segunda-feira, 25 de março de 2013

Os 10 anos da barbárie no Iraque

Fernando Botero/Abu Ghraib
Por Altamiro Borges

A invasão e a barbárie no Iraque completaram 10 anos na semana passada. Os Estados Unidos evitaram festejar a fatídica data. Neste longo período, segundo dados oficiais, mais de 120 mil iraquianos foram assassinados e os EUA gastaram nas operações militares mais do que o PIB brasileiro (cerca de US$ 2,2 trilhões). Outras fontes afirmam que a “guerra” causou mais de meio milhão de mortos e que os tais “prejuízos” foram bem superiores. De qualquer forma, o saldo é extremamente negativo. Um desastre completo!

Dilma e o perigo das pesquisas

Roberto Stuckert Filho/PR
Por Altamiro Borges

As pesquisas Ibope e Datafolha divulgadas na semana passada conflagraram ainda mais o ninho tucano, bagunçaram os cálculos de setores governistas que já ameaçavam promover dissidências e encheram de otimismo os mais chegados ao Palácio do Planalto. Não é para menos. Elas dão folgada vantagem para Dilma Rousseff. Alguns até já falam que ela poderá ser reeleita no primeiro turno em outubro de 2014. Mas é bom ficar esperto. A campanha nem começou e muita água ainda vai rolar embaixo da ponte.

As viagens de Lula, FHC e Aécio

Por Altamiro Borges

Otavinho Frias, dono da Folha, nunca tolerou Lula – “o presidente que não fala inglês”. Com tamanho ódio de classe, seu jornal sempre produz factoides para detonar a imagem do ex-líder operário. Na sexta-feira, o diário acusou o ex-presidente de promover lobby em suas palestras internacionais. Segundo a manchete, “quase metade das viagens de Lula é paga por empreiteiras”. O próprio jornal admite que não há nada de ilegal nestas caravanas. Mas insiste em fustigar Lula, que mantém alta popularidade junto à população!

Dilma deixa os outros comendo poeira

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

Quilômetros de distância separam cada vez mais a presidente Dilma Rousseff dos seus prováveis concorrentes, que continuam comendo poeira na estrada da sucessão, como mostram as novas pesquisas do Datafolha e do Ibope divulgadas nesta sexta-feira.

No Datafolha, Dilma abriu 42 pontos de vantagem (58% a 16%) sobre sua principal competidora, a ex-senadora Marina Silva (sem partido, em busca da formação da Rede para poder ser candidata).

Os acenos da mídia a Eduardo Campos

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Por Alexandre Tambelli, no blog Viomundo:

Muito se fala atualmente da possível candidatura do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, para presidente da República em 2014 e os acenos da velha mídia em dar cobertura à sua empreitada. Candidatura que se confirmada, nascerá dentro da base governista, portanto, de um dissidente da base.

Bucci e Paulo Bernardo, almas gêmeas?

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Por Pedro Pomar, no blog Escrevinhador:

Eugenio Bucci, colunista de O Estado de S. Paulo, ex-presidente da Radiobrás (no governo Lula), acaba de publicar um intrigante texto opinativo, intitulado “O PT contra o ministro do PT”. Nele, Bucci comenta a resolução “Democratização da Mídia é Urgente e Necessária”, aprovada pelo Diretório Nacional do Partido em 1° de março e que foi objeto de editoriais críticos desse mesmo jornal, bem como de ataques do ministro Paulo Bernardo (Comunicações), publicados com destaque pelo mesmíssimo Estadão.