segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Siemens e Alstom patrocinam o Ethos

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

O nosso país não é uma maravilha…

A Siemens e a Alstom, duas campeãs mundiais no pagamento de suborno (clique aqui e aqui para ver o currículo global de suborno de cada uma) patrocinam, no Brasil, ninguém menos que o Instituto Ethos, uma organização que tem como objetivo, diz ela, combater “a utilização do tráfico de influência e o oferecimento ou o recebimento de suborno ou propina por parte de qualquer pessoa ou entidade pública ou privada”.

Datafolha e os desafios do governo

Por José Dirceu, em seu blog:

A pesquisa Datafolha, primeiro a publicada no sábado com a avaliação dos brasileiros sobre a presidenta Dilma Rousseff e sua gestão, e depois a divulgada no domingo sobre a eleição nacional de 2014, dá segurança ao governo e ao PT para recompor a base aliada e repactuar a coalizão de governo.

Juventude organiza jornada de lutas

Do sítio Vermelho:

A Jornada de Lutas da Juventude Brasileira, que começa na terça-feira (13), pretende mobilizar os jovens brasileiros em prol de mudanças e conquistas coletivas. Em Brasília e em várias outras capitais do país uma ação organizada pela UNE, UBES, ANPG e diversas - UEEs, CAs e DCEs - irá ocupar as universidades e as ruas, dando visibilidade às principais reivindicações do movimento estudantil.

Alstom e Siemens financiaram Alckmin

Por Andre Barrocal, na revista CartaCapital:

As multinacionais Alstom e Siemens ajudaram a financiar a campanha do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, quando o tucano disputou o cargo em 2002. Na eleição seguinte, os atuais secretários estaduais José Anibal (Minas e Energia) e Julio Semeghini (Planejamento), ambos do PSDB, e Rodrigo Garcia (Desenvolvimento Social), do DEM, e o líder de Alckmin na Assembléia Legislativa, o tucano Barros Munhoz, receberam contribuições de uma ou de outra empresa.

TV dos Engenheiros discute mídia

Por Rosângela Ribeiro Gil, no sítio do Sindicato dos Engenheiros de São Paulo:

Um dos temas levantados nas manifestações que tomaram as ruas brasileiras em junho último, e prossegue com força total no país, é o da democratização da mídia nacional. O programa de televisão do SEESP, o Jornal do Engenheiro (JE), entra no debate. Por isso, nesta semana, o jornalista Altamiro Borges, presidente do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, mostrará quais as mudanças necessárias para que os meios de comunicação se tornem mais democráticos e representativos dos interesses da sociedade brasileira.

Noblat e o "gigante adormecido"

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Altamiro Borges

Em seu blog hospedado no sítio do jornal O Globo, o jornalista e militante Ricardo Noblat faz hoje (12) uma conclamação entusiástica para novos protestos de rua. Ele está indignado e dá tiros para todos os lados. No texto intitulado "O gigante dormiu. De novo", ele critica o relator do regimento do Senado, Edison Lobão Filho (PMDB), que "decidiu sumir com a palavra ética" do documento, e condena o uso de dinheiro público em campanhas eleitorais. Como sempre, porém, a indignação de Noblat é seletiva. Ele não fala nada, por exemplo, da sonegação bilionária das Organizações Globo.

Veríssimo, a mídia e o "sapo barbudo"

Serra entra na pesquisa e ameaça Aécio

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

A pedidos, de tanto insistir, José Serra voltou a entrar na lista de presidenciáveis pesquisados no novo Datafolha. Alcançou 14% num dos cenários, quatro a mais do que Aécio Neves, seu companheiro (?) de partido, que teve a candidatura apoiada esta semana pelos 27 presidentes de diretórios estaduais do PSDB.

Área cerebral primitiva de internautas

Por Leonardo Sakamoto, em seu blog:

Há algumas palavras-chave que ativam uma área violenta e primitiva do cérebro de leitores na internet. Quando surgem, eles ignoram totalmente o contexto em que estão inseridas, deixam de lado a necessária ponderação presente nos ambientes de diálogos construtivos e soltam Cérbero, o cão que guarda a porta do Tártaro, para cima do insolente que ousou dizer tal heresia.

Para esse pessoal, a interpretação de texto funciona da seguinte forma:

O propinoduto e a blindagem tucana

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Ainda é cedo para procurar equivalências entre o esquema financeiro que deu origem ao mensalão petista e o esquema que está por trás dos negócios sombrios que envolvem duas décadas de gestão tucana em São Paulo.

O que já se pode assegurar é que em matéria de autoproteção o esquema tucano mostrou-se muito mais eficiente.

Fora do eixo, mas dentro do foco

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Uma das campanhas mais antigas que faço nas redes sociais é contra a sua tendência ao linchamento. A própria estrutura das redes, construída em camadas espiraladas, qual uma cebola, inspira ações neste sentido. Ao abrir sua TL de Facebook ou Twitter e ver seus amigos fazendo ou reproduzindo uma denúncia, sua inclinação natural, humana, é aderir. Daí os seus próprios amigos sentem a mesma coisa. A coisa vai crescendo, em ritmo geométrico, e na proporção negativa de qualquer espaço para o outro lado apresentar um ponto-de-vista.

O lado mais sujo da Monsanto

Por Marianne Falck, Hans Leyendecker e Silvia Liebrich, no sítio Outras Palavras:

O grupo americano Monsanto (1) é um gigante no agronegócio – e é o número um na área da controvertida tecnologia genética “verde”. Para seus opositores, a Monsanto é um inimigo assustador. E continuam acontecendo coisas intrigantes que fazem o inimigo parecer ainda mais aterrorizante.

Dez anos sem Roberto Marinho

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Então são dez anos sem o Doutor Roberto Marinho, um homem nas próprias palavras “condenado ao êxito”, completados agora em agosto.

Lembremos sua jornada quase centenária sobre esta terra, contritos, e agradeçamos a ele por: