quarta-feira, 3 de outubro de 2012

"Datafalha" e o empate técnico em SP

Por Altamiro Borges

O instituto Datafolha, do mesmo grupo empresarial que edita o jornal Folha tucana, divulgou nesta quarta-feira nova pesquisa sobre a eleição para a prefeitura de São Paulo. Sempre com a desculpa da margem de erro de "dois pontos percentuais para cima ou para baixo", ela mostra um quadro bastante embaralhado na disputa. Celso Russomanno, do PRB, com 25% das intenções de voto; José Serra, do PSDB, com 23%; e Fernando Haddad, do PT, com 19%. Uma conta simples mostra que os três estão próximos do "empate técnico", o que permite que o "Datafalha" manobre na última hora para evitar a sua total desmoralização!

Lula critica Globo e Record

Por Altamiro Borges

O ministro Paulo Bernardo, das Comunicações, deveria prestar atenção ao discurso do ex-presidente Lula agora à noite no bairro de São Mateus, na zona leste de São Paulo. Ele criticou duramente as tevês Globo e Record pelo cancelamento dos debates com os candidatos à prefeitura da capital paulista:

Dilma desmoraliza Aécio Neves

Por Altamiro Borges

Em comício agora à noite em Belo Horizonte, a presidenta Dilma Rousseff detonou o senador Aécio Neves, chefão da campanha de Marcio Lacerda à prefeitura. O cambaleante presidenciável tucano havia dito que Dilma era uma "estrangeira" na capital mineira. A resposta foi demolidora. "Nasci aqui no hospital São Lucas. Sai daqui para lutar contra a ditadura e não para ir à praia". Depois desta, o playboy do PSDB poderia ir beber mais uma no bar Cervantes, no Rio de Janeiro... bem longe de Belo Horizonte.

O diabo no meio do "mensalão"

ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br
Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

O diabo existe? A pergunta é falsamente ingênua, porque esconde uma dúvida metafísica muito complexa sobre a existência ou não do mal. Riobaldo, o protagonista de Grande Sertão, acha que todos os sábios deveriam se reunir para decidirem, de uma vez por todas, se há ou não um capeta assombrando o mundo.

A mídia brasileira encontrou, nos ministros do Supremo Tribunal Federal, os sábios que faltaram à Riobaldo: sete juízes entenderam que sim, que o diabo existe, ou seja, que o mensalão foi compra de voto de parlamentares.

Hobsbawm e a "Era Vazia" neoliberal

Por Mauro Santayana, em seu blog:

No mundo só há passado, e o passado cresce a cada dia, como resumiu o escritor argentino Macedônio Fernandez: hoy hay más pasado que ayer. O passado cresce, e o futuro, na vida dos homens e das nações, é uma vaga hipótese. A morte do historiador Eric Hobsbawm suscita uma curiosidade: se ele vivesse mais meio século – e não sabemos como o mundo será então, se ainda houver o mundo – como ele definiria essa segunda década do milênio novo? Ele não chegou a tratar do tema, mas a sua formação marxista naturalmente o levaria a constatar, como outros pensadores do fim do século passado, que a inteligência política está se tornando escassa nestes anos.

Massacre no Carandiru e seus cúmplices

Por Leonardo Sakamoto, em seu blog:

Gostaria de lamentar que a alma do coronel Ubiratan Guimarães, que comandou (no chão) o massacre de 111 presos na Casa de Detenção do Carandiru, em 2 de outubro de 1992, tenha sido ceifada cedo demais.

Morreu em 2006, segundo a polícia, pelo gatilho de sua própria namorada, cujo julgamento está marcado para novembro deste ano. Estava a caminho de ser facilmente reeleito como deputado estadual, ironizando o país ao candidatar-se com o número 14.111.

O STF e a suprema caricatura

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br
Por Lula Miranda, no sítio Carta Maior:

Recebi, via e-mail [como muitos, imagino], uma fotografia do ministro Joaquim Barbosa, relator da Ação Penal 470 em julgamento no Supremo, de costas no plenário, associando-o ao Batman. Essa mensagem, imantada com o brilho reluzente e enganador do verniz das aparências, parece simbolizar e sintetizar uma espécie de redenção do povo brasileiro, que estaria, finalmente, vingado de toda a corrupção e de todas as mazelas da política brasileira por esse novo paladino, “o vingador” – aquele que (re)surge das trevas para nos redimir. Mas, se formos um pouco além das aparências na análise dessa caricata imagem, ela poderá de fato nos ensinar algo: que a fantasia pode mascarar a realidade. E algo mais: que a luz ainda não iluminou, de fato, as trevas. Pobre da sociedade que educa o seu povo através de grotescas caricaturas.

Artistas e intelectuais com Haddad

Foto: Paulo Pinto
Por Mariana Viel, no sítio Vermelho:

Intelectuais e artistas de diversas áreas se reuniram nesta terça-feira (2) para declarar apoio à eleição de Fernando Haddad à Prefeitura de São Paulo. O encontro marcou o posicionamento de repúdio das classes artísticas da capital (literatura, música, dança, teatro, cinema e circo) à administração Serra/Kassab que, nos últimos oito anos, promoveu a exclusão da cultura nos espaços públicos da capital.

Globo e Record sabotam Haddad

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br
Por Altamiro Borges

Numa das eleições mais disputadas para a prefeitura de São Paulo, as duas principais redes privadas de tevê, que exploram concessões públicas, boicotaram a reflexão sobre os graves problemas da cidade e as propostas dos candidatos para o seu enfrentamento. A TV Record cancelou o debate agendado para segunda-feira com a desculpa de que o tucano José Serra não respondeu ao convite oficial. Já a TV Globo suspendeu o debate marcado para amanhã (4) sob o argumento de que o formato não era conveniente.

O circo montado na véspera da eleição

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Altamiro Borges

De forma cronometrada, o Supremo Tribunal Federal (STF) inicia hoje o julgamento do chamado “núcleo político do mensalão”. Só mesmo os ingênuos acreditam que houve “mera coincidência” com os últimos dias da campanha eleitoral. O ex-ministro José Dirceu, o ex-presidente nacional do PT, José Genoíno, e o ex-tesoureiro da legenda, Delúbio Socares, serão os alvos da fúria do ministro-relator Joaquim Barbosa. As manchetes dos jornais e os destaques da tevê, nas vésperas da eleição, só tratarão da “condenação” do PT.

Patrus cresce; Aécio cambaleia!

Por Altamiro Borges

Nos últimos dias, o cambaleante presidenciável do PSDB, Aécio Neves, andou todo serelepe. Acusou Lula de ser “chefe de facção” e ainda xingou de “idiota” o candidato petista à prefeitura paulistana, Fernando Haddad. Em suas viagens pelo Nordeste, ele parecia bem tranquilo com a vitória de Marcio Lacerda, um tucano infiltrado no PSB, em Belo Horizonte. Chegou a dizer que a sua reeleição já estava garantida e que serviria “de lição para o PT”. A pesquisa Ibope divulgada ontem deve ter lhe causado uma baita ressaca!

Muita adrenalina na eleição de SP

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br
Por Altamiro Borges

A pesquisa Ibope divulgada ontem confirma que a eleição para a prefeitura da capital paulista será disputada palmo a palmo – ou “focinho a focinho”, como já antecipou o blogueiro Ricardo Kotscho. Estes últimos quatro dias serão decisivos. A batalha será travada nas ruas, no corpo-a-corpo, e também nas redes sociais. Qualquer bobeada ou corpo mole poderá ser fatal. Apesar de desconfiar dos grandes institutos de pesquisa – a grana circula neste terreno –, não há dúvida que muita adrenalina vai rolar nesta reta final.

O arreganho golpista do STF

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br
Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Deve demorar alguns anos para que a farsa em curso no STF seja denunciada por organismos internacionais como a Corte Interamericana de Justiça. Por conta disso, as ameaças que estão se levantando contra a democracia brasileira terão muito tempo para se desdobrar.

Articular a inteligência com a miséria

Por Leonardo Boff, no sítio da Adital:

A partir dos anos cinquenta do século passado foi se formando no Brasil, no seio da massa dos destituídos, movimentos sociais de natureza diversa; mas, todos com o sonho: o de refundar o Brasil, construindo uma nação autônoma e não mais uma grande empresa agregada e a serviço do capital mundial. Essa força social ganhou dimensões transformadoras quando se deu a aliança entre estes movimentos populares com os intelectuais que, não pertencendo às camadas oprimidas, optaram por elas, assumiram sua causa, apoiaram suas lutas e participaram de seu destino, às vezes trágico porque marcado por perseguições, prisões, torturas, exílios e mortes, como vem sendo mostrando pela Comissão da Verdade.

Hipóteses para os números do Ibope

Por Rodrigo Vianna, no blog Escrevinhador:

Tão logo foi divulgada a nova pesquisa do Ibope em São Paulo, alguns internautas manifestaram incredulidade via twitter: “como pode, o Russomanno caiu sete pontos, e o Haddad não ganhou nenhum?”.

Os números resumidamente são os seguintes: