domingo, 24 de fevereiro de 2013

Cuba, seu povo, seus sonhos

Por Mauro Santayana, em seu blog:

Podemos discordar do regime político de Cuba, que se mantém sob o domínio de um partido único. Mas é preciso seguir o conselho de Spinoza: não lisonjear, não detestar, mas entender. Entender, ou procurar entender. A história de Cuba – como, de resto, de quase todo o arquipélago do Caribe e a América Latina – tem sido a de saqueio dos bens naturais e do trabalho dos nativos, em benefício dos colonizadores europeus, substituídos depois pelos anglossaxões.

Trabalho escravo nas Lojas Americanas

Do jornal Brasil de Fato:

Uma fiscalização do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) flagrou cinco bolivianos em condições análogas a de escravo em uma oficina de costura que fornecia roupas às Lojas Americanas. A relação entre a rede de lojas e a confecção era através da empresa HippyChick Moda Infantil (com a etiqueta “Basic+Kids”), ambas funcionam em Americana (SP). A informação foi divulgada pelo MPT na última terça-feira (19).

Juventude se mobiliza por reformas

Do sítio da Rede Brasil Atual:

A Jornada de Lutas da Juventude Brasileira – iniciativa que reúne jovens de organizações estudantis e movimentos sociais – realizou no sábado (23) mais uma plenária preparatória para as manifestações que devem ocorrer entre 25 de março e 1º de abril deste ano em todo o país.

À frente do projeto estão UNE, CUT, MST, Levante Popular, Marcha Mundial de Mulheres, Nação Hip Hop Brasil e Via Campesina, entre outras.

Joaquim Barbosa amoleceu?

Por Mauricio Dias, na revista CartaCapital:

O ministro Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), voltou amolecido, cordato, compreensivo, após o generoso recesso do Judiciário. O tipo “malvadeza durão”, encarnado por ele ao longo do julgamento do chamado “mensalão” petista, esfumou-se. Talvez temporariamente ou, quem sabe, por força das circunstâncias.

Farpas de Aécio contra Eduardo Campos

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Altamiro Borges

Em entrevista de quase meia página ao jornal Estadão, Aécio Neves, o cambaleante presidenciável tucano, mostrou que anda meio descontrolado. Ele resolveu atacar Eduardo Campos, governador de Pernambuco, presidente do PSB e indefinido candidato às eleições de 2014. Afirmou que a legenda do pernambucano é uma “costela do PT” e insinuou que ele deveria fazer uma “terapia”. De imediato, Eduardo Campos reagiu: “[Aécio] sabe que eu estou muito mais tranquilo do que ele. Se eu preciso de um divã, ele precisa de dois”.

Dilma enterra Ley de Medios. Às ruas!

Por Altamiro Borges

Na quarta-feira passada (20), o secretário-executivo do Ministério das Comunicações, Cezar Alvarez, confirmou o que todo mundo já desconfiava: a presidenta Dilma descartou de vez a possibilidade de o seu governo apresentar uma proposta de regulação democrática dos meios de comunicação. A Ley de Medios, como foi batizada na Argentina, foi enterrada no Brasil, um dos países mais atrasados do mundo neste debate estratégico. A notícia decepcionante foi postada primeiramente pelo sítio Tela Viva News:

Mídia enche a bola de Yoani Sánchez

Por Mário Augusto Jakobskind, no sítio Direto da Redação:

Conforme se previa, a blogueira Yoani Sánchez tem ocupado grandes espaços midiáticos e provocado furor nas hostes conservadoras. Diariamente, O Globo, por exemplo, dá chamadas de primeira página para “informar” as atividades da cubana anticastrista. Arnaldo Jabor faz análises históricas muito próximas da ideologia do Departamento de Estado norte-americano e assim sucessivamente. Tudo que o Instituto Millenium queria.

A direita e os governos Lula e Dilma

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Editorial do sítio Vermelho:

A oposição de direita e neoliberal oscila entre o patético e o lamentável na reação à comemoração dos dez anos da série de governos democráticos e populares iniciada com a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva em 2002 e continuada por Dilma Rousseff desde 2011.

A mídia conservadora e os parlamentares da oposição na Câmara dos Deputados e no Senado tentam impingir o caráter de lançamento da candidatura da presidenta Dilma à reeleição à festa realizada em São Paulo na última quarta-feira (20) para comemorar os dez anos que mudaram o Brasil.

Por que a nossa tevê é tão ruim?

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

E é anunciada a segunda temporada do seriado escandinavo The Bridge. Os ingleses ficam felizes. A série passa na tevê britânica com legendas.

O fato: Bridge pegou.

Crise da mídia: nadando na superfície

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

O título do seminário, realizado quinta-feira (21/2) em São Paulo, era “Caminhos da sustentabilidade: como as novas tecnologias estão impactando o modelo de negócio da imprensa, o fazer jornalístico e o relacionamento com o mundo empresarial” – uma iniciativa da consultoria Mega Brasil.

Na plateia, jornalistas, diretores de empresas e instituições encarregados das relações com a imprensa e representantes de assessorias de comunicação. Encarregados dos debates, dirigentes dos três diários de circulação nacional e do principal jornal de economia e negócios do país.

Dirceu rechaça manipulação de O Globo

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por José Dirceu, em seu blog:

Nota de esclarecimento sobre a reportagem publicada ontem, sexta-feira, no jornal O Globo com declarações minhas sobre a Lei da Ficha Limpa:

Isoladas e sem o devido contexto, minhas declarações reproduzidas na reportagem tendem a induzir eventuais equívocos em sua interpretação.

Mais um partido “prêt-à-porter”

Por Léo Lince, no sítio Correio da Cidadania:

A ex-senadora Marina Silva, ao lançar o partido pelo qual pretende disputar a presidência da República, repetiu letra por letra a mesma declaração feita por Gilberto Kassab ao anunciar o seu próprio ajuntamento partidário. A mesma localização espacial indefinida em relação aos governos: “nem situação, nem oposição”. A mesma ideologia da “desideologização”: “o novo partido não será de esquerda, nem de direita, estamos à frente”.

Frank, Yoani e liberdade de expressão

Por Vilson Vieira Jr., no blog Mídia Aberta:

Yoani Sanchez e Frank de La Rue. Dois personagens que protagonizaram fatos distintos recentemente no Brasil, mas que fazem parte de um mesmo contexto: a liberdade de expressão. Os dois estiveram no país, e esse foi o assunto que permeou a passagem de ambos por aqui. Mas os holofotes da grande mídia não foram iguais para os dois. Na verdade, nada que lembre uma cobertura equilibrada e imparcial, como exigem as regras do bom jornalismo. Vejam o porquê!

Sodré e os crimes da imprensa

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Nelson Werneck Sodré publicou, em 1966, um livro intitulado A História da Imprensa no Brasil, que também poderia se chamar a História Negra da Imprensa brasileira. Infelizmente, é um livro esgotado, apesar de tão fundamental para a compreensão da nossa história política. Pode ser baixado, no entanto, neste site.

Sugiro a leitura do último capítulo, a Crise da Imprensa, do qual reproduzo e comento alguns trechos: