terça-feira, 2 de julho de 2013

Serra voltou. Vai atropelar Aécio?

http://www.ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Altamiro Borges

A Folha tucana registrou hoje – não se sabe se triste ou feliz – que “Serra volta à cena política”. Segundo a reportagem, o seu retorno é surpreendente. “Submerso há quase oito meses, ex-governador José Serra (PSDB-SP) decidiu voltar a atuar tanto nos bastidores quanto em frente aos holofotes no momento em que o governo da presidente Dilma Rousseff (PT) atravessa a sua maior crise. Nas últimas quatro semanas, Serra reativou contatos com economistas e cientistas políticos de sua confiança, encomendou estudos sobre a situação fiscal do país e colocou na ponta do lápis o impacto de medidas anunciadas pelo governo federal ou pelo Congresso para fazer frente à crise atual”.

Juros e o vandalismo do deus-mercado

Por Altamiro Borges

Na próxima semana, nos dias 9 e 10 de julho, o Comitê de Politica Monetária (Copom) do Banco Central volta a se reunir para discutir a situação da economia e definir a nova taxa básica de juros, a Selic. Para usar um termo em moda nas últimas semanas, marcadas pela onda de protestos que agita o país, tudo indica que a reunião resultará em mais um ato de “vandalismo” contra o Brasil. A mídia rentista e os tais analistas do mercado – nome fictício dos porta-vozes dos banqueiros – já dão como certa uma nova alta dos juros, a terceira seguida, com os seus efeitos perversos e destrutivos para a sociedade e para a economia nacional.

TV Globo é repudiada até em Londres

Os trabalhadores entram em cena

Por Altamiro Borges

Dirigentes das principais centrais sindicais brasileiras se reuniram nesta segunda-feira (1) para acertar os detalhes do Dia Nacional de Luta com Greves e Mobilizações, marcado para 11 de julho. No bojo dos protestos de rua que agitam o país, os trabalhadores entram em cena de forma organizada para apresentar sua pauta de reivindicações e para disputar os rumos do movimento. O ato unitário está sendo organizado pela CUT, Força Sindical, CTB, UGT, Nova Central, CGTB, CSP-Conlutas e CSB. Ele também conta com o apoio dos movimentos sociais, como a UNE e o MST.

Protesto na porta da Globo no RJ

Do jornal Correio do Brasil:

As ruas do Jardim Botânico, elegante bairro na Zona Sul do Rio de Janeiro, estarão tomadas no final da tarde desta quarta-feira. Acostumados com os desfiles carnavalescos do Monobloco, que entopem o bairro de foliões, no carnaval, os moradores das cercanias entre a avenida principal e as transversais, até a Rua Von Martius, verão uma manifestação mais concisa. Confirmados na página Ocupe a Rede Globo, em uma rede social, mais de 2 mil manifestantes realizarão, em frente à entrada da emissora, um ato público contra a cartelização da mídia no país.

Mídia também é alvo de protestos

Por Bruno Marinoni, no Observatório do Direito à Comunicação:

Quem participou dos atos públicos ocorridos no mês de junho, que iniciaram criticando o aumento da passagem de ônibus e passaram a falar de quase tudo, puderam observar algumas iniciativas individuais, espontâneas e esporádicas de se falar do monopólio das comunicações e das tentativas de manipulação da opinião pública por parte da mídia. Conforme o sentimento crescia em meio aos manifestantes, tomou-se a iniciativa de articular essa insatisfação e transformar a dispersão em força transformadora.

Começou a verdadeira guerra da mídia

http://www.ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Luis Nassif, em seu blog:

Estourou a guerra Google x Globo.

Antes de entrar nos detalhes, vamos entender melhor o que ocorreu no universo midiático nos últimos anos.

Desde meados dos anos 2000 estava claro, para os grandes grupos de mídia, que o grande adversário seriam as redes sociais.

Ato "Ocupe a Rede Globo"


"Aula pública" sobre mídia


Do sítio do Centro de Estudos Barão de Itararé:

Na quarta-feira (3), o movimento pela democratização da comunicação volta a se reunir no vão do MASP, em São Paulo, e convida todos os interessados a participarem de uma 'aula pública' sobre o tema. Além disso, também ocorrerá um flashmob com cartazes pela aprovação do Marco Civil da Internet, projeto de lei considerado por diversos especialistas como uma das legislações mais avançadas do mundo sobre o tema, mas estacionado no Congresso. O evento acontece a partir das 19h e dá continuidade à Assembleia Popular sobre Mídia e Democracia, realizada na semana anterior. Confira o texto que convoca o ato e o roteiro da aula:

Sonegadores solapam a democracia

Por Heloisa Villela, no blog Viomundo:

As contas, alíquotas e percentagens podem ser complicadas. Mas o raciocínio é muito simples.

O rio vem correndo seu curso. Chega a uma bifurcação. Se uma bomba puxa água para a vertente da direita, o lado esquerdo vai secando…

Por isso a organização Tax Justice Network (Rede de Justiça nos Impostos), um coletivo de economistas, advogados, contadores, escritores e outros tantos, briga por uma definição mais clara e ampla do conceito de corrupção e combate o segredo que envolve os chamados refúgios fiscais.

PSDB e aliados temem o povo

Por Cadu Amaral, em seu blog:

Todos os debates dos últimos dias giram em torno da reforma política. O tucanato e seus aliados, dentro e fora dos partidos, insistem em defender a tese de que, além de não responder ao “calor das ruas”, o plebiscito para uma reforma política é uma agenda apenas do PT. No Globo isso já havia sido afirmado por um dos filhos do Roberto Marinho, responsáveis pelo periódico carioca. E o Aécio Neves, pré-candidato do PSDB a 2014 repetiu tudo isso em seu último artigo na Folha de S. Paulo.

Globo recebeu mensalão dos EUA

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Uma reportagem publicada esta semana no site Carta Maior, fundamentada em livros de jornalistas e historiadores americanos, descreve como os Estados Unidos financiaram empresas brasileiras de mídia, sobretudo as Organizações Globo, para defender seus interesses econômicos, em detrimento do Brasil.

Um trecho:

O estranho caso Globo versus Receita

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

E a Globo piscou.

Admitiu que foi obrigada a pagar 615 milhões de reais à Receita Federal depois de ter sido pilhada numa trapaça fiscal.

A admissão veio numa nota oficial de extraordinário poder desmoralizante para a Globo. Mas o caso não terminou aí. A mesma fonte da Receita que vazou a informação voltou à carga com uma nova acusação explosiva: ao contrário do que a Globo disse, o acerto com o fisco não teria sido feito.

José Serra não toma jeito

http://www.ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por José Dirceu, em seu blog:

O presidenciável da oposição em 2002 e 2010, ex-governador José Serra, não toma jeito. Depois de oito meses de hibernação que se sucederam à sua derrota na disputa pela prefeitura de São Paulo, período em que fez raras aparições e concedeu pouquíssimas entrevistas, ele ressurge para criticar e acusar a presidenta da República de antecipar a campanha eleitoral de 2014.

Manifestações e a torre de marfim

Por Frei Betto, no sítio da Adital:

As recentes manifestações de rua no Brasil surpreenderam os governos – municipais, estaduais e federal. Autoridades, perplexas, se interrogam: como é possível? Quem está por trás? Quem monitora? E reagem com a única e malfadada lição aprendida em 21 de ditadura: repressão policial.

A direita vai comemorar o quê?

Por Flávio Aguiar, no sítio Carta Maior:

É claro que a baixa da nossa presidenta nas pesquisas – de popularidade e de intenção de voto – provocou animação nos arraiais da direita brasileira, do Oiapoque ao Chuí e da extrema à média.

Mas pensando e pesando bem, a direita (incluindo a oposição parlamentar) não tem muito que comemorar. A menos que já tenho incorporado Marina às suas hostes (e suportado a idéia).

Quem mais cresce nas pesquisas

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

A presidente Dilma Rousseff e o governador paulista Geraldo Alckmin, candidatos à reeleição; o governador Cabral, no Rio, e os prefeitos Fernando Haddad, em São Paulo, e o carioca Eduardo Paes, todos despencaram nas pesquisas de avaliação dos governos e/ou intenções de voto do Datafolha para as próximas eleições. Governantes de diferentes níveis ficaram na poeira depois do tsunami das manifestações de protesto em junho contra tudo e contra todos. Todos perderam pontos.