domingo, 7 de outubro de 2012

O PT devia processar o DataSerra

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br
Por Altamiro Borges

O segundo turno para a prefeitura da capital paulista já está definido. A briga será entre o eterno candidato José Serra (PSDB), que representa o velho, e Fernando Haddad (PT), que expressa o novo neste pleito. A batalha será das mais duras e exigirá total concentração de energia e talento para derrotar o tucano. Mas o PT bem que poderia já acionar sua assessoria jurídica para processar o instituto Datafolha - também conhecido como DataSerra ou Datafalha. O que ele fez nesta eleição é, no mínimo, suspeito e exige investigação.

Osasco desmoraliza a mídia

Por Altamiro Borges

As urnas foram cruéis com a mídia tucana nas eleições para a prefeitura de Osasco, na região metropolitana de São Paulo. Com a condenação do deputado João Paulo Cunha no STF e a retirada da sua candidatura, os jornalões decretaram o enterro da esquerda na cidade. Concluída a apuração, porém, o engenheiro Jorge Lapas, do PT, foi eleito com 59,76% dos votos válidos. 

PSDB despenca em São Luís


O PSDB, que já dava como certa a reeleição do oligarca João Castelo, saiu em desvantagem na eleição para a prefeitura da capital maranhense. O jovem Edivaldo Holanda Júnior, da coligação Muda São Luís (PTC, PSB, PDT e PCdoB), saiu na dianteira no primeiro turno. Com 96,9 das urnas apuradas, ele somava   180,3 mil votos (36,4%). O tucano abocanhava 152 mil votos (30,6%).

Beto Richa é derrotado em Curitiba

Por Altamiro Borges

O governador Beto Richa, do Paraná, que chegou a ser cogitado como presidenciável do PSDB, é o maior derrotado das eleições para a prefeitura de Curitiba. Ele patrocinou a campanha pela reeleição de Luciano Ducci, um tucano infiltrado no PSB. O seu candidato, porém, não vai nem para o segundo turno da eleição na capital paranaense. Com 99,8% das urnas apuradas, Ratinho Junior, do PSC, soma 331,7 mil votos (34,07%), e Gustavo Fruet, do PDT, abocanhou 265,2 mil votos (27,2%).

Pinheirinho e a derrota de Alckmin

Por Altamiro Borges

Em janeiro deste ano, os tucanos Eduardo Cury, prefeito de São José dos Campos, e Geraldo Alckmin, governador de São Paulo, foram protagonistas de uma cena de barbárie ao acionarem a polícia contra os moradores da ocupação do Pinheirinho. Milhares de famílias carentes foram desalojadas com bombas, tiros e cassetetes. O bairro se transformou num campo de guerra, com dezenas de feridos. Agora, porém, a população de São José dos Campos parece que vai dar o troco à truculência fascistóide do PSDB.

Genoino e os "urubus" da mídia

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br
Por Altamiro Borges

Ao ir votar hoje pela manhã numa escola no bairro do Butantã, na zona oeste de São Paulo, José Genoino foi abordado por repórteres que já estavam de prontidão para "entrevistar" o ex-presidente nacional do PT. As perguntas, como sempre, foram sobre o julgamento do "mensalão" e sobre o risco da sua prisão. Irritado e tremendo, o petista reagiu ao linchamento midiático: "Vocês são urubus que torturam a alma humana. Não podem ficar aqui. Não falo com urubus. Vocês fazem igual aos torturadores da ditadura. Só que agora não têm pau de arara, têm a caneta".

481 mil candidatos na disputa do voto

Por Altamiro Borges

Eleição municipal tem mais concorrência do que vestibular de medicina. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 481.446 candidatos disputam neste domingo as vagas de prefeitos, vices e vereadores em 5.568 municípios brasileiros. Eles terão que passar pelo crivo de 138 milhões de eleitores. Como aponta Cristian Klein, em artigo no jornal Valor, “as eleições municipais no Brasil estão entre as maiores operação realizadas por uma democracia no mundo e ganharam um gigantismo ainda maior na disputa deste ano”.

A manipulação midiática na Venezuela

Por Marina Terra, no sítio Opera Mundi:

Basta caminhar pelas ruas de Caracas para perceber uma batalha visual entre os candidatos à Presidência da Venezuela Hugo Chávez e Henrique Capriles. Se nas localidades mais humildes a presença da figura do atual líder venezuelano é mais evidente nos cartazes, em outras, mais abastadas, é o rosto do ex-governador de Miranda que predomina.

Haddad, Serra e Russomano: quem vai?

Por Rodrigo Vianna, no blog Escrevinhador:

São Paulo tem a eleição mais emocionante, desde que Luiz Erundina atropelou os favoritos nos últimos 5 dias e ganhou a Prefeitura em 1988. Mas naquela época não havia dois turnos. Dessa vez, a decisão é pra saber quem se enfrentará na rodada final.

As urnas e o julgamento do "mensalão"

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Foram no mínimo exageradas as notícias sobre a “morte” política do PT que decorreria do golpe jurídico-midiático que o partido está sofrendo no âmbito do julgamento do mensalão. Segundo a Folha de São Paulo deste sábado (6 de outubro de 2012), o PT é o partido que mais tem chances de vitória nas 85 maiores cidades brasileiras.

A voz das urnas define o Brasil

Editorial do sítio Vermelho:

O Brasil está a poucas horas de comparecer às urnas para escolher novos prefeitos e vereadores. Poucas vezes uma disputa local foi tão nacionalizada; poucas vezes esteve tão nítida a relação que há entre a escolha de administradores municipais e a definição dos caminhos e correlação de forças que determinarão, dois anos depois, a indicação das autoridades estaduais e nacionais. Por isto a eleição do próximo domingo exige atenção redobrada do eleitor, cuja escolha, neste ano, manifestará também a tendência para a eleição a cargos do Executivo e do Legislativo em 2014.

Direita conspira na Venezuela

Por Vanessa Silva e Leonardo Wexell Severo, no blog ComunicaSul:

A Venezuela retratada na imprensa brasileira é uma ficção, sendo difícil reconhecê-la quando se está no próprio país, que vive um período de pujante crescimento econômico, superior aos demais da região, com menor índice de desemprego e salários mais valorizados. Encampando o discurso da direita personificada na figura de Henrique Capriles, a mídia prega o ódio e, sobretudo, o medo. Mas não faz o menor esforço para entender esse país andino-amazônico-caribenho e a luta de classes que, a partir da participação popular e do empoderamento coletivo, caminha – a passos largos – para a implantação do socialismo.

A Folha e a prova do crime dos tucanos

Por Antônio Mello, em seu blog:





Taí a prova do crime, a capa da Folha do dia 13 de maio de 1997, com a manchete destacando a compra de votos para a emenda da reeleição de Fernando Henrique Cardoso, crime até hoje impune.