quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Livro bomba: O príncipe da privataria

Do sítio da Editora Geração:

Uma grande reportagem, 400 páginas, 36 capítulos, 20 anos de apuração, um repórter da velha guarda, um personagem central recheado de contradições, poderoso, ex-presidente da República, um furo jornalístico, os bastidores da imprensa, eis o conteúdo principal da mais nova polêmica do mercado editorial brasileiro: O Príncipe da Privataria – A história secreta de como o Brasil perdeu seu patrimônio e Fernando Henrique Cardoso ganhou sua reeleição (Geração Editorial, R$ 39,90).

Marx, Lênin, Gramsci e a imprensa

Por Altamiro Borges

Diante do poder alcançado pela mídia hegemônica e das ilusões ainda existentes sobre seu papel, revisitar as idéias de intelectuais marxistas sobre o tema é da maior importância e causam surpresa por sua enorme atualidade. Marx, Lênin e Gramsci, entre outros pensadores revolucionários, sempre destacaram o papel dos meios de comunicação. Exatamente por entenderem a importância da luta de idéias, do fator subjetivo na transformação da sociedade, fizeram questão de desmascarar o que chamavam, sem meias palavras, de “imprensa burguesa” e de realçar a necessidade da construção de veículos alternativos dos trabalhadores.

Quem é Roger Pinto Molina?

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br
Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Nossos colunistas políticos são uma piada. Agora deram para endeusar um político boliviano corrupto e um diplomata irresponsável. Noblat, num texto de opinião publicado hoje no Globo, empilha uma quantidade incomensurável de asneiras, alinhavadas numa sintaxe deprimente, para comparar a situação do corrupto aos milhões de judeus torturados e mortos em campos de extermínio nazista. Já na Folha, Cantanhade compara diplomata irresponsável, que botou em risco a vida do asilado, à José Bustani, o corajoso membro do Itamaraty que enfrentou o império ao afirmar, enquanto diretor da agência de armas químicas da ONU, a Opaq, que o Iraque não possuía armas de destruição em massa. Enquanto Bustani, como bom diplomata, tentou evitar uma guerra, Eduardo Saboia quase criou uma; o irresponsável produziu justamente aquilo para o qual um diplomata é regiamente pago para evitar: um conflito diplomático.

Documentário sobre a jornada de junho

O médico cubano, o Facebook e a massa

Por Lino Bocchini, na revista CartaCapital:

A foto de Jarbas Oliveira, da Folhapress, em que médicas de Fortaleza vaiam um médico cubano, circulou o Brasil ontem e sua repercussão fizeram pelo Mais Médicos e a vinda dos profissionais de saúde estrangeiros mais do que qualquer campanha em horário nobre da TV poderia fazer. Manifestar-se publicamente de forma contrária à vinda de médicos estrangeiros em geral - e de Cuba em particular - ficou mais difícil depois daquele clique.

Agenda das lutas na América Latina

Do sítio do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC):

Pense numa forma prática e gostosa de conhecer, a cada dia do ano, pelo menos uma história de luta do povo latino-americano. Imagine uma publicação com linguagem direta, imagens e informações preciosas, capaz de expressar, através de pequenas notas, a coragem e a força de índios, negros, camponeses, trabalhadores e mulheres do nosso continente. Assim é a belíssima agenda que o Núcleo Piratininga de Comunicação preparou para 2014. Ela será lançada no dia 1º de setembro, durante o “Domingo é dia de Cinema”, projeto que acontece uma vez por mês, às 9h, no Cinema Odeon BR, na Cinelândia. 

Sobre médicos e monstros

http://www.lapasteramuseoche.org.ar
Por Izaías Almada, no Blog da Boitempo:

Um dos momentos mais tocantes no filme Diários de motocicleta, de Walter Salles, que narra a viagem do jovem Ernesto “Che” Guevara pela América do Sul na companhia do amigo Alberto Granado, é quando “Che” visita um leprosário da Amazônia peruana. Ainda estudante de medicina, Guevara, na noite em que comemora seu aniversário, atravessa um pequeno rio que separava os leprosos da convivência com outras pessoas e vai visitá-los. Um gesto de grandeza humana de quem estava prestes a se tornar um médico.

A inocência provada de Pizzolato

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Nos próximos dias, o STF irá examinar os recursos de Henrique Pizzolato, o antigo diretor do Banco do Brasil condenado a 12 anos. Não se sabe a data certa porque a agenda de cada dia costuma ser anunciada de modo repentino e está sujeita a mudanças inesperadas e imprevisíveis.
É uma situação inexplicável, que prejudica os réus. Muitas vezes, seus recursos são julgados sem que seus advogados possam estar presentes.

A “nova política” de Marina Silva

Editorial do sítio Vermelho:

Marina Silva já defendeu candidaturas avulsas (sem partido) em eleições pois, disse, os partidos são desnecessários e representam um obstáculo ao que considera a verdadeira democratização da política.

Ela tem o direito de defender tudo o que considera correto. E de apresentar, como parte de uma pretensa “novidade” na política, estas ideias para o conjunto da sociedade.

Em defesa da soberania da Síria

Editorial do jornal Brasil de Fato:

A história demonstra que as principais guerras e intervenções militares patrocinadas pelas potências capitalistas fazem parte da saída clássica do imperialismo frente às crises econômicas.

A chamada acumulação por espoliação busca acumular capital mediante o saque e a pilhagem das riquezas de outros países. Além disso, trata-se de uma tentativa de compensar perdas proporcionadas pela crise capitalista que atinge o coração do império estadunidense e toda a Europa.

Augusto Nunes, coveiro do ‘Roda Viva’

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Altamiro Borges

O jornalista Augusto Nunes, um dos mais hidrófobos da revista Veja, estreou nesta semana como apresentador do “Roda Viva”, da TV Cultura. O programa, que no passado conquistou prestígio por seu jornalismo sério e mais plural, já vinha declinando em função da forte interferência dos tucanos, que comandam a Fundação Padre Anchieta. Mas com o histérico Augusto Nunes a tendência é piorar ainda mais. Na sua estreia, ele levou seus amiguinhos reacionários para o estúdio. Como apontou Nelson de Sá, colunista da Folha, “o novo ‘Roda Viva’ vira extensão do site da Veja”. Vale conferir o seu crítico e lúcido comentário: