sexta-feira, 25 de abril de 2014

O ataque de fúria da repórter da Globo

EUA: Entre o discurso e a mentira

Por Frei Betto, no site Correio da Cidadania:

Bandidos, corruptos e tiranos têm em comum o fato de não carregarem a mínima culpa por seus delitos. Só não esperam que sejam revelados à luz do dia.

A história dos EUA contém páginas gloriosas que, no entanto, são maculadas pelas inúmeras invasões, pilhagens, saques, explorações e opressões. Quase metade do México foi abocanhada pelo Tio Sam no século XIX. Os territórios dos estados de Texas, Califórnia, Arizona, Colorado, Nevada, Novo México e Utah foram anexados aos EUA. E Porto Rico, apropriada em 1898, ainda hoje padece o jugo colonial.

Mobilidade urbana em tempos de Copa

Por Evaristo Almeida, na revista Teoria e Debate:

A Copa do Mundo é um evento esportivo, e não resolverá num passe de mágica os problemas estruturais e as mazelas sociais oriundas de séculos de descaso das classes dominantes. O Brasil é o país do futebol, mas também é o da criação de emprego, aumento da renda, combate à pobreza, diminuição das desigualdades sociais e melhoria de vida da população, por meio de políticas públicas adotadas desde o primeiro governo Lula

Vem aí o #RioBlogProg 2014!


Do site do núcleo carioca do Barão de Itararé:

O Encontro Estadual de Blogueiros Progressistas do Rio de Janeiro – #RioBlogProg, que aconteceu pela primeira vez em 2011, terá sua segunda edição entre os dias 9 e 10 de maio deste ano, em que o Brasil sediará a Copa do Mundo e realizará eleições para presidente da República, governadores e parlamentares federais e estaduais.

Falta de água: tsunami de Alckmin

Por Renato Rovai, em seu blog:

A disputa do governo paulista que tinha como favorito destacado o atual governador Geraldo Alckmin está se desenhando como uma disputa difícil para o PSDB e que vai depender em muito do que vier a acontecer nos próximos meses em relação ao já em curso racionamento de água.

Marco Civil da Internet e o oligopólio

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

A aprovação do Marco Civil da Internet, considerado por especialistas como um modelo avançado para assegurar os princípios de transparência, segurança e privacidade na rede mundial de comunicação digital, é parte de uma verdadeira epopeia que mobiliza ativistas dos direitos civis desde a Constituinte de 1988. Trata-se de um exemplo de como certas conquistas podem demorar tanto a se consolidar que uma nova tecnologia acaba por suplantar a própria razão da luta.

Militares dos EUA deixam o Equador

Foto do sítio http://www.presidencia.gob.ec/
Do site Opera Mundi:

Após pressão do presidente equatoriano, Rafael Correa, um grupo de 20 militares e membros da segurança norte- americanos deixarão o Equador. Em janeiro, o chefe de Estado já havia exigido a sua retirada, por considerar excessiva a quantidade de funcionários da embaixada dos EUA em Quito (capital).

Fofocas e a CPI da Petrobras

Por Pedro Serrano, na revista CartaCapital:

Os fatos me levam a tratar dessa vez de dois temas totalmente diversos.

Primeiro, ao ler os jornais hoje de manhã tive dificuldade de crer: a promotora do caso da execução da pena de José Dirceu, ao ser pega pedindo quebra de sigilo telefônico com base em coordenadas geográficas, que graças a atuação dos defensores do ex-ministro se descobriu que correspondiam a área do Palácio do Planalto, alegou que o pedido de quebra foi formulado tendo por base “depoimentos informais”.

Economia e a ilusão mexicana

Por Mauro Santayana, em seu blog:

A cada dia surgem novas evidencias e informações que desmontam o mito do México como paradigma de progresso e modernidade na América Latina, e de um exemplo e modelo de corte neoliberal para o desenvolvimento de outros países da região.

Mino Carta e os garotos de recado

Por Cynara Menezes, no blog Socialista Morena:

Há mais ou menos um mês, sintomaticamente desde que se rememorou o aniversário de 50 anos do golpe militar de 1964, um preposto da Folha de S.Paulo tem atacado Mino Carta sem tréguas, e Mino tem respondido diretamente a ele em seus editoriais de CartaCapital, o que eu considero um equívoco. Como proprietário de um meio de comunicação, Mino deveria debater com os donos dos veículos que o atacam, e não com subordinados. Valente que é, porém, optou por defender a si próprio.

O Partido do Supremo Tribunal Federal

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Um STF partidarizado é uma tragédia nacional.

Esta é a principal conclusão que você pode tirar da decisão da ministra Rosa Weber por uma CPI exclusiva da Petrobras.

Não vou nem discutir aqui se o melhor seria mesmo uma CPI exclusiva ou uma abrangente, na qual coubessem as propinas do metrô de São Paulo.

"Diálogo tardio" do governo sobre Copa

Por Gisele Brito, na Rede Brasil Atual:

Em meio a protestos, gritos de vai e não vai ter Copa, e a apenas 49 dias do evento esportivo, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, afirmou hoje (24) que o diálogo entre o governo federal e a sociedade sobre o assunto está sendo “tardio”. Carvalho veio a São Paulo para participar de um seminário organizado pela gestão Dilma Rousseff, na Casa de Portugal, na Liberdade, e garantiu que, a partir de agora, estará empenhado em esclarecer o que ele chama de desinformação sobre o evento.

Mídia corporativa e Instituto Millenium

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Antônio Mello, em seu blog:


Quando se fala em Lei de Meios; quando se faz o programa Mais Médicos trazendo médicos do exterior, em sua grande maioria de Cuba, para realizar trabalhos em áreas em que nossos médicos brasileiros se recusam a trabalhar; quando se participa ativamente do Mercosul e se toma atitudes independentes dos EUA, como a crítica severa - o verdadeiro pito - que a presidenta Dilma passou no presidente Obama, a respeito da espionagem estadunidense; quando o governo age desse modo, a mídia corporativa o acusa de estar "Venezuelando" o Brasil.

CPI da Petrobras: o direito é a política

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

“Eu vou contar uma coisa pra vocês de coração. O PT eu espero que tenha aprendido a lição do que significou a CPI do mensalão. Eu espero que tenha aprendido a lição, porque essa CPI, ela deixou marcas profundas nas entranhas do PT. Ou seja, se o PT tivesse feito o debate político no momento que tinha que fazer o debate político, e não ficasse esperando uma solução jurídica, possivelmente a história fosse outra, né?”

Nota da defesa de José Dirceu

Do blog de Zé Dirceu:

A defesa de José Dirceu divulgou nota sobre a manifestação da promotora Márcia Milhomens a respeito do pedido de quebra de sigilo dentro da investigação sobre o suposto uso de telefone celular pelo ex-ministro na prisão – uso este que já se provou inexistente.

A promotora alegou ter incluído o Palácio do Planalto com base em “depoimentos informais”. Vejam a nota abaixo:

PF e mídia atacam Padilha

Por Igor Felippe, no blog Escrevinhador:

O petista Alexandre Padilha, candidato ao governo do Estado de São Paulo, sofre um ataque na pré-campanha ao Palácio dos Bandeirantes.

Grandes grupos de comunicação estampam nas manchetes das suas páginas na internet e jornais que Padilha teria indicado um executivo para trabalhar em laboratório Labogen, de doleiro Alberto Youssef .

Os 40 anos da Revolução dos Cravos

Foto do sítio do Partido Comunista Português
Por Ana Maria Prestes, no site Vermelho:

Naquele 25 de abril de 1974 o Brasil amargava 10 anos de ditadura militar. Como bem disse Chico Buarque na canção “Tanto Mar”:

"Eu queria estar na festa, pá
Com a tua gente
E colher pessoalmente
Uma flor no teu jardim
Sei que há léguas a nos separar
Tanto mar, tanto mar
Sei, também, que é preciso, pá
Navegar, navegar
Lá faz primavera, pá
Cá estou doente
Manda urgentemente
Algum cheirinho de alecrim"


O cerco da mídia neoliberal

Por Saul Leblon, no site Carta Maior:

Replicados com disciplinado zelo pela emissão conservadora, disparos regulares da mídia internacional defendem a rendição inapelável do Brasil aos ditames da restauração neoliberal.

O tom é de ‘basta!’.