quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Chutando para todos os lados

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

A terça-feira (8/10) registra as escaramuças entre os neurônios da imprensa para desvendar o significado da aliança política entre a ex-senadora e ex-ministra Marina Silva e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos. A fundadora da frustrada Rede Sustentabilidade encontra no Partido Socialista Brasileiro uma sigla com nome tradicional para amarrar seu projeto político que se pretende inovador.

Serra chega tarde com suas críticas

Por José Dirceu, em seu blog:

O sempre presidenciável tucano José Serra chegou tarde com essas suas críticas ao troca-troca de partidos das últimas semanas, classificado por ele como “mercado partidário”. Em palestra na federação das associações comerciais do Rio Grande do Sul, ontem, em Porto Alegre, ele afirmou que “tempo de TV no Brasil e verba do fundo partidário viraram mercadoria”. Errou feio, ainda, ao acusar o governo Dilma Rousseff de “cúmplice” da prática.

Os abusos de poder na USP

Por Jorge Luiz Souto Maior, no sítio Carta Maior:

Em junho deste ano, em meio às manifestações populares que marcaram uma mudança no país sobretudo no que se refere à relevância dos direitos sociais, cerca de 100 trabalhadores terceirizados da USP ficaram sem receber salários por vários dias. O salário de maio foi pago apenas no dia 17 de junho, sendo que isto se deu apenas em decorrência de greve realizada entre os dias 10 e 14 do mesmo mês, que provocou, inclusive, a intervenção da administração da Universidade para que a situação fosse resolvida. A solução, ademais, foi parcial porque outros benefícios, também em atraso, não foram imediatamente acertados.

O enigma black bloc

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

O movimento black bloc adquiriu uma magnitude tal no Rio de Janeiro que não nos resta outra saída senão procurar compreendê-lo. A repressão não adiantará muito, porque se se trata realmente de uma tendência com apoio popular, qualquer violência do Estado apenas servirá para legitimá-la ainda mais e fazê-la crescer. Quando uma revolta recebe apoio popular, como está acontecendo, ela se torna bíblica.

Unir o povo contra frente de oposições

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Editorial do sítio Vermelho:

A mídia golpista, centro dirigente das forças da oposição neoliberal e conservadora, está em plena campanha para que se forme um cenário pré-eleitoral de “frente de oposições”. O objetivo explícito é, custe o que custar, derrotar a presidenta Dilma Rousseff e assim interromper o ciclo político progressista aberto com a eleição de Lula em 2002.

FHC, sujeito oculto

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

A entrada de Fernando Henrique Cardoso no debate sobre a ação penal 470 apenas confirma com pompa e circunstância aquilo que sempre se soube.

O julgamento de réus que integravam o governo Lula, agora em sua etapa final, é um processo politizado, que mobiliza interesses que nada têm a ver com o distanciamento e frieza que se espera numa decisão com base nos fundamentos do Direito.

A crise entre Marina e Eduardo Campos

Aroeira
Do blog Diário do Centro do Mundo:

Casamentos de conveniência dão problemas rapidamente. Marina e Eduardo Campos, por exemplo. Nem bem os rojões que marcaram as núpcias políticas entre os dois deixaram de varrer os céus as desavenças já estão aí, tonitruantes como a voz de Fred Flintstone. Simplesmente nenhum dos dois quer servir de escada para o outro. Quer dizer: ambos querem ser candidatos à presidente, não a vice.

Soninha para presidente. É piada!?

Por Altamiro Borges

O blogueiro Josias de Souza, da Folha, publicou nesta semana uma notinha divertida sobre os dilemas do PPS: “Após tomar distância de Aécio Neves (PSDB), se oferecer a Eduardo Campos (PSB), flertar com José Serra (PSDB) e ser refugado por Marina Silva (Rede), o partido rediscute todas as alternativas anteriores e mais uma: a escolha de uma opção presidencial própria. Uma ala do PPS passou a defender o lançamento da candidatura de Soninha Francine, ex-vereadora e candidata da sigla à prefeitura de São Paulo”.

"Deus-mercado" festeja alta dos juros

Por Altamiro Borges

Pela quinta vez consecutiva, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu nesta quarta-feira (9) elevar a taxa básica de juros. A Selic subiu meio ponto, pulando de 9% para 9,5% ao ano. A absurda decisão foi tomada no mesmo dia em que o próprio IBGE anunciou que a inflação acumulada nos últimos 12 meses ficou abaixo de 6%, o que desmente o discurso terrorista da mídia e dos banqueiros sobre a explosão inflacionária para justificar a alta dos juros. Mesmo assim, o Banco Central se dobrou novamente à pressão da ditadura do capital financeiro. Um crime contra a nação!

PSB retruca Marina; confusão criada

Por Altamiro Borges

Como já alertou o "imortal" Merval Pereira, porta-voz da Globo, a verde Marina Silva pode morrer pela língua. Quando mais fala, mais ela se complica. Desde sábado, quando anunciou a sua adesão ao PSB e lamentou a "clandestinidade" da Rede, a ex-senadora virou a queridinha da mídia. É manchete dos jornalões e estrela nas emissoras de tevê - mereceu até festança no programa do Jô Soares. A forte exposição, porém, tem seus custos. Em entrevista à Folha na quarta-feira, Marina Silva afirmou que ela e Eduardo Campos são "possibilidades" para 2014 - colocando em dúvida a candidatura do presidente do PSB. A reação foi imediata, o que indica que haverá muita confusão no novo polo oposicionista.