segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Alckmin preocupado com os "rolezinhos"

Por Altamiro Borges

O governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP) está preocupado com os "rolezinhos", as manifestações irreverentes em shoppings luxuosos marcadas por jovens da periferia através das redes sociais. Desde dezembro, vários deles ocorreram no Estado e foram violentamente reprimidos pela Polícia Militar. A cada gesto de truculência e preconceito, novos protestos foram agendados - há mais de dez previstos para os próximos dias. Diante do crescimento espontâneo do movimento, o tucano declarou nesta segunda-feira (13) ao Estadão online que irá apurar a "violência" contra os manifestantes.

Direitos para todos humanos

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

As cenas de pavor produzidas na penitenciaria de Pedrinhas, no Maranhão, colocam uma pergunta civilizatória: quem tornou nossos criminosos tão criminosos, tão perversos, mais cruéis do que nossa imaginação seria capaz de adivinhar?

Engana-se quem fala nas condições sócio-econômicas. O Brasil está melhorando na última década, em especial para os mais pobres.

Engana-se quem fala que bandido bom é bandido morto, pregando uma escola de violência que não deu certo e nunca dará.

Utopia neoliberal dos shopping centers

Por Emir Sader, no sítio Carta Maior:

Na sua fase neoliberal, o capitalismo implementa, como nunca na sua história, a mercantilização de todos os espaços sociais. Se disseminam os chamados não-lugares – como os aeroportos, os hotéis, os shopping-centers -, homogeneizados pela globalização, sem espaço nem tempo, similares por todo o mundo.

O que a periferia mostra com os rolês

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:
 

A questão dos rolezinhos não é jurídica e não é policial: é social.

Isto tem que ser entendido antes de tentar resolvê-la pelos meios errados.

O passo essencial, nisso, é combater a desigualdade social que dividiu a cidade entre o centro e a periferia e, como notaram muitos, promoveu na prática um apartheid em São Paulo.

A Espanha de sapos e princesas

Por Mauro Santayana, em seu blog:

Era uma vez um reino, que já tinha sido rico e poderoso, em um passado distante. E, que, depois, pobre e miserável, foi governado por um monstro feroz e sanguinário, por muito tempo. Esse monstro havia derrotado o povo daquele reino em uma guerra terrível. Anos depois, quando estava ficando velho, mandou que viesse de fora do reino um príncipe, e o educou com esmero, para substituí-lo. Com o passar do tempo, esse príncipe transformou-se em um rei de opereta, que vivia à custa das arcas do reino, e sentia nostalgia do poder de seus antepassados e das ideias que o monstro lhe havia ensinado.

O apagão tucano na segurança pública

Do blog de José Dirceu:

Reportagem publicada hoje pela Folha de S. Paulo - com chamada de capa e na 1ª página do caderno Cotidiano, inclusive - mostra que o número de veículos roubados no Estado de São Paulo em novembro passado foi o maior nos últimos em 12 anos. Portanto, dentro do período de 20 anos que os tucanos detém o poder no Estado e coincidindo com as três vezes em que Geraldo Alckmin foi e é governador do Estado.

Maranhão e a ação política do PIG

Por Bepe Damasco, em seu blog:
 

Quer dizer, então, que o baronato que controla a mídia no Brasil se converteu subitamente em paladino da defesa dos direitos dos presidiários brasileiros, que penam nas sucursais do inferno que são as nossas penitenciárias. É o que se deduz da obsessão como os jornalões, emissoras de rádio e TV e revistas ligados ao PIG vêm tratando a crise da segurança pública no Maranhão, alçada à condição de principal tema jornalístico neste tórrido verão dos trópicos.

O assassinato de Anísio Teixeira

Por Emiliano José, na revista CartaCapital:

Em 11 de março de 1971, Anísio Teixeira passou boa parte da manhã na Fundação Getúlio Vargas (FGV), na Praia do Botafogo, no Rio de Janeiro. Joaquim Faria de Góes Sobrinho, amigo e colaborador de Anísio, colega de trabalho, soube da visita que ele faria ao apartamento de Aurélio Buarque de Holanda, situado na Praia do Botafogo, 48, edifício Duque de Caxias. Sugeriu-lhe fosse a pé. De carro, teria de dar muitas voltas.

"Rolezinhos": apartheid à brasileira?


Por Wagner Iglecias e Rafael Alcadipani, no Jornal GGN:

Junto com alguns outros shoppings da capital, o Shopping JK Iguatemi, um dos templos do consumo de luxo em São Paulo, conseguiu uma liminar na Justiça impedindo o “rolezaum” que havia sido marcado pelas redes sociais para acontecer no local neste sábado. As portas automáticas que dão acesso ao estabelecimento foram desligadas e passaram a ser blindadas por policiais. Houve, ainda, a presença de um oficial de justiça na porta do estabelecimento. Caso o organizador do evento aparecesse e fosse reconhecido, seria conduzido a um distrito policial para esclarecimentos, segundo declarou à Veja SP o oficial de justiça. A situação estapafúrdia foi amplamente divulgada pela imprensa.

Ato contra o racismo dos shoppings

Por Igor Carvalho, na revista Fórum:

Marcada para o próximo sábado (18), às 12 horas, uma manifestação contra a repressão dos shopping centers ao movimento conhecido como “rolezinho”, realizado por jovens das periferias de São Paulo. Segundo Juninho Jr., do Círculo Palmarino, um dos organizadores do ato, a intenção é “denunciar o caráter racista das ações que vem sendo promovidas pelos shoppings de São Paulo.”

A estratégica luta pela paz

Editorial do sítio Vermelho:

A mídia golpista ignorou olimpicamente duas relevantes informações que revelam a dimensão do domínio que o imperialismo exerce no mundo por meio da militarização.

A primeira foi a divulgação pelo site Russia Today de que forças de Operações Especiais dos Estados Unidos estiveram destacadas ou cooperaram com militares em 106 países em todo o mundo durante os anos 2012 e 2013.

Por que os ‘rolezinhos’ assustam

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

O Facebook estará completando dez anos em fevereiro, conforme registra o Globo na edição de segunda-feira (13/1). Trata-se de um fenômeno importante demais para ser mantido no limitado contexto das tecnologias: a rede de comunicações interpessoais, que inclui uma infinidade de aplicativos, se transformou em um campo social paralelo ao da sociedade tradicional, e sua influência se tornou tão ampla e definidora que já não cabe no conceito de “rede virtual”.

O jornalismo cafajeste da Folha

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Preciso registrar e comentar uma matéria da Folha sobre a rotina dos presos petistas na Papuda, por razões arqueológicas. Algum dia, alguém estudará a podridão do nosso jornalismo, que atingiu um partidarismo fanático, inescrupuloso e cafajeste.

A matéria é tão visivelmente tendenciosa que surtirá efeito ao contrário ao desejado.

Perigos da judicialização do cotidiano

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

Com o enfraquecimento do Legislativo, dos partidos e das lideranças políticas, sindicais e empresariais, o Poder Judiciário foi aos poucos ocupando o espaço vazio para ordenar a vida nacional num processo que chegou ao auge no ano passado durante o julgamento do mensalão, em que as leis vigentes passaram a ser apenas um detalhe.

"Rolezinho" dos alunos da USP! Pode?

Por Diego Sartorato, na Rede Brasil Atual:

Pelo menos desde 2007, centenas de “bichos” da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP (FEA) reúnem-se no Shopping Eldorado, na zona oeste de São Paulo, para celebrar o ingresso na universidade: em grupos grandes e barulhentos, sempre entoando os gritos de torcida da atlética da faculdade, eles ocupam o hall de entrada e os corredores, marcham até a praça de alimentação e, lá, seguem pulando, cantando e usando as mesas como instrumentos de percussão. A manifestação, similar à aglomeração causada pelos “rolezinhos” marcado pelas redes sociais para o sábado passado (11) no Shopping Itaquera, na zona leste, administrado pelo mesmo grupo empresarial, é permitida e conta até com patrocínio oficial de lojas; em Itaquera, uma liminar proibiu o encontro dos jovens e causou forte repressão da Polícia Militar.

“Rolezinho” e apartheid nos shoppings

Por Altamiro Borges

A elite paulista está desesperada com os chamados “rolezinhos” nos shoppings – ações articuladas por jovens da periferia, através das redes sociais, como forma de protesto e deboche. Neste final de semana, a PM do tucano Geraldo Alckmin voltou a esbanjar truculência e preconceito contra a moçada irreverente. A repórter Vanessa Barbara, da Folha, registrou uma destas cenas deprimentes, que confirmam a existência de um novo tipo de “apartheid” em São Paulo. Vale conferir a sua reportagem desta segunda-feira (13):

Mídia rentista exige mais juros

Por Altamiro Borges

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central realiza a sua primeira reunião deste ano nesta terça e quarta-feira. Como já virou rotina, a mídia rentista usa toda a sua artilharia para fazer terrorismo econômico e exigir um novo aumento da taxa básica de juros, a Selic. Nos últimos dias, a Globonews teve o descaramento de falsear uma tabela da inflação; já os jornalões evitaram realçar que o índice ficou abaixo do teto da meta em 2013 e insistem no risco da “explosão inflacionária”. A ofensiva midiática serve aos interesses mesquinhos dos banqueiros e rentistas e, novamente, tende a obter vitória, em detrimento da sociedade que terá retração da economia e contenção do ritmo de emprego.