domingo, 21 de outubro de 2012

“Faça amor, não faça Serra”

Foto: https://www.facebook.com/foradoeixo
Por Altamiro Borges

Fazia tempo que eu não presenciava na capital paulista uma manifestação tão generosa, criativa e carregada de energia. Um ato com tantas tribos, expressão maior da unidade na diversidade. Um protesto com tantos jovens, o que relativiza o dogma sobre o ceticismo político da juventude. A manifestação “Existe Amor em São Paulo”, que lotou a Praça Roosevelt, no centro da cidade, merece ser valorizada e estudada. Segundo os seus organizadores, ela reuniu cerca de 30 mil pessoas durante toda a tarde deste domingo (21).

ACM Neto e o perigo do retrocesso

Por Altamiro Borges

Nesta sexta-feira, a presidenta Dilma Rousseff participou de um animado comício em Salvador em apoio a Nelson Pelegrino (PT). No seu discurso de quase 20 minutos, ela foi dura nas críticas ao DEM, que disputa a prefeitura da capital com ACM Neto.  Ela lembrou que esta sigla conservadora sempre votou contra os avanços sociais no país e citou a questão das cotas raciais e do acesso às universidades aos mais carentes. “A população negra ascendeu à classe média e escancaramos as portas das universidades”, enfatizou.

Mais de 100 mil protestam em Londres

Por Altamiro Borges

Mais de 100 mil pessoas participaram neste sábado (20) de um protesto em Londres contra as medidas de austeridade fiscal do primeiro-ministro conservador David Cameron. Os manifestantes acusaram o governo pelo aumento da miséria social e por beneficiar os ricaços do Reino Unido. Também ocorreram marchas em Belfast (Irlanda do Norte) e Glasgow (Escócia). As manifestações indicam que há um acirramento da luta de classes na Europa. Na mesma semana, também houve protestos contra o desemprego na Itália e contra os cortes orçamentários na Espanha - que já tem convocada uma nova greve geral para 14 de novembro.