quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Serra jogou no lixo obras antienchente

Por Saul Leblon, no sítio Carta Maior:

Rejeitado por 46% da cidade que pretende administrar, o sujeito se destempera. Do alto da rocha granítica da aversão aos seus modos, métodos e metas, ele esbraveja aos céus, bate o pé na terra e não aceita o veredito. Quer quebrar o espelho que o revela. Nisso sua competência é reconhecida: a infâmia, o desrespeito, a mentira, a sabotagem recheiam um embornal político emprestado da velha UDN golpista.

Governo fortalece monopólio da mídia

Por Mariana Viel, no sítio Vermelho:

Apenas dez veículos de comunicação concentram 70% da verba de propaganda do governo federal, destinada a mais de 3 mil emissoras de TV, jornais, revistas, rádios, sites e blogs em todo o Brasil. Os dados divulgados pela Secretaria de Comunicação Social, vinculada à Presidência da República, foram alvos de críticas de setores progressistas da mídia brasileira.

Serra apela de novo à baixaria

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

A natureza humana pode tardar, mas não falha. E a história se repete como farsa. Ao chegar a malufianos 46% de rejeição, o candidato tucano José Serra jogou os escrúpulos à favas, rasgou a fantasia e, como costuma fazer quando se vê acuado, partiu de novo para a baixaria eleitoral.

A morte do embaixador dos EUA na Líbia

Por Luiz Carlos Azenha, no blog Viomundo:

A acreditar na cobertura internacional dos jornalões brasileiros e na opinião de “especialistas” em relações internacionais por eles citados, a Líbia sem Khadafi estava se transformando em uma plácida democracia.

Um argumento necessário quando o objetivo é falar mal da diplomacia brasileira: como o Brasil não aprovou a intervenção militar na Líbia, teria perdido uma grande oportunidade. Teria se distanciado da vontade da rua árabe e pagará caro por isso. Não só na Líbia, mas também na Síria.

Marco Civil na marca do pênalti

Por Guilherme Varella, no Observatório do Direito à Comunicação:

Na quarta-feira (29/8), a CCT (Comissão Especial de Ciência e Tecnologia do Senado) aprovou o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 35/2012, que tipifica crimes digitais. Já tratado na imprensa como “marco penal da Internet”, o PLC pode ir em breve para o Plenário do Senado. Sua aprovação preocupa e acende o alerta vermelho sobre a regulação da rede no Brasil. Menos pelo teor do seu texto, de menor potencial lesivo que o famigerado PL 84/99, aprovado em versão minimalista na Câmara. E mais pelo que significa: termos, a toque de caixa, uma lei penal antes mesmo de aprovarmos o Marco Civil da Internet (PL 2.126/2011), com os princípios, responsabilidades e direitos para a utilização cidadã da rede.

Haddad e a "sabatina" do UOL

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Começa assim a matéria que o UOL e a Folha de São Paulo escreveram sobre a sabatina que fizeram ao candidato do PT a prefeito de São Paulo, Fernando Haddad:

“O candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, classificou de 'lastimável' a forma como o adversário José Serra (PSDB) conduz sua campanha eleitoral e chamou de 'esboço' o plano de governo do candidato do PRB, Celso Russomanno. As declarações foram feitas durante sabatina Folha/UOL nesta quinta-feira (13). Os ataques do petista, contudo, foram centrados no tucano. De acordo com a última pesquisa Datafolha de intenção de voto, Serra (20%) e Haddad (17%) estão tecnicamente empatados em segundo lugar. Russomanno lidera com 32%. Durante a sabatina, Haddad atacou Serra mesmo em momentos em que o tucano não era citado (…)”

Bancários aprovam greve nacional

Banqueiros -  http://www.marciobaraldi.com.br/
Por Altamiro Borges

Em assembleias realizadas ontem à noite em todo o país, os bancários aprovaram por unanimidade a deflagração de uma greve nacional por tempo indeterminado a partir da próxima terça-feira. A categoria rejeitou a ridícula proposta de reajuste salarial apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), que prevê a reposição da inflação e apenas 0,58% de aumento real. Os bancários exigem 10,25% de reajuste – as perdas inflacionárias do último ano, mais 5% de aumento real.

Estadão denuncia mentira de Serra

Por Luis Nassif, em seu blog:

A história registrará José Serra como o maior manipulador da verdade que a política brasileira jamais conheceu, um caso crônico de megalomania, fantasia e da certeza da impunidade: com a blindagem que recebia da velha mídia, podia jogar na vala comum da luta política, todas as denúncias contra ele.

O caso do caminhoneiro José Machado, com catarata, merece entrar na antologia das grandes mentiras de Serra - e, espera-se, sem impunidade.

Bateu o desespero no rejeitado Serra

Por Altamiro Borges

O eterno candidato José Serra está desesperado. Ele se achava imbatível nas eleições paulistanas e agora corre o sério risco de nem ir para o segundo turno. Ontem, ele atacou, de forma grosseira e arrogante, a presidenta Dilma Rousseff. “Ela vem meter o bico em São Paulo, vem dizer aos paulistas como é que eles devem votar. Ela que mal conhece São Paulo vem aqui dar o seu palpite”, afirmou em entrevista. Enquanto Dilma bate recordes de aprovação na capital paulista, o tucano bate recordes de rejeição. É um despeitado!

Governo Dilma sustenta a Globo

Por Paulo Henrique Amorim, no blog Conversa Afiada:

Saiu na Folha: 

TV LIDERA RECEBIMENTO DE PUBLICIDADE FEDERAL

Dados divulgados pela Presidência mostram que dez empresas de comunicação concentram 70% da verba distribuída. Mais de 3.000 veículos receberam R$ 161 mi no governo Dilma; Secom afirma que critério adotado é o da audiência

Secom abre caixa preta da publicidade

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Nesta quarta-feira (12), eu li a seguinte notinha na coluna do Ilimar Franco, página 2 do Globo:



Golpistas privatizam em Honduras

Por Giorgio Trucchi, no sítio Opera Mundi:

O presidente de Honduras, Porfirio Lobo, foi denunciado nesta quarta-feira (12/09) à Corte Suprema de Justiça devido à sua proposta de privatizar cidades com a justificativa de combater a desigualdade social. O argumento utilizado pelos cidadãos que protocolaram a acusação é que a iniciativa representa uma “traição à pátria”.

O celular e as mortes na África

http://globedia.com/muerte-llama-coltan
Por Inés Benítez, no jornal Brasil de Fato:

Os consumidores de telefones celulares são chamados a refletir sobre a exploração sangrenta na República Democrática do Congo de uma matéria-prima para esses aparelhos, o tântalo.

"Pode ser que duas crianças tenham morrido para você ter esse telefone celular", disse Jean- Bertin, um congolense de 34 anos que denuncia o "silêncio absoluto" sobre os crimes cometidos em seu país pela exploração de matérias-primas estratégicas como o coltan (columbita-tantalita). A República Democrática do Congo (RDC) possui pelo menos 64% das reservas mundiais de coltan, nome popular na África central para designar as rochas formadas por dois minerais, columbita e tantalita.

FHC, Serra e o beijo da morte

Por Mauro Santayana, em seu blog:

Todos os que conhecem de perto a política paulista sabem que Fernando Henrique Cardoso e José Serra são cordiais adversários. A entrada do ex-presidente na campanha para a prefeitura de São Paulo, mesmo que seja com um simples depoimento no programa eleitoral, pode significar o beijo da morte na candidatura tucana, conforme o conhecido código de Palermo.