domingo, 21 de abril de 2013

Estadão e Época querem calar Dilma

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Altamiro Borges 

Bem que a presidenta Dilma Rousseff tentou estabelecer um “namorico” com a imprensa direitista. Participou de solenidades e comilanças com os barões da mídia e engavetou o projeto do governo Lula de regulação democrática deste setor monopolizado e manipulador. A sua postura “republicana”, “civilizada”, não serviu para nada. Jornalões, revistonas e emissoras de rádio e televisão estão cada vez mais assanhados contra o atual governo. Neste final de semana, a revista Época, da famiglia Marinho, e o jornal Estadão, da decadente famiglia Mesquita, chegaram a sugerir que a presidenta fique calada!

McDonald's é multado; mídia silencia

Por Altamiro Borges

A Fundação Procon de São Paulo decidiu manter a multa de R$ 3.192.300,00 dada à rede McDonald's pela venda de lanches com brinquedos e pela publicidade voltada ao público infantil. O órgão se baseou no Código de Defesa do Consumidor para punir a poderosa multinacional estadunidense. "Muitas vezes, por meio de brindes relacionados a personagens do mundo infantil, as empresas induzem o consumo, o que caracteriza uma relação abusiva, pois o público infantil é considerado hipervulnerável e ainda está em desenvolvimento de sua posição crítica", explica a assessora técnica do Procon-SP, Andréa Benedetto.

Tomate atinge Ana Maria Braga

Por Altamiro Borges

Na véspera da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, na semana passada, a apresentadora Ana Maria Braga apareceu no seu programa matinal na TV Globo usando um risível colar de tomates. Disse que o produto valia "uma joia"e, desta forma grotesca, reforçou o coro dos banqueiros e da mídia rentista pela elevação da taxa básica de juros. Diante da violenta pressão, o BC cedeu novamente aos donos do dinheiro e subiu em 0,25 pontos os juros, o que terá impacto negativo no ritmo de crescimento da economia e na geração de emprego e renda para milhões de brasileiros.

Por que os EUA são alvo de atentados?

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Só não vi, em todo o copioso material que traguei, uma pergunta.

E é a mãe de todas as perguntas. É a questão essencial.

Por que nós?

Por que, mais uma vez, os Estados Unidos são atingidos por um atentado?

OEA e a farsa do mensalão

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Após o julgamento da Ação Penal 470, vulgo julgamento do mensalão, instalou-se no Brasil uma situação de insegurança jurídica e, mais do que isso, uma das maiores ameaças ao Estado Democrático de Direito do pós-redemocratização. Este é um fato reconhecido por amplos setores do meio jurídico e que vai ganhando cada vez mais força.

As mentiras do presidente do PSDB

Por Umberto Martins, no sítio da CTB:

Entrevistado segunda-feira, 15, no programa Roda Viva da TV Cultura, o presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra, disse que o governo neoliberal liderado por FHC fortaleceu e “desenvolveu” a Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste) com o objetivo de contornar os problemas decorrentes da seca e promover o progresso do Nordeste.

O jogo perigoso de Henrique Capriles

Por Salim Lamrani, no sítio Opera Mundi:

Depois da vitória eleitoral de Nicolás Maduro no dia 14 de abril de 2013, Henrique Capriles Radonski repudiou o sufrágio popular e convocou seus partidários a “expressarem a raiva” e a “frustração” nas ruas, exigindo a recontagem total dos votos. “Descarreguem toda essa indignação”, declarou em uma coletiva de imprensa televisionada pelo canal Globovisión, convocando manifestações massivas contra a autoridade eleita do país.

Redução da maioridade é linchamento

Editorial do sítio Vermelho:

O crime cometido recentemente por um jovem na cidade de São Paulo – o assassinato de um estudante cometido por um ladrão que estava às vésperas de completar 18 anos de idade – provocou forte comoção, recolocou na pauta da mídia conservadora o debate sobre a redução da maioridade penal (que a Constituição fixa em 18 anos de idade), e teve uma resposta oportunista do governador tucano de São Paulo Geraldo Alckmin, que apresentou ao Congresso Nacional um projeto que prevê punições mais duras para jovens que cometam crimes.

Barbosa, Aécio e a "mosca azul"

Por Helena Sthephanowitz, na Rede Brasil Atual:

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, participou hoje (21) de uma cerimônia oficial pelo feriado de Tiradentes, organizada pelo governo de Minas Gerais, em Ouro Preto. Convidado como orador do evento, Barbosa recebeu o Grande Colar, homenagem máxima oferecida a personalidades que, segundo o governo estadual, ajudaram no desenvolvimento de Minas e do Brasil, além de acompanhar e ser acompanhado o tempo todo pelo senador Aécio Neves, candidato do PSDB às eleições presidenciais do ano que vem.

As coincidências entre FHC e a mídia

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Marcos Coimbra, na revista CartaCapital:

A vida é cheia de coincidências. Recentemente, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso publicou um de seus habituais artigos de discussão política. Foi daqueles nos quais assume o papel de farol das oposições. Seu conteúdo era, como se esperaria, fortemente crítico em relação ao governo.

"Briga de bicos" e o desespero tucano

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Altamiro Borges

A jornalista Mary Zaidan postou neste domingo (21) um duro artigo no blog de Ricardo Noblat, hospedado no sítio do jornal O Globo, que revela a gravidade da crise do PSDB. A colunista é famosa por sua ferrenha oposição aos presidentes Lula e Dilma e nunca escondeu as suas ligações históricas com o tucanato. Na sua biografia, Mary Zaidan explícita que foi assessora de imprensa do governador Mario Covas e que participou de seis campanhas eleitorais majoritárias, "incluindo a do prefeito José Serra, em 2004". Ela também foi repórter de política dos jornais O Globo e Estadão. Vale conferir o seu texto revelador:  


Mídia respalda o terrorista Capriles

Por Altamiro Borges

A velha mídia nativa, que mais parece uma sucursal rastaquera do Departamento de Estado dos EUA, tem feito de tudo para desgastar a imagem do novo presidente da Venezuela, apostando na desestabilização do seu governo. Nesta sexta-feira (19), ela não deu qualquer destaque à posse de Nicolás Maduro, que reuniu delegações oficiais de 61 países e foi festejada nas ruas de Caracas. A mídia colonizada preferiu questionar mais uma vez a legitimidade do pleito e amplificar o discurso do governo ianque contra o resultado eleitoral. Ao mesmo tempo, ela evita criticar as ações terroristas, incentivadas pelo candidato derrotado da direita, o ricaço Henrique Capriles, que resultaram no assassinato de oito militantes bolivarianos.

O luxuoso banheiro de Joaquim Barbosa

Por Altamiro Borges

Durante o midiático julgamento do chamado "mensalão do PT", o ministro Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), virou o novo herói dos falsos moralistas - que lembram os golpistas da velha UDN. Nas vésperas das eleições municipais, por motivos óbvios, ele foi a principal estrela da TV Globo. Também ganhou uma capa bajuladora da revista Veja. Vários "calunistas" da velha mídia chegaram a lançar seu nome para a disputa presidencial em 2014. Só que o mundo dá voltas e, aos poucos, o Batman - como foi apelidado por setores embasbacados da imprensa - vai tirando a máscara.

Anarnet e o Marco Civil da Internet

Por Tatiane Pires, em seu blog:

A Agência de Autorregulação da Internet (Anarnet), conforme textos publicados em sites de notícias sobre tecnologia, é uma agência com o objetivo de reunir opiniões de empresas, organizações não governamentais e membros da sociedade civil sobre a Internet no Brasil. Segundo o site convergecom.com.br, Coriolano A. de Almeida Camargo Santos é o diretor presidente da agência, cuja proposta é atuar nos moldes do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar). O site também informa que a maioria dos assentos nas comissões deliberativas devem ser ocupados por entidades como Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Fecomercio, Conselho Regional de Medicina de São Paulo (CRM-SP) e OAB-SP.