sábado, 5 de abril de 2014

Trabalho escravo em cruzeiro de luxo

Foto: Rogério Paiva/ MTPBA
Por Anali Dupré e Guilherme Zocchio, no site Repórter do Brasil:
A Secretaria de Inspeção do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) resgatou um grupo de 11 pessoas em condições de trabalho análogas às de escravos no cruzeiro de luxo MSC Magnifica, pertencente à MSC Cruzeiros. O flagrante aconteceu em fiscalização conjunta envolvendo diferentes órgãos realizada no porto de Santos, no litoral de São Paulo, entre os últimos dias 15 e 16 de março, e o resgate foi feito nesta semana em Salvador (BA), cidade para onde o navio seguiu depois da primeira abordagem. Segundo a fiscalização, a empresa se recusou a pagar as verbas rescisórias e a reconhecer o resgate. Procurada, a empresa afirmou em nota que “repudia as alegações feitas pelo Ministério do Trabalho e Emprego” e que “não recebeu nenhuma prova ou qualquer auto de infração” (clique aqui para ver o posicionamento na íntegra)*.

A TV Globo encara a ruptura

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:


A TV Globo, carro-chefe do maior conglomerado de comunicação da América Latina, está se preparando para completar um ciclo de mudanças em 2015, ano que deverá marcar seus 50 anos de existência. Os principais jornais do país publicam nas edições de sexta-feira (4/4) entrevista com o diretor-geral da emissora, Carlos Henrique Schroder, analisando a nova estratégia para enfrentar a queda de audiência e preparar o grupo para o futuro. Na próxima sexta-feira (11/4) a TV Brasil, emissora de televisão pública vinculada à Empresa Brasil de Comunicação, discute questões relacionadas ao poder concentrado da mídia, durante o programa Ver TV.

O dinheiro vai às urnas em 2014

Por Saul Leblon, no site Carta Maior:

Aécio: ‘Eu conversava com o Armínio e ele me perguntou: ‘Mas é para fazer tudo o que precisa ser feito? No primeiro ano?’. E eu disse: ‘Se der, no primeiro dia’.

O relato oferecido pelo presidenciável Aécio Neves às papilas empresariais reunidas num regabofe na casa do animador de eventos, João Dória Jr, (conforme Mônica Bergamo; Folha 02/04) é uma cena ilustrativa do flerte estrutural entre o dinheiro grosso e a democracia no sistema político brasileiro.

Pasadena e a falta d’água em SP

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

A grande preocupação dos brasileiros não deveria ser Pasadena, uma ótima refinaria, situada no melhor lugar dos Estados Unidos para uma empresa similar, no canal de Houston; que produz 100 mil barris por dia; e dá lucro. Deve continuar lucrando enquanto os americanos continuarem a usar gasolina e derivados. Ou seja, para sempre.

Prossegue a perseguição a Dirceu

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Do blog de Zé Dirceu

Em novo capítulo de protelação para manter o ex-ministro José Dirceu preso em regime fechado no presídio da Papuda, o juiz da Vara de Execuções Penais de Brasília Bruno Ribeiro toma uma decisão contraditória e encaminha ao presidente do Supremo, Joaquim Barbosa, com quase um mês de atraso, o pedido do Ministério Público do DF para que se quebre indiscriminadamente sigilos telefônicos ainda com o propósito de investigar o suposto telefonema recebido por José Dirceu no presídio.

Rede Globo e os bastidores da ditadura



Em telegrama ao Departamento de Estado norte-americano, embaixador Lincoln Gordon relata interlocução do dono da Globo com cérebros do golpe em decisões sobre sucessão e endurecimento do regime

No dia 14 de agosto do 1965, ano seguinte ao golpe, o então embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Lincoln Gordon, enviou a seus superiores um telegrama então classificado como altamente confidencial – agora já aberto a consulta pública. A correspondência narra encontro mantido na embaixada entre Gordon e Roberto Marinho, o então dono das Organizações Globo. A conversa era sobre a sucessão golpista.

Dilma cai, mas os outros não sobem

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho

Deixando a modestia um pouco de lado, os novos números divulgados na tarde deste sabado pelo Datafolha sobre a corrida presidencial confirmam as previsões feitas esta semana aqui mesmo e no Jornal da Record News: Dilma caiu (de 44 para 38%), mas seus adversários não subiram e, se as eleições fossem hoje, a presidente seria reeleita no primeiro turno.