sexta-feira, 25 de outubro de 2013

"Cancelei minha assinatura da Folha"

Por Cynara Menezes, no blog Socialista Morena:

Caí de amores pela Folha de S.Paulo aos 17 anos, em 1984, quando entrei na faculdade e o jornal apoiou a campanha pelas Diretas-Já. Até então, menina do interior da Bahia, não conhecia bem a grande imprensa. O jornal que estampava em sua primeira página o desejo de todos nós, brasileiros, de votar para presidente, me cativou. Como para vários da minha geração, trabalhar na Folha se tornou um sonho para mim.

Resultado do Ibope e o Brasil teimoso

Por Saul Leblon, no sítio Carta Maior:

O resultado do Ibope desta 5ª feira vai intensificar o alarido conservador que já ganhava contornos de uma operação de vida ou morte nos últimos meses.
A um ano do pleito, é cedo para quem pode comemorar a perspectiva de vitória incondicional no 1º turno, como mostram as pesquisas.

O pragmático marido de Marina Silva

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Uma das frases mais divertidas da semana vem do marido de Marina, Fábio. Foi o triunfo do pragmatismo contra o programatismo, para usar uma expressão que a mulher de Fábio tem repetido à exaustão.

“Vou pedir demissão não”, escreveu Fábio no Facebook. Aos 51 anos, Fábio tem um bom cargo no governo do petista de Tião Viana, no Acre. Poucos dias antes, também no Facebook, um líder petista no Acre perguntara a Fábio se ele não ia largar o “empregão” num partido que, segundo sua mulher, é “chavista” e foi vital no processo de negação de registro para a Rede de Sustentabilidade.

A infância roubada na publicidade

Por Natasha Cruz e Raquel Dantas, na revista CartaCapital:

A garota-propaganda tem as unhas pintadas de vermelho, sombra nos olhos, rímel, batom e blush. Ela leva as próprias roupas para o ensaio fotográfico, mas o produtor sugere que ela fique só de calcinha. Ficaria mais condizente com a mensagem da campanha publicitária. O cenário está preparado. Ela finge se maquiar em frente ao espelho, coloca colares e pulseiras de pérola. Ela manda beijo, faz movimento com o corpo para os cabelos voarem e faz pose sensual em cima de salto alto. Se o caso já não fosse conhecido, dificilmente se pensaria que a descrição é de uma menina de apenas três anos.

Itaú, Natura e Marina: mesma imagem

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

Recentemente, a Natura lançou campanha enaltecendo suas consultoras. No anúncio, realçava a palavra “rede” e a consultora apresentada tinha semelhança física com Marina Silva.

Esta semana, o Itaú mudou o nome da Redecard – sua operadora de cartão de crédito - para apenas Rede. “Rede remete à tecnologia, agilidade e modernidade ao mesmo tempo que cria para a marca uma personalidade jovem e conectada. Uma Rede que conecta pessoas e empresas, mudando a experiência de consumo”, explicou o release do banco.

Porta-aviões dos EUA que virão intimidar

Por Tom Engelhardt, no blog Viomundo:

Em matéria de projeção pura de poder, nunca existiu nada assim. Sua força militar dividiu o mundo – o planeta todo – em seis “comandos”.

Sua frota, com 11 porta-aviões de grupos de combate, domina os mares e o faz sem desafios por quase sete décadas.

Ibope mostra erros da oposição

Por José Dirceu, em seu blog:

A pesquisa IBOPE/O Estado de S.Paulo, publicada hoje pelo jornalão da família Mesquita, recoloca no lugar o debate antecipado imposto pela oposição sobre a sucessão presidencial e os frutos que ela colhe dessa precipitação. A pesquisa nem altera os resultados de levantamentos anteriores mais recentes, pelo contrário, confirma-os, todos indicando que, mantido o quadro de hoje, a presidenta Dilma Rousseff se reelege no 1º turno na eleição do ano que vem.

Mortalidade infantil no governo FHC

Por Antônio Mello, em seu blog:

O tempo passa, e as pessoas já não se lembram. A mídia corporativa trata de encobrir com o imenso véu do esquecimento o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que quebrou o país, como Pedro renegou Jesus, três vezes.

Ibope desengana Aécio e Campos

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Acabou a lenda.

A pesquisa Ibope, divulgada agora há pouco, é o início do fim da candidatura Aécio Neves. E a morte neo-natal da candidatura Eduardo Campos.

A movimentação de Serra, registrada hoje até mesmo pela Folha (confira aqui), não é gratuita.

As lições do leilão de Libra

Por Mauro Santayana, em seu blog:

A mobilização de várias organizações, e a greve dos petroleiros, com a apresentação de dezenas de ações na justiça, não conseguiu impedir que o Leilão de Libra fosse realizado, com a vitória de duas estatais chinesas, duas multinacionais europeias, e participação, em 40%, da Petrobras.

Reforma política não é calar as pessoas

Por Cadu Amaral, em seu blog:

Foi aprovada na Câmara dos Deputados a proibição de propagandas eleitorais em cartazes, pinturas e letreiros eletrônicos. Inclusive em propriedade particular e nem mesmo o eleitor pode manifestar sua intenção de voto. A medida ainda depende da aprovação do Senado e há dúvidas se já valerá para 2014.

Dilma vive seu melhor momento

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

Antes mesmo da divulgação da nova pesquisa Ibope nesta quinta-feira, em que a presidente Dilma Rousseff seria reeleita já no primeiro turno em três dos quatro cenários avaliados, mesmo se Marina for candidata, o clima no Palácio do Planalto já era tão bom como faz tempo não se via. "Acho que esta é nossa melhor semana desde a posse", disse-me um dos principais interlocutores da presidente.

EUA são um Estado policial

Editorial do sítio Vermelho:

Os Estados Unidos veem-se cada vez mais constrangidos no plano internacional, desde que as denúncias do ex-técnico da Agência Nacional de Segurança (NSA) e da Agência Central de Inteligência (CIA) norte-americanas sobre espionagem foram publicadas. Recentemente, entram no grupo de países que exigem explicações da Casa Branca os aliados (ou vassalos) ocidentais tradicionais, como a França e a Alemanha.

Amarildo em nosso futuro

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

A tortura e morte do pedreiro Amarildo é uma tragédia que define um limite em nossa política de segurança pública.

Amarildo foi morto nas dependências de uma UPP, a mais avançada iniciativa das autoridades do Rio de Janeiro para defender a população pobre daquele Estado.