domingo, 25 de agosto de 2013

O propinoduto e o apartamento de FHC

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

O dono do banco onde estava a conta “Marilia” – que abastecia o propinoduto da Siemens, no cartel dos trens de São Paulo – é a mesma pessoa que vendeu o apartamento adquirido pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, logo que deixou a presidência. E é um veterano conselheiro de políticos. Trata-se do banqueiro Edmundo Safdié. Em 2006, tornou-se réu, acusado de lavagem de dinheiro do ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta, incurso na Ação Pena Pública no. 2004.61.81.004588-1, que tramita em segredo de Justiça - http://www.jfsp.jus.br/20061031celsopitta/

As restrições ao direito de resposta

Por João Brant, no Observatório do Direito à Comunicação:

Desde 2009, quando a Lei de Imprensa foi considerada incompatível com a Constituição Federal, o direito de resposta nos meios de comunicação está sem regulamentação. Quatro anos depois, está na ordem do dia do Senado Federal um projeto que pode regulamentar este direito fundamental, previsto no artigo 5º da Constituição. O projeto 141/2011, do senador Roberto Requião (PMDB-PR), define as condições, prazos e trâmites para aplicação do direito. Contudo, o relatório aprovado pelo Conselho de Comunicação Social (CCS), na última semana, propõe uma modificação no texto que pode restringir a aplicação do direito e aumentar a judicialização nos casos de ofensa.

A recepção aos médicos estrangeiros

Do sítio Vermelho:

Durante o final de semana, em todas as cidades onde desembarcaram os profissionais de saúde estrangeiros, representantes de movimentos sociais organizaram atos de apoio e solidariedade aos que chegaram ao Brasil para trabalharem no Programa Mais Médicos, do governo federal.

Alckmin presenteia mídia amiga

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

A internet está agitada neste final de semana por conta de uma compra de alguns milhares de assinaturas da Veja, da Folha e do Estadão pelo governo do Estado de São Paulo.

É dinheiro público, extraído do orçamento da educação. As publicações supostamente vão ser lidas pelos alunos das escolas públicas de São Paulo, e isso os ajudará em sua formação.

Mídia esconde conta tucana na Suíça

Por Altamiro Borges

Desde sexta-feira (23) circula nas bancas do país a edição da revista IstoÉ com mais uma bomba contra o PSDB. Segundo a reportagem, os tucanos movimentaram R$ 64 milhões, entre 1998 e 2002, numa conta secreta (número 18.626) no banco Safdié (atual Leumi), da Suíça. A grana teria origem nas propinas pagas pela Siemens e Alstom nos governos paulistas de Mário Covas, José Serra e Geraldo Alckmin. Parte do dinheiro foi depositada em nome de Jorge Fagali Neto, ex-secretário de FHC. A denúncia é devastadora e bem documentada, mas até agora não mereceu qualquer destaque nos jornais Folha, Estadão e O Globo e nem foi citada no Jornal Nacional.

A gangorra do câmbio

Por Paulo Kliass, no sítio Carta Maior:

Um dos maiores engodos que tentam nos passar os defensores do enfoque autenticamente liberal aplicado ao fenômeno econômico é a suposição de que tudo nas relações em uma sociedade capitalista pode ser precificado nos moldes daquilo que eu costumo chamar de “mercado da batatinha”. Ou seja, todos os bens e serviços estariam submetidos à livre ação das forças de oferta e de demanda, fazendo com que os seus respectivos preços sejam determinados em função da dinâmica de equilíbrio de mercado.

O heroísmo das rádios comunitárias

A força da blogosfera no Brasil

Tarifas bancárias sobem até 83%

Por Malu Damázio, na Rede Brasil Atual:

Sem regulação por parte do Banco Central, as tarifas bancárias têm sofrido altas abusivas. O Instituto de Brasileiro Defesa do Consumidor (Idec) lançou nesta semana um estudo comparativo sobre o comportamento das tarifas nos últimos cinco anos. A pesquisa mostra que, durante esse período, os pacotes bancários sofreram reajustes de até 83%, frente a uma inflação de 32%.

As oscilações de Dilma no Ibope

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

O que aconteceu de tão grave no país de uma pesquisa para outra capaz de justificar as abruptas oscilações na avaliação positiva do governo de Dilma Rousseff no Ibope?

Primeiro, Dilma despencou dos 63% de ótimo e bom, que tinha antes do início das manifestaçoes de junho, para 31% em 12 de julho, sua avaliação mais baixa desde a posse.

Monsanto expõe calcanhar-de-aquiles

Por Taís González, no sítio Outras Palavras:

Nada como um teste prático, sob pressão social, para verificar o que há por trás dos discursos de “respeito ao consumidor” e “responsabilidade social” das grandes corporações. Nos últimos anos, a Monsanto – maior empresa agrícola do mundo e principal desenvolvedora de sementes transgênicas – multiplicou seus investimentos em publicidade. Passou a atuar de modo intenso nas próprias redes sociais. Desdobrou-se para “demonstrar” que seus produtos são benéficos, para a saúde humana e o ambiente.

Lula e Lulinha não são bilionários

Por Renato Rovai, em seu blog:

Nesta sexta-feira, 23, a revista Forbes publicou um texto, assinado pelo colaborador Ricardo Geromel, que na sua apresentação “afirma que cobre bilionários e tudo relacionado ao Brasil”. Na nota, intitulada Is Lula, Brazil’s Former President, A Billionaire? (Lula, ex-presidente do Brasil, é um bilionário?), Geromel explica a metodologia da revista para elaborar o seu ranking de bilionários e aborda as insinuações de que Lula e seu filho, Lulinha, seriam bilionários.

Marina sai de cena, Serra entra

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br
Por Mauricio Dias, na revista CartaCapital:

Parece definida a situação de Marina Silva em relação à eleição presidencial de 2014. Como não há mais tempo hábil para cumprir as exigências legais para a Rede Sustentabilidade formalizar o registro junto ao Tribunal Superior Eleitoral, ela não tem opção. Fica fora da competição ou, até o dia 4 de outubro, põe o pé no estribo do primeiro bonde que passar. No entanto, Marina tornou proibido falar em “plano B”.

Serra, Alvaro Dias e o racha no PSDB

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br
Por Altamiro Borges

O jornalista Josias de Souza, sempre bem enturmado no ninho tucano, dá hoje (25) uma notícia bombástica em seu blog na Folha:

"A pregação de Serra em favor da realização de prévias no PSDB não orna com os movimentos que ele executa longe dos refletores. Na boca do palco, Serra disse que, dependendo das regras, pode medir forças com Aécio Neves. Atrás das cortinas, Serra instou o senador paranaense Alvaro Dias a deixar o PSDB junto com ele para compor sua chapa presidencial na posição de vice".