sexta-feira, 21 de março de 2014

A volta do tomate e dos agiotas

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Altamiro Borges

Nos últimos dias, os preços de alguns alimentos voltaram a subir por razões sazonais, climáticas e, também, por pura especulação. De imediato, os “analistas de mercado” – nome fictício dos porta-vozes dos agiotas que lotam as redações dos jornalões e das emissoras de rádio e tevê – berraram que a inflação está fora do controle e que é preciso elevar os juros e adotar outras medidas amargas de contração da economia. Só falta a apresentadora Ana Maria Braga, da TV Globo, retirar do seu armário aquele ridículo colar de tomates que ela utilizou em abril do ano passado para aterrorizar a sociedade com o fantasma inflacionário. Na prática, a mídia privada usa todos os expedientes para defender os interesses dos rentistas. Os editoriais da Folha e do Valor desta semana são prova disto.

Pesquisa Ibope e o caso Petrobras

Por Altamiro Borges

Desmentindo os rumores, que inclusive serviram aos agiotas que especulam no mercado financeiro, a pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira confirmou a vantagem da presidenta Dilma Rousseff na disputa eleitoral deste ano. Pelos números da sondagem, ela seria reeleita já no primeiro turno. Dilma registrou 43% das intenções de voto, o mesmo percentual da pesquisa de novembro. Em segundo lugar, surge o senador Aécio Neves, o cambaleante candidato tucano, com 15%; em terceiro, empacado, figura o governador Eduardo Campos (PSB), com 7%. Diante deste cenário, velhos e novos oposicionistas devem radicalizar ainda mais os seus discursos. As denúncias requentadas sobre a venda da refinaria de Pasadena (EUA) para a Petrobras servem a este propósito incendiário.

Veja, Dirceu e a “vida na cadeia”

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Por Altamiro Borges

No Reino Unido – da “bolivariana” Rainha Elizabeth 2ª e do “esquerdista” David Cameron, do Partido Conservador –, executivos e jornalistas do império midiático de Rupert Murdoch foram julgados, condenados e levados à cadeia pelos crimes de invasão de privacidade, escutas ilegais e suborno de autoridades para alimentar as páginas sensacionalistas do tabloide “News of the World”, que inclusive foi fechado. Já no Brasil, a criminosa revista Veja usa os mesmos métodos, permanece impune e ainda conta com vultosos anúncios publicitários do governo federal. Nesta semana, ela estampou uma capa macabra e publicou uma longa “reporcagem” sobre “A vida na cadeia” do ex-ministro José Dirceu.

Ruralista é eleito o "Racista do Ano"

http://latuffcartoons.wordpress.com/
Por Felipe Milanez, na revista Carta Capital:

O Brasil é o centro das atenções, o poder emergente, sede da Copa, das Olimpíadas, do carnaval, das mobilizações de rua, e não para de aparecer nas manchetes internacionais. A mais nova é a desonra, vergonha coletiva, com o reconhecimento, absolutamente merecido, não há duvidas, de que deputados ruralistas são os "racistas do ano". O prêmio, concedido pela entidade internacional de defesa de populações indígenas, a Survival, é em comemoração ao Dia Internacional de Luta Pela Eliminação da Discriminação Racial, 21/03, reconhecido pela ONU.

Carta aos mentores da Marcha da Família


Por Marcos Sacramento, no blog Diário do Centro do Mundo:

Caros organizadores da Marcha da Família 2,

Embora falte pouco para o evento, vou cometer a ousadia, um tanto romântica, de sugerir uma mudança na pauta. Por que não marcham pela Cláudia da Silva Ferreira, a auxiliar de serviços gerais morta em um tiroteio no Rio de Janeiro e arrastada enquanto era socorrida pela viatura da PM?

Marco Civil e a força das teles

Por Felipe Seligman, no sítio da Agência Pública:

No dia 6 de novembro do ano passado, a bancada do PMDB, segunda maior da Câmara, se reuniu no Congresso Nacional para ouvir com exclusividade o que Eduardo Levy, diretor executivo do Sindicato das Empresas de Telefonia (Sinditelebrasil), tinha a falar contra o projeto do Marco Civil da Internet, que já naquela época trancava a pauta da casa. Uma didática exposição concentrava as principais críticas sobre a tão falada neutralidade da rede e defendia a desnecessidade de um projeto sobre o assunto.

Venezuela: O próximo golpe dos EUA

Por Mauro Santayana, em seu blog:

Acionado o botão de “start” da balcanização e do esfacelamento da Ucrânia - criando um novo problema para a Rússia em suas fronteiras que Putin está enfrentando resolutamente – as atenções da direita fundamentalista e do “establishment” militar e de “inteligência” dos Estados Unidos voltam-se agora para a Venezuela.

Carandiru, Claudia Ferreira e a polícia

Por Leonardo Sakamoto, em seu blog:

Mais dez policiais militares foram condenados, nesta quarta (19), pelas mortes de presos do quarto andar do Pavilhão 9 durante o Massacre do Carandiru. As penas foram 96 anos para todos, exceto de um, que recebeu 104 anos por já ter antecedentes. Eles vão recorrer em liberdade.

O júri não concordou com um dos argumentos da defesa, de que não havia outra forma de invadir o andar que não fosse chegar atirando.

Quem vai mover as turbinas do Brasil?

Por Saul Leblon, no sítio Carta Maior:

No momento em que o declínio industrial do país se transformou em preocupação dominante da agenda econômica, uma reportagem publicada na Revista Exame, de 9 de março último e outra do dia 10 de março, na ‘Defesa Aérea e Naval’, revista on line especializada em assuntos de Defesa, criada pelos jornalistas Guilherme Wiltgen e Luiz Padilha, chamaram a atenção de Carta Maior.

Gushiken e o preço de uma tripinha

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

A vitória da família de Luiz Gushiken numa ação contra a Veja é real mas precisa ser vista em sua devida medida.

Ao lado de outros ministros do governo Lula, em 2006 Gushiken foi acusado de possuir uma conta bancaria num paraíso fiscal. Entrou com uma ação na Justiça e, num primeiro momento, foi humilhado com uma multa de R$ 10.000. Em outra ação, que acaba de chegar ao fim, multa foi elevada para R$ 100.000.

Petrobras: a faca no pescoço de Dilma

Por Igor Felippe, no blog Escrevinhador:

A polêmica em torno da compra pela Petrobras da refinaria de Pasadena (EUA) é mais uma ação dos setores conservadores para enfraquecer a força política da presidenta Dilma Rousseff, que demonstra a necessidade urgente de mudanças no sistema político no país.

Barbosa processa Noblat. Vingança?

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Divirjo muitas vezes do jornalista Ricardo Noblat.

Quase sempre, aliás.

Muito menos aprecio a orientação política que ele assume em sua coluna em O Globo e eu seu blog, na mesma empresa.

Petrobras: Dilma agora vira alvo

Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

Até aqui, a figura da presidente Dilma Rousseff conseguiu se manter preservada do bombardeio de denúncias disparadas praticamente desde o primeiro dia do seu governo contra ministros, ministérios e empresas estatais. Nada atingia diretamente a presidente, mas apenas seus auxiliares, que foram sendo afastados um a um, enquanto a presidente se portava como uma rainha cercada de malfeitores por todos os lados.