segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Primo de Serra perde ilha na Justiça

Da revista CartaCapital:

Após três anos de indefinição jurídica a respeito da posse de terra sobre a Ilha do Urubu, no litoral baiano, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) reconheceu como legítima a posse da terra para uma antiga moradora. Vandeíta de Jesus Martins dos Santos disputava o terreno com o o empresário espanhol naturalizado brasileiro Gregório Marin Preciado, casado com uma prima do candidato a prefeito de São Paulo José Serra (PSDB).

Volúpia tirânica dos ministros do STF

ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br
Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Recebi mais um artigo do professor Wanderley Guilherme dos Santos abordando as peculiaridades do julgamento do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF). Em resumo, Wanderley, um dos maiores conhecedores mundiais do assunto, observa que os ministros estão fazendo os réus pagarem pelas deficiências de nossa legislação eleitoral e externam opiniões levianas e ignorantes sobre o fazer político, matéria sobre a qual os excelentíssimos não tem conhecimento suficiente.

O uso eleitoral do julgamento no STF

ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br
Por Vinicius Mansur, no sítio Carta Maior:

Após cinco anos de trâmite no Supremo Tribunal Federal (STF) - que possui mais de 700 processos na fila de espera, sendo o mais antigo de 1988 -, a Ação Penal 470, chamada de “mensalão”, teve seu julgamento iniciado em 2 de agosto, em estranha coincidência com o calendário das eleições municipais de 2012: em 6 julho a campanha foi iniciada oficialmente e em 21 de agosto começou o horário eleitoral nas TVs e rádios.

A famiglia Serra e o "poderoso chefão"

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br
Por Altamiro Borges

Em seu último comício de campanha, realizado ontem na Vila Matilde, na zona leste da capital paulista, José Serra comparou o ex-presidente Lula ao "poderoso chefão". Ele se referiu duas vezes ao filme que aborda a trajetória da máfia italiana nos EUA para atacar Fernando Haddad. "Aqui não tem ninguém apadrinhado. O último filme que vi com esse título é dos anos 70, 'O Poderoso Chefão', que mandava, fazia isso e aquilo", esbravejou o tucano. Ele também garantiu, na maior caradura, que "não tenho padrinhos políticos".

Vídeo contra Marcio Lacerda bombou!



Por Altamiro Borges

O vídeo acima está bombando na internet. Até o jornal O Globo, que não esconde sua simpatia por Marcio Lacerda (PSB), o candidato dos tucanos à prefeitura de Belo Horizonte, sentiu o baque e tentou reagir. "Os petistas recolocaram nas redes o vídeo da entrevista do vice de Lacerda, em que o deputado estadual Délio Malheiros (PV) o acusa de tentativa de cooptação de aliados, uso da máquina, anúncio de obra eleitoreira e fraude da Lei de Responsabilidade Fiscal. A gravação foi feita cinco dias antes do fechamento da chapa, em junho". O jornalão não critica o deputado verde descaradamente cooptado, mas ataca "os petistas".

Capriles ataca a integração regional

Do blog ComunicaSul:

Neste domingo (30), o candidato de oposição ao presidente Hugo Chávez, Henrique Capriles, realizou seu último comício, em Caracas, para uma multidão vermelho-azul-amarela que tomou a totalidade da avenida Simón Bolívar, no centro da cidade. Em seu discurso, Capriles deu uma clara sinalização para os demais países latinos: se eleito, vai acabar com a revolução bolivariana, pelo menos em seu aspecto internacionalista.


A honra de conhecer Hobsbawm

Por José Dirceu, em seu blog:

Perdemos nesta segunda-feira um dos maiores historiadores e pensadores de todos os tempos. Eric Hobsbawm faleceu nesta manhã, aos 95 anos, em Londres. Ele estava internado há meses, por conta de uma pneumonia.

Sua perda é inestimável, Hobsbawm foi fundamental na minha formação e na de toda minha geração. Eu tive a honra de conhecê-lo na Itália, em uma conferência promovida pela Fundação Gorbachov, em 2009.

A mídia e a queda de Collor

Por Paulo Nogueira, no blog Diário de Centro de Mundo:

A queda de Fernando Collor de Mello, há 20 anos, foi a última demonstração de força e influência da imprensa brasileira, para o bem e para o mal.

Collor, um político provinciano e oco, tagarela e bonitão, se tornou uma figura nacional graças à mídia, que viu nele uma alternativa salvadora a – sempre ele – Lula na presidência.

Morre o marxista Eric Hobsbawm

Por Marina Mattar, no sítio Opera Mundi:

Um dos maiores historiadores do século XX e respeitado marxista, Eric Hobsbawm faleceu nesta segunda-feira (01/10) em Londres, aos 95 anos, segundo um comunicado de sua família divulgado em jornais britânicos. O estudioso deixou um amplo legado de pesquisas e análises sobre a história do mundo moderno a partir do viés marxista.

O STF e a democracia fatiada

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br
Por Izaías Almada, no blog Escrevinhador:

Tudo indica, e a semana promete, que a mais alta instância judiciária do país, o Superior Tribunal Federal, quer mesmo reescrever a história do Brasil a partir daquele que é considerado o “maior escândalo” em matéria de corrupção entre nós. Novos conceitos e pontos de vista para crimes e ações penais, a rigorosa (aparente, pelo menos) distinção entre indício e prova, a negação do foro privilegiado e, sobretudo, uma sutil, hipócrita, original e ladinamente construída caracterização entre a “corrupção do bem” e a “corrupção do mal”.