irmãos siameses”. A mensagem foi encarada por muitos com uma ameaça, uma coisa típica dos mafiosos em perigo.

Arthur Virgílio vai sair do PSDB?

Por Altamiro Borges

O tucano Arthur Virgílio, o mesmo que prometeu dar “uma surra” no ex-presidente Lula, agora insinua que poderá abandonar o PSDB – o partido no qual foi líder e é um dos principais caciques. Ele está “revoltado” com o governador Geraldo Alckmin, que entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) contra os incentivos fiscais na Zona Franca de Manaus. A ameaça pode ser mais um jogo de cena. Ele teme pelos estragos na sua campanha à prefeitura da capital amazonense, na qual ainda desponta como líder nas pesquisas.

Donos da mídia atacam “Voz do Brasil”

Por Altamiro Borges

Na quinta-feira passada (23), num evento em São Paulo, chefões de poderosas emissoras de rádio defenderam a extinção do programa “Voz do Brasil” – o que prova que a proposta de “flexibilização do horário” de transmissão, em debate no Congresso Nacional, é pura manobra. Segundo Nathália Carvalho, do sítio Comunique-se, os diretores das rádios Bandeirantes, Estadão e Jovem Pan – Rodrigo Neves, Acácio Costa e Paulo Machado de Carvalho Neto, respectivamente – afirmaram que o programa é um “entulho autoritário”.

Haddad vai falar da privataria tucana?

Por Altamiro Borges

Na primeira semana da propaganda eleitoral de rádio e tevê, o tucano José Serra já demonstrou que vai jogar sujo na campanha para a prefeitura da capital paulista. Alguém ainda tinha alguma ilusão com suas promessas – nunca cumpridas – de uma disputa de alto nível? Em seu programa de rádio, o PSDB acusou o petista Fernando Haddad de propor o “bilhete mensaleiro”, forçando a relação entre a sua proposta de criação do bilhete único mensal para o transporte público com o escândalo do chamado “mensalão do PT”.

Cardápio de escândalos do McDonald's