quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Os escravos do ruralista Caiado

Por Altamiro Borges

Nesta semana, o deputado Ronaldo Caiado, líder do DEM na Câmara Federal, criou o “Movimento Mais Médicos Livres”. O intento, segundo o ruralista goiano que adora os holofotes da mídia, seria o de defender os profissionais cubanos que chegaram ao Brasil pelo programa “Mais Médicos” do governo Dilma. A iniciativa patética logo gerou reações hilárias nas redes sociais. Afinal, o demo foi fundador e presidente da União Democrática Ruralista (UDR), a nefasta entidade que reúne alguns dos principais escravocratas do Brasil, acusados por formação de milícias armadas e assassinatos de centenas de camponeses.

Pimenta Neves e o poder da mídia

Por Altamiro Borges

Numa decisão que gerou forte agito nas redes sociais, a Vara de Execuções Criminais de Taubaté, no interior paulista, concedeu nesta quarta-feira (4) o cumprimento de pena de regime semiaberto para o jornalista Antonio Pimenta Neves, de 76 anos, condenado pelo assassinato de Sandra Gomide. A juíza Sueli Zeraik de Oliveira Armani argumentou que o réu, que foi condenado por homicídio doloso, tem direito ao benefício por ter cumprido um sexto da pena e manter bom comportamento carcerário. Pimenta Neves já foi considerado um dos homens mais influentes da mídia tupiniquim. Quando do assassinato, em agosto de 2000, ele era diretor de redação do Estadão.

"O príncipe da pirataria" e a mídia

Por Maria Inês Nassif, no sítio Carta Maior:

O livro “O Príncipe da Privataria”, de Palmério Dória, lançado na semana passada, tem a qualidade de ser memória. Dez anos passados do final dos governos de Fernando Henrique Cardoso, um processo do chamado Mensalão que tomou oito anos de generosos espaços da mídia tradicional e uma viuvez inconsolável da elite brasileira – alijada do principal poder institucional, o Executivo, por falta de votos populares –, jogaram para debaixo do tapete a memória do que foi o processo de privatização brasileira e a violenta concentração de riqueza nacional que disso resultou.

Estado criminaliza rádio comunitária

Por Bruno Marinoni, na revista CartaCapital:

- Gostaria de expressar minha alegria por estar aqui discutindo um tema tão relevante como o das rádios comunitárias. Eu mesmo já tive uma – disse o deputado.

- O senhor teve uma? – perguntou Jerry de Oliveira.

- Sim.

- Então, não era comunitária!

(riso geral)

Contrapoder popular e reforma política

Marcio Baraldi
Por Frei Betto, no sítio da Adital:

Reduzidas as manifestações de rua, cujo auge se atingiu em junho, temos agora, em vários pontos do país, ocupações de espaços públicos: câmaras municipais, assembleias legislativas, calçadas da casa de políticos etc.

Nossas autoridades estão surpresas e assustadas. Antes, contavam com o concurso da grande mídia, que não dava importância a manifestações pontuais ou criminalizava-as, e a polícia agia contra elas com ação preventiva e repressiva.

Impedir a guerra imperialista na Síria

Editorial do sítio Vermelho:

Os imperialistas estadunidenses deram na última terça-feira (3) um passo decisivo na preparação do terreno para desencadear mais uma guerra de agressão contra uma nação independente e soberana, um povo laborioso e pacífico.

O chefete da Casa Branca, Barack Obama, recebeu o apoio do presidente da Câmara dos Representantes, o republicano John Boehner. Este, que age mais como um senhor da guerra do que como autoridade do Poder Legislativo daquela que se autoproclama a mais genuína das democracias, anunciou que entra em campanha para fazer aprovar a decisão presidencial de atacar a Síria.

Juventude repudia homenagem à Rota

Do sítio da União da Juventude Socialista (UJS):

A juventude paulistana repudia o projeto de lei PDL 02 – 06/2013 que presta homenagem à Ronda Ostensiva Tobias Aguiar (Rota) da Polícia Militar de São Paulo com “Salva de Prata”. A homenagem foi proposta pelo Vereador Paulo Telhada (PSDB), que é ex-coronel da Rota.

Dilma está em dívida com Snowden

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Oliver Stone, o cineasta, lamentou há pouco tempo no twitter, a ausência de Lula no comando do Brasil.

Ele criticava Dilma por não haver oferecido asilo a Snowden. Maduro e Correa, por exemplo, se apressaram em abrir as portas a Snowden, ainda que num gesto mais simbólico que prático, dado o cerco americano ao jovem que denunciou o ubíquo esquema de espionagem de Washington.

O tamanho que Dilma precisa ter

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Hoje é um dia de agenda reservada para a Presidenta Dilma Rousseff e os jornais especulam que ela poderia ter um encontro privado com o Presidente Barack Obama.

Não é crível.

Só poderia acontecer se os canais diplomáticos americanos fizessem chegar antecipadamente a intenção norte-americana de uma retratação – e pública – pelo episódio do grampo sobre as comunicações do governo brasileiro.

Os crocodilos rondam o STF

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Nossos crocodilos estão apressados. Querem manter o Supremo Tribunal Federal na linha, garantindo a preservação de um comportamento que tem sido mantido desde o início do julgamento da ação penal 470.

Sempre que debateu alternativas e opções possíveis do ponto de jurídico, sempre que revisitou sua história e suas convicções, o STF agiu do mesmo modo, tomando a decisão que mais prejudicava os réus e contribuía para agravar sua situação.

FHC tenta enquadrar Serra

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Altamiro Borges

Pelo jeito, o PSDB já desistiu de contar com o apoio do paulista José Serra ao mineiro Aécio Neves, o cambaleante presidenciável tucano. Nesta semana, o ex-presidente FHC, "guru" da sigla em crise, deu um pito no ex-governador de São Paulo, numa última tentativa de enquadrá-lo. Em entrevista à rádio JC News, de Pernambuco, ele afirmou que a ambição de José Serra é inviável dentro ou fora do PSDB e cobrou "realismo" do eterno candidato - que já foi derrotado em duas eleições presidenciais.    

Câmara de SP homenageia a Rota

Por Altamiro Borges

Apesar das inúmeras denúncias sobre a truculência policial em São Paulo, com dados chocantes de assassinatos e abusos contra direitos humanos, a Ronda Ostensiva Tobias de Aguiar, a temida Rota, foi laureada nesta semana com a maior honraria da capital paulista. A "Salva de Prata" foi aprovada pela Câmara Municipal com 37 votos favoráveis, 15 contra e uma abstenção. Houve protestos nas galerias, mas a "bancada da Rota", liderada pelo vereador Coronel Telhada, do PSDB, conseguiu emplacar a patética homenagem.

Clube Militar e a "traição" da Globo

Por Altamiro Borges

O artigo de O Globo que admitiu, finalmente, que foi "um erro" o apoio do jornal ao golpe de 1964 continua causando curiosas reações. Nesta terça-feira (3), o Clube Militar, que reúne os "milicos de pijama" saudosos da ditadura, divulgou em seu site uma dura nota contra "a covardia do último grande jornal carioca". O texto, assinado pelo general de divisão Clóvis Purper Bandeira, assessor da presidência da entidade, repõe algumas verdades históricas sobre a participação da famiglia Marinho no golpe e também na ditadura, mas revela todo o rancor dos golpistas. Vale conferir:

Gentili ofende nordestinos e cubanos

Da revista Fórum:

Durante o programa Agora é Tarde, exibido na última quinta-feira (29), o humorista e apresentador Danilo Gentili ironizou o apagão ocorrido no Nordeste no último dia 28 de agosto. Na “piada”, o humorista afirmou que os médicos cubanos, contratados pelo governo federal por meio do programa Mais Médicos, agora estão se sentindo em casa na região, sem água e sem luz.

Globo faz pirraça contra blogs!

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Eu não queria acreditar que a Globo publicou aquele mea-culpa, esfarrapado e cínico, apenas por causa das denúncias que os blogueiros estão fazendo às suas truculências, de hoje e ontem. Para mim, a razão da Globo pedir desculpas ao Brasil era puramente mercadológica, ligada à abertura de um portal de arquivos contendo suas edições antigas. Mas fiz uma descoberta hoje que me espantou. A Globo realmente está incomodada com a turma da blogosfera.