sábado, 11 de janeiro de 2014

As lutas sociais no ano de eleição

Editorial do sítio Vermelho:

O ano de 2014 pode assinalar um importante avanço no desenvolvimento dos movimentos sociais, que anunciam uma movimentada agenda. Um ano eleitoral indica que será um período repleto de lutas. E nada mais natural que a luta dos movimentos sociais se incorpore à luta eleitoral, que elas se somem para ampliar as bandeiras e principalmente as conquistas.

O livro que a Folha não quis publicar

Por Rodrigo Vianna, no blog Escrevinhador:

O repórter Rubens Valente levou mais de dois anos para escrever “Operação Banqueiro”. O livro (que chega nesta sexta – 10 de janeiro ao mercado) narra os bastidores de uma das maiores batalhas do capitalismo selvagem brasileiro, na virada do século XX para o XXI.

O "mensalão" é um "mentirão"

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:


A Ação Penal 470 é um momento triste do judiciário brasileiro, porque corresponde ao que juristas sérios chamam de espetacularização da justiça. A única coisa “boa” que os próprios ministros do STF, e mesmo a imprensa, conseguem falar sobre o julgamento do mensalão é que ele seria um “exemplo”, correspondendo a uma sinalização de que a justiça brasileira agora prenderia também “ricos e poderosos”. Ou seja, a única lógica do julgamento, é a do linchamento, de um lado, e do justiçamento, de outro. Os grupos de extermínio que agiam na ditadura também agiam com vistas a darem um “exemplo”.

Ariel Sharon, o 'açougueiro de Beirute'

Por Guila Flint, no sítio Opera Mundi:

Mais do que qualquer outro líder israelense, Ariel Sharon simboliza a linguagem da força. Em sua longa carreira, como militar e politico, Sharon esteve envolvido nos capítulos mais violentos do conflito entre Israel e os palestinos, ocupando postos-chave desde a fundação de Israel, em 1948.

O debate político sobre a inflação

pigimprensagolpista.blogspot.com.br
Por Vitor Nuzzi, na Rede Brasil Atual:

"Não temos uma inflação alta, temos uma inflação moderada e controlada", diz o professor João Sicsú, do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e ex-diretor do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Para ele, hoje há uma discussão "mais política do que técnica" em torno do tema. Ele lembra que o país está completando uma década de inflação dentro da meta, que vai até 6,5%. “Mas temos de buscar uma inflação cada vez menor, porque é um elemento que dificulta a distribuição de renda”, observa.