quarta-feira, 13 de março de 2013

Dilma “asfixia” mídia alternativa

Por Juliana Sada, no blog Escrevinhador:

Nesta segunda-feira, a redação da revista “Caros Amigos”, que estava em greve desde sexta-feira (08/03), foi alvo de uma demissão coletiva. Nas redes sociais, leitores protestaram, considerando a atitude incompatível com uma revista de esquerda. Wagner Nabuco, diretor da Editora Casa Amarela, responsável pela publicação, alegou “quebra de confiança” da equipe, e afirmou ter sido surpreendido pela declaração de greve dos onze integrantes da redação.

Retrocesso na comunicação no DF

Por Jonas Valente, no Observatório do Direito à Comunicação:

O Distrito Federal ganhou visibilidade na área de comunicação com a proposta de criação de um Conselho de Comunicação Social e com a aprovação de outras propostas - como a criação de uma TV Pública Distrital e de um fundo para estimular produções de veículos alternativos - no 1º Seminário de Comunicação do Distrito Federal (#ComunicaDF). O evento foi organizado a partir de um diálogo entre entidades da sociedade civil e a atual gestão Agnelo Queiroz iniciado desde o pós-eleição, em 2010.

Sobre o Canal do Sertão Alagoano

Por Cadu Amaral, em seu blog:

Foram inaugurados os primeiros 65 km (do total de 250 km) do Canal do Sertão Alagoano na cidade de Água Branca. Uma obra que, quando concluída, deverá levar água a mais de um milhão de pessoas. A presidenta Dilma Rousseff (PT) esteve pessoalmente para solenidade e garantiu mais R$ 1,1 bilhão para a construção da obra até o Km 122. O Canal teve seu início em 1991 e, após garantir vários e vários votos a quem não dá a mínima para o povo mais pobre, teve as águas passando por ele 22 anos depois.

Minas debate liberdade de expressão

Do sítio do Centro de Estudos Barão de Itararé:

A Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) acolherá, no dia 20 de março de 2013, o Colóquio “Liberdade de Expressão: as várias faces de um desafio”. Promovido por um grupo interdisciplinar de pesquisadores das áreas de Ciência Política, Comunicação Social e Filosofia, o evento também atravessa fronteiras institucionais, envolvendo professores da UFMG, da PUC-Minas e da Fumec. O Colóquio, que é aberto ao público, integra o conjunto de atividades desenvolvidas pelo Professor Venício Lima – intelectual público de atuação destacada no campo da comunicação política – em sua visita acadêmica à UFMG.

O absurdo das fotos íntimas de Chorão

Por Mauro Donato, no blog Diário do Centro do Mundo:

Que não se aprecie o gênero musical praticado pelo Charlie Brown Jr, é aceitável. Que não se considere Chorão um letrista à altura de Cazuza e Renato Russo – cuja equiparação foi feita causando revolta nos fãs dos dois últimos (embora nenhum dos três chegue aos pés de um Vinícius de Moraes, por exemplo) – é completamente compreensível.

Agora, entre não gostar e desrespeitar, há um pulo. Grande.

Convenção 151: vitória do sindicalismo

Editorial do sítio Vermelho:

Foi comemorada como importante vitória do movimento sindical brasileiro a promulgação pela presidenta da República Dilma Rousseff do Decreto 7.944, que ratifica a Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

A ratificação da Convenção 151 é antiga reivindicação dos trabalhadores brasileiros, sobretudo do setor público. Ela estabelece o direito à organização sindical e a negociação coletiva entre os trabalhadores públicos e seus respectivos gestores, nas três esferas de governo – municipal, estadual ou federal.

Quem será o novo papa?

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

Enquanto os 115 cardeais que vão eleger o novo papa se trancam na Capela Sistina, a imprensa do mundo inteiro continua especulando sobre os favoritos para assumir o lugar de Bento 16. Quem será o novo papa?

Desde o último dia 11 de fevereiro, segunda-feira de Carnaval, quando o mundo foi surpreendido pela renúncia do papa alemão, algo que não acontecia na igreja há 600 anos, parece que o destino da humanidade está sendo jogado em Roma, tal a avalanche do noticiário religioso nestes últimos dias.

As lições do avô ao neto

Por Saul Leblon, no sítio Carta Maior:

Imediatamente após o golpe 1964, os militares tentaram cooptar grandes nomes da política brasileira, cuja credibilidade pudesse mitigar a violência cometida contra a democracia.

Ao então governador de Pernambuco, Miguel Arraes, avô do atual ocupante do cargo, Eduardo Campos, foi dada a opção seca: adesão com renúncia 'espontânea', ou prisão.

O banco dos Brics em março

Por Carlos Tautz, no jornal Brasil de Fato:

Ao longo da 5ª reunião de chefes de estado dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), que acontece em finais de março em Durban (África do Sul), deverá ser anunciada a decisão de fundar um novo banco de desenvolvimento, o banco dos Brics. Tudo indica que ali vão se iniciar os estudos finos sobre a nova instituição, com o anúncio oficial de criação ficando para a 6a Cúpula, a realizar-se no Brasil em 2014.

Folha extingue imperialismo britânico

Por Luiz Carlos Azenha, no blog Viomundo:

A Folha, um jornal que se diz “a serviço do Brasil”, hoje fala em Malvinas britânicas, condena o nacionalismo e fala em partilha dos bens econômicos da região (petróleo) entre argentinos e britânicos. Alguém faltou na aula de História, dos enclaves econômicos portugueses em Goa e Macau, britânico em Hong Kong, holandês na Indonésia, alemão na Namíbia, etc. O editorialista não foi logo na aula de imperialismo! Esqueça tudo aquilo que você aprendeu sobre a guerra do ópio, o Cecil “do Cabo ao Cairo” Rhodes, os campos de concentração britânicos na África do Sul e Quênia (no primeiro caso para tomar os diamantes dos bôeres, no segundo para tomar terras férteis dos luo e kikuyu e produzir chá), etc.

A ameaça neonazista no Rio de Janeiro

Por Altamiro Borges

Na semana passada, em plena comemoração do Dia Internacional da Mulher, o tradicional bairro da Lapa, no centro do Rio de Janeiro, foi coberto por cartazes da organização neonazista “Combat 18”. O número 18 é derivado das iniciais de Adolf Hitler. “A” e o “H” são a primeira e oitava letras do alfabeto. Um dos cartazes ameaçava: “Comunistas e subversivos, o Combat 18 está de olho em vocês... Ninguém será poupado... Estejam preparados, pois a única alternativa para vocês é a morte! Lixo vermelho, a sua hora chegou”.

Aécio Neves ama a Petrobrax!

Por Altamiro Borges

Após criticar a redução das tarifas de energia elétrica e a desoneração da cesta básica, o PSDB decidiu centrar seus ataques contra a Petrobras. Em seminário realizado ontem em Brasília, os tucanos afirmaram na maior caradura que desejam “reestatizar” a empresa. O evento, que serviu de palanque para o cambaleante Aécio Neves, até parece piada pronta. Qual o moral do PSDB para falar sobre a Petrobras? FHC quase destruiu a empresa com o objetivo de privatizá-la, inclusive com a mudança do seu nome para Petrobrax.

Bancos e teles lideram reclamações

Por Altamiro Borges

O Procon-SP divulgou ontem o ranking das corporações com maior número de reclamações no órgão de defesa do consumidor em 2012. O Itaú Unibanco aparece no topo da lista, seguido pela Claro e Bradesco. Entre as 20 empresas mais reclamadas, seis são instituições financeiras e quatro são operadoras de telefonia (veja abaixo). As empresas figuram na lista do Procon quando as queixas e as demandas dos consumidores não são solucionadas na fase inicial do atendimento. Neste caso, é aberto um processo administrativo para que o órgão tente solucionar o problema junto às empresas.

Maduro lança candidatura