domingo, 10 de fevereiro de 2013

Rafael Correa e a derrota da mídia

Do blog: http://www.economiaenbicicleta.com/
Por Altamiro Borges

Se as pesquisas estiverem certas, o presidente Rafael Correa obterá uma vitória consagradora nas eleições marcadas para o próximo domingo, 17 de fevereiro, no Equador. Para o desespero da mídia colonizada, o líder da “revolução cidadã” poderá ser reeleito já no primeiro turno. Numa das sondagens divulgadas nesta semana, Rafael Correa aparece com 48% das intenções de voto; o ex-banqueiro Guillermo Lasso surge em segundo lugar, com 11%; e o ex-presidente Lucio Gutierrez contabiliza apenas 8% dos votos.

João Kleber e as baixarias na RedeTV!

Por Altamiro Borges

Em queda na audiência e quase falida, a RedeTV! decidiu ressuscitar o “humorista” João Kleber – o mesmo que foi tirado do ar em dezembro de 2005 graças à ação movida por seis entidades da sociedade civil contra as suas baixarias na emissora. Na madrugada deste sábado, ele voltou à telinha com o seu quadro “teste de fidelidade” em pleno Carnaval. O jornalista Mauricio Stycer, da Folha, acompanhou o retorno do apresentador e ficou indignado com o que viu.

Juros contra a inflação? De alimentos?

Por Renato Rabelo, em seu blog:

É uníssono o diagnóstico de que a inflação do mês de janeiro é causada, em grande medida, pela alta de alimentos. É unânime o diagnóstico de que se tratam de preços cujas altas não tendem a se repetir no tempo e que suas causas estão atreladas tanto ao clima quanto à variação do preço de commodities no mercado internacional.

O autoengano da imprensa

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

A Folha de S. Paulo e o Globo comemoram discretamente, nas edições de sexta-feira (8/2), os números do americano The New York Times no balanço de 2012. Com pouca variação, os dois diários brasileiros anunciam que o jornal americano, ainda uma das principais referências de qualidade da imprensa mundial, viu a receita de circulação superar os ganhos com publicidade. Os indicadores se referem ao grupo New York Times Company, que inclui outros títulos, como The Boston Globe e International Herald Tribune.

Selic e a discussão dos alienistas

Por Luis Nassif, em seu blog:

O Brasil pode ter avançado em muitos pontos, mas a discussão sobre política monetária e fiscal ainda é um fast-food, de uma irracionalidade a toda prova.

Desde meados dos anos 90, amarrou-se a política a um conjunto de bordões ideológicos, em geral ecoados por analistas da mídia, sem nenhuma relação com o mundo real.

O bloco "Unidos da Privataria"



* Do blog Conversa Afiada

O crime da privatização dos presídios

Por Marcelo Semer, no blog Sem Juízo:

Já faz tempo o Brasil tem constatado um enorme crescimento de sua população carcerária, a quarta no mundo.

Desde a vigência da Lei dos Crimes Hediondos, o número de presos praticamente dobrou no país e vem se expandindo com a última legislação de entorpecentes.

Mídia é instrumento da casa-grande

Por Mino Carta, na revista CartaCapital:

Nos seus derradeiros momentos como senador, Fernando Henrique Cardoso andava pelos corredores do Congresso acompanhado por Norberto Bobbio. Digo, carregava um ensaio do pensador italiano, a analisar um assunto veementemente provocado pela queda do Muro de Berlim: ainda vale falar de direita e esquerda?

Imprensa brasileira não é democrática

Por Emir Sader, no sítio Carta Maior:

A imprensa tradicional brasileira, a velha mídia, não é democrática, de qualquer ponto de vista que seja analisada.

Antes de tudo, porque não é pluralista. Do editorial à ultima página, a visão dos donos da publicação permeia tudo, tudo é editorializado. Não podem, assim, ter espaço para várias interpretações da realidade, deformada, esta, pela própria interpretação dominante na publicação, do começo ao fim.

Princípios da propaganda de guerra

Por Michel Collon, no sítio Pátria Latina:

Os dez "mandamentos" constituem sobretudo uma grelha de análise que se pretende pedagógica e crítica. O seu objetivo não é tomar partido, ou defender "ditadores", mas sim constatar a regularidade destes princípios no campo mediático e social. Entre os acusados encontram-se tanto os vencidos como os vencedores.

Dois meses do tratamento de Chávez

Por Luciana Taddeo e Marina Terra, no sítio Opera Mundi:

Neste sábado (09/02), completa-se dois meses que Hugo Chávez partiu da Venezuela em direção a Cuba para se submeter à quarta intervenção cirúrgica para o tratamento de um câncer na região pélvica. Desde então, diversos anúncios foram realizados, boletins sobre a saúde do presidente venezuelano foram lidos, manifestações tomaram as ruas e rumores foram espalhados.

Já existem vencedores na Síria

http://latuffcartoons.wordpress.com
Por José Goulão, no sítio português O Diário:

O enviado especial das Nações Unidas para a Síria afirma que se não forem tomadas medidas que conduzam à suspensão e resolução do conflito cerca de cem mil pessoas poderão ser mortas este ano no país.

O que aconteceu perante este apelo dramático? A matança continua.

Lula e o sindicalismo em crise nos EUA

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula
Por Altamiro Borges

No domingo passado, o ex-presidente Lula participou da abertura do Congresso Nacional do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Automobilística e Aeroespacial dos EUA (UAW), em Washington. Num discurso de improviso, o ex-líder sindical brasileiro conclamou os operários estadunidenses a participarem mais ativamente da luta política. “Se eu virei presidente, por que não podemos concorrer a mais cargos eletivos?”, afirmou. Lula insistiu que a luta política é decisiva para o avanço das conquistas trabalhistas.