sábado, 26 de janeiro de 2013

Os que devem morrer

http://www.sabotagetimes.com
Por Mauro Santayana, em seu blog:

A ciência prolonga a vida dos homens; a economia liberal recomenda que morram a tempo de salvar os orçamentos. O Ministro das Finanças do Japão, Taso Aro, deu um conselho aos idosos: tratem logo de morrer, a fim de resolver o problema da previdência social.

Teria Dilma perdido a paciência?

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Estaria a paciência de Dilma chegando ao fim?

É a principal questão que emerge depois de seu pronunciamento, mais incisivo e mais enfático do que o habitual.

Dilma se dirigiu, inicialmente, a todos os brasileiros para anunciar que, a partir de agora, as contas de luz vão ficar 18% mais baratas. Mas depois falou diretamente, sem citá-la, à mídia. “Aqueles que estão sempre do contra vão ficando para trás”, disse ela.

14,5 milhões de empregos em dez anos

Por Vitor Nuzzi, na Rede Brasil Atual:

O país criou 1,3 milhão de empregos com carteira assinada em 2012 (exatos 1.301.842), segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados na tarde de hoje (25) pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O crescimento foi de 3,43% sobre o estoque. O número é inferior ao dos dois anos anteriores – justamente os dois melhores na série histórica –, mas supera o registrado em 2009, quando o mercado de trabalho sofreu os impactos da crise.

A choradeira dos jornalões

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

A reação dos jornais, sempre em linha com a oposição, ao pronunciamento de Dilma Rousseff, foi previsível. Globo, Folha e Estadão responderam em uníssono, no mesmo tom e usando palavras quase iguais. Textos meio desconjuntados, irritados, como que afetados por descontrole emocional. No editorial do Globo, por exemplo, há um longo e choroso texto entre parênteses, apenas para defender FHC.

Deputados avaliam monopólio da mídia

Do sítio Vermelho:

A concentração do mercado da comunicação de massas nas mãos de poucas famílias voltou a ser exposta em recente relatório divulgado pela Organização Não Governamental Repórter Sem Fronteiras, nesta quinta-feira (24). De acordo com a ONG, o Brasil é o país dos 30 “Berlusconis”, em referência ao magnata italiano que domina a mídia e boa parte da política no seu país. Segundo parlamentares, a situação exige a regulamentação dos meios de comunicação.

Dilma na TV e o choro da oposição

Por Cadu Amaral, em seu blog:

A choradeira é geral e livre na oposição e na “grande imprensa” após o anúncio da redução da conta de luz feita pela presidenta Dilma em cadeia nacional de rádio e TV. Editoriais e artigos dos jornalões se espremidos escorrerão lágrimas aos litros.

O PSDB lançou uma nota que não passa de birra de “menino amarelo”. Aliás, tudo que a oposição escreveu após o anúncio não passa disso: birra de “menino amarelo”.

Dilma encontrou seu ovo de Colombo

Por Saul Leblon, no sítio Carta Maior:

Um país sobressaltado pelo alarme de colapsos iminentes compõe a tônica das manchetes nos últimos meses.

O conjunto evoca um ritual de extrema-unção econômica diariamente renovado em torno de um país aos cacos.

A vigília das carpideiras contrasta com o diagnóstico de sinal predominantemente oposto emitido do exterior.

Martí e a revolução cubana

Por Frei Betto, no sítio da Adital:

Em evento internacional sobre o equilíbrio do mundo, patrocinado pela UNESCO, comemora-se em Havana, na última semana de janeiro, o 160º aniversário do nascimento de José Martí.

A história da América Latina é rica em líderes sociais que encarnaram, em ideias e atitudes, utopias libertárias. Raros, entretanto, aqueles que, se por milagre ressuscitassem do túmulo, se deparariam com a realização efetiva de seus sonhos e projetos. Um deles é José Martí, que veria na Revolução Cubana que seu sacrifício não foi em vão – morreu de armas nas mãos, em 1895, defendendo a emancipação de Cuba do domínio espanhol.

Lula, Haddad e a comunicação

Por Beto Almeida

“Sampa... o mais possível quilombo de Zumbi” - Caetano Veloso

No último dia 17, os dois jornalões paulistas coincidiram ao publicarem, no alto da primeira página, um foto ampla da reunião de Lula com o prefeito Haddad e secretariado. Acompanham as fotos, textos indicando temor sobre o que Lula e a nova gestão na prefeitura podem fazer de novidade em políticas públicas na maior cidade brasileira, uma das maiores do mundo. É como se dissessem: “ele já nos tirou a prefeitura, o que estaria tramando agora?”.