domingo, 13 de abril de 2014

A imprensa e o tráfico de pessoas

Por Leonardo Sakamoto, em seu blog:

O tráfico de seres humanos para trabalho escravo, exploração sexual, remoção de órgãos, mendicância forçada, adoção ilegal e casamento forçado é um dos crimes mais lucrativos do mundo. Apesar disso, ele ganha muito menos destaque nos noticiários brasileiros do que o tráfico de drogas ou de armas.

Filho de Lula e fazendas da Friboi

Por Gilberto Nascimento, no jornal Brasil Econômico:

Fabio Luís Lula da Silva, o Lulinha, filho do ex-presidente Lula, foi alvo de piadas e brincadeiras de blogueiros presentes à entrevista com o seu pai na terça-feira, em São Paulo. Ele foi questionado por não estar, naquele momento, cuidando de suas fazendas ou administrando os negócios da Friboi. Lulinha riu. O filho do ex-presidente é alvo de boatos na internet de que seria dono de grandes áreas de terra e supostas mansões e aviões, além de empresas.

Uso político e a hipocrisia das CPIs

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

Provavelmente nenhuma das CPIs (Comissão Parlamentar de Inquérito) anunciadas levará a nada, por uma singela razão: todas elas entram no coração do modelo de financiamento privado de campanha do país, o mesmo que elegeu a maioria dos parlamentares e governadores.

Dilma cai e ninguém sobe

http://pataxocartoons.blogspot.com.br/
Por Mauricio Dias, na revista CartaCapital:

A pesquisa Datafolha, além de anunciar a queda de intenções de voto em Dilma, muito festejada pela oposição que já se julgava morta, trouxe outra novidade. Na sequência desse instituto, a presidenta, candidata à reeleição, caiu de 44% em fevereiro para 38% em abril. Perdeu 6 pontos nas intenções de voto.

A "tempestade perfeita" da imprensa

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

O jornal Valor Econômico publicou em manchete, na segunda-feira (7/4), reportagem relatando como especuladores perderam dinheiro ao apostar em um desastre na economia brasileira. “Os ventos do mercado mudaram de direção, a tempestade perfeita não veio, e isso reduziu bastante os ganhos de quem apostou na alta do dólar e na queda das ações”, dizem os autores do texto. Na manhã de terça-feira (8/4), analistas já registram que a frustração provocou um desvio da manada de investidores, das carteiras de maior risco para opções mais conservadoras.

Os abusos da publicidade infantil

Do site Vermelho:

Na última terça-feira (8), o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, publicou no Diário Oficial da União a Resolução nº 163/14 que considera abusiva a publicidade voltada a crianças e adolescentes.

CPI dos Pedágios preocupa Alckmin

Por Renato Rovai, em seu blog:

É conhecida a intolerância dos governos do PSDB em São Paulo com os muitos requerimentos de CPIs protocolados nos últimos anos. Mas é justamente em um ano decisivo para Geraldo Alckmin que foi confirmada nessa semana a CPI dos Pedágios, a primeira a vingar depois de 70 CPIs propostas pela oposição na Assembleia Legislativa.

Internet bate TV pela primeira vez

Por Paulo Henrique Amorim, no blog Conversa Afiada:

Saiu na revista Variety americana:

Segundo o Interactive Bureau e a PWC, a publicidade online, nos Estados Unidos, em 2103, chegou a US$ 43 bilhões, uma elevação de 17%; contra a tevê aberta (broadcast), que teve uma receita de US$ 40 bilhões.

Protestos contra a auteridade na Europa

Do site Opera Mundi:

Manifestações organizadas simultaneamente neste sábado (12/04) em Paris e Roma levaram às ruas das capitais europeias dezenas de milhares para protestar contra a austeridade e as medidas econômicas conservadoras impostas por seus governos após a crise no continente.

Pimenta é só para os olhos dos outros

Por Saul Leblon, no site Carta Maior:

Antes tarde do que nunca, a Polícia Federal indiciou o tucano Pimenta da Veiga por envolvimento no mensalão tucano. Pimenta é, ou era, o candidato oficial do PSDB ao Governo de Minas Gerais - escolhido a dedo por Aécio Neves.

Pimenta foi ministro das Comunicações de FHC. Seu nome está nos anais da privataria tucana. Está também no caderninho da Polícia Federal, e já faz muito, muito tempo. Pimenta é acusado do crime de lavagem de dinheiro.

Crise na Ucrânia: A vez de Donetsk

Por Mauro Santayana, em seu blog:

Manifestantes que ocupam, há dias, instalações públicas em Donetsk, na Ucrânia, proclamaram, unilateralmente, uma “República Popular”, na província em que se fala russo. E falam em convocar um referendo para sua anexação à Rússia, para o próximo dia 11 de maio, nos moldes do que foi feito na Crimeia no mês passado.

O novo "general da água" em São Paulo

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

O novo secretário de Recursos Hídricos de São Paulo, Mauro Arce, é agora o dirigente real da batalha para tentar evitar que a falta de água na Grande São Paulo atinja níveis dramáticos antes das eleições de outubro.

O secretário anterior, Edson Giriboni, do PV, representava apenas uma composição política e todo o poder era exercido por Dilma Pena, que ficou com a presidência da Sabesp.

Jornal da Band agride povo Tupinambá

Por Carolina Fasolo, no site do CIMI:

O Grupo Bandeirantes de Comunicação vai responder a uma ação judicial por ter veiculado, em rede nacional, duas reportagens com conteúdo discriminatório e informações distorcidas sobre os conflitos fundiários no sul da Bahia, responsabilizando caciques do povo Tupinambá de Olivença por toda a sorte de crimes, inclusive a morte de um agricultor, e acusando os indígenas de invadir fazendas, ameaçar e expulsar moradores.

Internet: Um encontro global em SP

Por Tadeu Breda, na Revista do Brasil:
 

Não começou, mas se consolidou com um discurso brasileiro nas Nações Unidas. Em setembro de 2013, a presidenta Dilma Rousseff usou os microfones da 68ª Assembleia Geral da ONU para criticar duramente a espionagem realizada pelos Estados Unidos sobre a internet em todo o mundo. Muitas articulações políticas e diplomáticas depois, o país receberá em abril a NetMundial, cujo nome oficial já explica a que veio. Será uma Conferência Multissetorial Global sobre o Futuro da Governança na Internet.

A resposta da Globo a Dilma