sexta-feira, 7 de junho de 2013

DEM estrebucha na tevê

http://www.ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Altamiro Borges

O DEM exibiu ontem (6) o seu programa partidário em rede nacional de rádio e tevê. Nos 10 minutos de duração da patética peça publicitária, os demos atacaram o governo Dilma, bajularam o ex-presidente FHC e tentaram vender a imagem de que a legenda está cada vez mais forte e realiza ótimas gestões nas poucas prefeituras conquistadas em 2012. Um dia após o programa, porém, a mídia divulgou que a única governadora da sigla, Rosalba Ciarlini, deve mesmo se filiar ao PTB, abandonando o cortejo fúnebre dos demos rumo ao inferno – isto se o diabo permitir tão péssima companhia.

O Brasil que queremos


Obama, cada vez mais parecido com Bush

Por José Antonio Lima, na revista CartaCapital:

No último dia 23, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fez um discurso em Washington no qual defendeu as políticas contraterrorismo de seu governo. Na metade da fala, Obama comentou o desafio de lidar com ameaças internas por conta do “orgulhoso compromisso com liberdades civis” para todos que moram nos EUA. Disse Obama: “É por isso que, nos próximos anos, vamos trabalhar duro para obter o equilíbrio apropriado entre nossa necessidade por segurança e a preservação das liberdades que nos fazem quem somos”. Está claro que o equilíbrio, cada vez mais, pende para o lado da segurança.

Solidariedade aos indígenas em luta

http://latuffcartoons.wordpress.com
Do sítio do MST:

O MST manifesta solidariedade aos indígenas que lutam no Mato Grosso do Sul em defesa dos seus territórios e contra a apropriação das terras pelo agronegócio.

O Estado brasileiro, com a decisão de expulsar os indígenas da fazenda Buriti e a ação da Polícia Federal para fazer a reintegração de posse no município de Sidrolândia, age para defender o direito dos fazendeiros, em vez de cumprir o que está previsto na Constituição.

Standard & Poor’s endossa a mídia

Por Saul Leblon, no sítio Carta Maior:

Finalmente, uma agencia de risco internacional atende aos clamores da mídia brasileira e endossa a ‘percepção’ de um país em ‘espiral descendente’.

Não importam as flutuações estatísticas; avalia-se com indiferença o vigor do mercado doméstico; desdenha-se do denso feixe de obras de infraestrutura e logística social em marcha na economia.

Vitória da diplomacia brasileira

Por José Dirceu, em seu blog:

O ex-ministro da Secretaria de Direitos Humanos (SDH) do governo Lula, Paulo Vannuchi, foi eleito na noite de ontem na cidade de Antígua (Guatemala) para uma das três vagas de conselheiro na Comissão de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (CIDH-OEA). As outras duas vagas ficaram com os candidatos dos EUA, James Cavallaro, e do México, José de Jesús Orozco Henríquez.

Jornalista tem complexo de elite

Por Cynara Menezes, no blog Socialista Morena:

Quando eu trabalhei na Folha de S.Paulo pela primeira vez, em 1989, fui demitida porque confundi fisicamente o irmão de PC Farias, Luiz Romero, com o cientista político Bolívar Lamounier (parece bizarro, mas eles eram de fato parecidos). Na época, fiquei muito triste porque me pareceu uma bobagem diante dos furos que tinha dado em minha passagem-relâmpago por lá, e me senti como a namorada que é chutada no auge da paixão. Depois, refletindo, vi que foi a melhor coisa que poderia ter acontecido ao meu ego de fedelha de 22 anos que já estava se achando, em pleno início de carreira, uma das maiores jornalistas do país. Também foi importante por me fazer perder rapidamente a ilusão de ser imprescindível e não apenas um parafuso na engrenagem deste grande negócio que se chama imprensa. Descobri cedo qual era o meu lugar.

Debate lança Barão de Itararé de SP

Foto: Felipe Bianchi/Barão de Itararé
Por Felipe Bianchi, no sítio do Centro de Estudos Barão de Itararé:

A importância da regulação da mídia para a consolidação da democracia no Brasil e o Projeto de Lei de Iniciativa Popular da Mídia Democrática foram tema de debate nesta quinta-feira (6). A atividade, que marcou o lançamento do núcleo do Centro de Estudos Barão de Itararé em São Paulo, contou com a participação dos jornalistas Mauro Santayana e Raimundo Pereira, dos professores Dennis de Oliveira e Laurindo Leal Filho, e de Renata Mielli, secretária-geral do Barão de Itararé e integrante da Executiva do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC).

Gugu e a crise na TV Record

Por Altamiro Borges

O apresentador Gugu Liberato pediu demissão nesta quinta-feira (6) da TV Record. Segundo o jornalista Ricardo Feltrin, do UOL, “tirado do SBT a peso de ouro em junho de 2009 para ser o principal artista da Record, ele não suportou a pressão e o corte de verbas de seu programa, realizados nos últimos meses. Decidiu deixar a emissora do bispo Macedo mais de quatro anos antes do fim oficial de seu contrato. O ‘Programa do Gugu’ do próximo domingo será o último do apresentador... Gugu não via mais condições de fazer o programa, uma vez que a emissora cortou praticamente toda sua verba de produção. Se continuasse, ele teria de fazer um programa exclusivamente de auditório”.

Vannuchi na OEA; mídia perde mais uma

Por Altamiro Borges

O brasileiro Paulo Vannuchi foi eleito na noite desta quinta-feira (6) como um dos três novos integrantes da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH). A escolha ocorreu durante a Assembleia Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), que ocorre em Antigua, na Guatemala. O ex-ministro da Secretaria de Direitos Humanos do governo Lula vai cumprir um mandato de três anos (2014-2017) ao lado de James Cavallaro, dos EUA, e do reeleito José de Jesús Orozco Henríquez, do México.

À mesa com Henfil e Quino

Por Mouzar Benedito, no Blog da Boitempo:

Era final de 1981, e eu, desempregado, demitido do Senai como militante de esquerda, andava catando frilas aqui e ali para pagar o aluguel. Foi quando recebi um telefonema da Global Editora. Fiquei surpreso.

José Carlos Venâncio, editor da Global, me oferecia um trabalho muito bom. Contou que tinha muita vontade de publicar uma versão brasileira da revista “Mafalda”, entrou em contato com Quino e fez sua proposta. Quino topava, com uma condição: que Henfil fizesse a versão brasileira. Mas o Henfil era muito ocupado, não tinha tempo para isso. José Carlos falou sobre essa dificuldade com Paulo Schilling, chegado havia pouco tempo do exílio e autor de alguns livros que a Global publicaria.

Ataque na mídia, olho na grana

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

A nota do Deutsche Bank falando em “má vontade” do mundo das finanças com o Brasil não veio do nada.

Com o combustível fornecido por fatos reais – a queda no ritmo de crescimento – incendiado com o sopro de uma imprensa catastrofista, os falcões do mercado financeiro esticaram suas garras sobre o projeto brasileiro de crescer pela via da produção, não pelo ilusório caminho do volátil capital especulativo.

O significado de Barroso no STF

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

É mais do que razoável esperar para comemorar a nomeação de Luís Roberto Barroso até que encurte bem a distância entre a teoria e a prática de suas palavras ao ser sabatinado pelo Senado, pois tais palavras deram razão ao entusiasmo de “gregos” e “troianos”, ou seja, dos que aprovam e desaprovam o resultado provisório do julgamento do mensalão.

Cuba, EUA e o terrorismo

Por Salim Lamrani, no sítio Opera Mundi:

Desde 1982, Cuba faz parte da lista das nações que patrocinam o terrorismo internacional, estabelecida pelo Departamento de Estado dos EUA, com a aplicação de sanções como consequência. A administração republicana de Ronald Reagan decidiu incluir a ilha pelo apoio que dava aos movimentos revolucionários da América Latina, em particular em El Salvador. Naquela época, o governo conservador tinha decidido abandonar a política de aproximação a Havana que seu predecessor James Carter havia estabelecido, quando se estava a ponto de normalizar as relações com Cuba.

A mídia e a sexualidade juvenil

Por Marcos Aurélio Ruy, no sítio da UJS:

A professora de jornalismo e comunicação de massa na Universidade de Iowa (EUA), Meenakshi Gigi Durham, identifica os mitos criados pela mídia no tratamento da sexualidade, com efeitos nocivos para o desenvolvimento das meninas e a a liberdade das mulheres. É o que chama de Efeito Lolita: cada vez mais a mídia atinge garotas mais jovens.

O latifúndio multinacional

Por Mauro Santayana, em seu blog:

Os grandes bancos já controlam, mediante o sistema constituído dos fabricantes de agrotóxicos, como a Monsanto, intermediários, exportadores, importadores e compradores locais, usinas de beneficiamento, bolsas de futuros, silos e armazéns, o mercado mundial de alimentos. Agora, associados aos governos dos países centrais, estão avançando sobre as terras onde ainda há áreas férteis disponíveis. Só existem dois continentes com essa possibilidade: a África e a América do Sul. 

Inflação e hipocrisia da burguesia

http://www.ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por João Pedro Stedile, no sítio Terra Magazine:

A imprensa burguesa tem propagandeado que a inflação está fora do controle com a divulgação de noticias, artigos e comentários de políticos de oposição ao governo federal.

Com isso, colocam o tema dos preços como um fantasma atrás da porta de cada família brasileira, prestes a assaltá-la e tomar o seu dinheiro.

Os dilemas da política econômica

Por Luis Nassif, em seu blog:

Os dilemas da política econômica são da seguinte ordem.

Há três desafios centrais:
1. Inflação.
2. Crescimento.
3. Contas externas.

É possível conviver com um pouco mais de inflação, um pouco menos de crescimento. Mas quando chega a hora da verdade das contas externas, o dólar explode e a economia é revirada de pernas para o ar.

A Colômbia na OTAN?

http://www.azalearobles.blogspot.com.es/
Por Luis Gutiérrez Esparza, no sítio da Adital:

Os três mil quilômetros de fronteira entre o México e os Estados Unidos são a fronteira da América Latina com a Aliança Atlântica.

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, decidiu assumir abertamente filiações e lealdades que havia mantido sob um véu de dissimulo, acentuado por algumas decisões de política exterior e sua disposição a negociar com as Farc e, no sábado passado, anunciou que seu governo iniciará uma "aproximação” à Otan, com o propósito de um possível ingresso. Vale à pena recordar que o tema não é precisamente novo: em 2008, o Círculo Latinoamericano de Estudios Internacionales (Claei) denunciou o envio de um contingente militar colombiano ao Afeganistão, como parte das forças da Aliança Atlântica.

O frágil limite da liberdade

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

Os jornais de quinta-feira (06/06) dão destaque à manifestação patrocinada pelo líder religioso Silas Malafaia em Brasília, onde algumas dezenas de milhares de ativistas de igrejas ditas evangélicas marcaram pública e organizadamente suas opiniões sobre questões polêmicas como a descriminalização do aborto e o direito à união civil de homossexuais.