quarta-feira, 28 de maio de 2014

Eleição e a guerra suja na internet

Por Carlos Mercuri, na revista Fórum:

“A campanha eleitoral ainda não começou, mas o jogo sujo sim, organizado deliberadamente para desgastar as pré-candidaturas do PT e desqualificar as nossas lideranças, ao arrepio dos mais comezinhos princípios da convivência democrática.” A frase é do vice-presidente nacional do PT e coordenador das redes sociais do partido, Alberto Cantalice, em texto publicado na terça-feira (20) no site da legenda. O artigo faz um alerta sobre o que ele classificou como “gangsterismo digital” e convoca os cidadãos a denunciarem essa “prática canalha”.

Mídia esportiva e complexo de vira-lata

Por Pedro Luiz Teixeira de Camargo (Peixe), no site Vermelho:

No último sábado, dia 24 de maio, toda a imprensa parou para cobrir a final da Copa dos Campeões da Europa, a chamada Champions Cup. Um belo jogo onde se teve até gol espírita aos 48 minutos da segunda etapa levando o jogo para a prorrogação. Somado ao desgaste físico do Atlético e ao peso da camisa do Real Madrid em decisões, vimos a equipe branca da capital espanhola levantar sua décima taça desta competição, credenciando os merengues a participarem do Mundial de Clubes da Fifa.

Os protestos e a flechada na inocência

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

O noticiário de quarta-feira (28/5) destaca o protesto de indígenas e famílias sem teto, em Brasília, e o confronto que se seguiu quando um grupo de manifestantes se aproximou perigosamente do estádio Mané Garrincha, onde se encontrava em exposição o troféu que estará em disputa durante a Copa do Mundo de Futebol. Como parte das curiosidades deste país complexo, os jornais informam que um policial foi atingido na perna por uma flecha, o que chega a compor uma imagem curiosa no cenário futurista da capital federal.

As vitórias pouco divulgadas do Brasil

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

O pessimismo geral do país é um caso clássico de esquizofrenia, alimentado por uma mídia do eixo Rio-São Paulo que perdeu a noção da notícia.

Durante dois anos, martelaram diariamente atrasos em obras da Copa, realçaram detalhes de obras inacabadas, uma campanha diuturna sobre a suposta incapacidade do país em se preparar para a Copa - como se depreciando a engenharia brasileira, os grupos privados envolvidos com as obras, os governos estaduais corresponsáveis pelo processo, a criação do clima de derrotismo se abatesse exclusivamente sobre o governo Dilma Rousseff.

O antipetismo atingiu o seu teto

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Desde 2006, a cada eleição presidencial a cantilena oposicionista-midiática é a mesma: dessa vez, vai. Em 2006, o terremoto do mensalão fez a mídia e seu aparato político, a dita oposição, acreditarem que tinham “matado” Lula – politicamente, por mais que a vontade fosse literal. Em 2010, as teorias eram sobre como o mesmo Lula não conseguiria transferir votos a Dilma.

Galvão Bueno, o maior salário da Globo

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Léo Dias, colunista de O Dia, revelou ontem que o narrador Galvão Bueno, uma das maiores “malas sem alça” da televisão brasileira, ganha - de salário - R$ 5 milhões mensais da Globo.

Neymar, o craque da Seleção, ganha, segundo a Folha, cerca de R$ 3 milhões por mês do Barcelona.

O apartidarismo entre aspas da Folha

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Um dos principais colunistas da Folha, Fernando Rodrigues, escreveu uma coluna extraordinariamente reveladora.

Segundo ele, o PT vai recorrer ao plenário do STF em favor dos “mensaleiros”. Está no título.

É o tal caso: parem as máquinas.

O suicídio coletivo dos vira-latas

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Acho que o Ministério da Saúde precisará deixar de prontidão uma força-tarefa de psicólogos, médicos e ambulâncias, porque é possível que haja um suicídio coletivo de vira-latas antibrasil nas próximas horas. É que o presidente Lula acaba de ganhar uma estátua ao lado da Casa Branca, em Washington, capital dos Estados Unidos.

A artilharia política no Facebook

Por Renan Truffi e Rodrigo Martins, na revista CartaCapital:

Se a internet serviu de palco para importantes batalhas nas eleições de 2010, poucos duvidam de um papel ainda mais decisivo na corrida presidencial deste ano. A quatro meses das eleições, a movimentação dos partidos políticos nas redes sociais é intensa. A candidata à reeleição Dilma Rousseff, do PT, e os presidenciáveis Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) começaram a montar seus bunkers digitais, com uma previsão de gastos superior a 30 milhões de reais. Não é um tiro no escuro. Atualmente, 105 milhões de brasileiros têm acesso à internet, atesta o Ibope Media. Desse universo, ao menos 76 milhões desfrutam de conexão doméstica. É o mesmo número de cidadãos com contas ativas no Facebook, segundo o último balanço da companhia, divulgado em setembro do ano passado.

A encruzilhada do Brasil

Por Marcelo Zero, no blog de Paulo Moreira Leite:

A América Latina e o Brasil estão numa encruzilhada. É o que afirma o estudo Pactos para a Igualdade- Rumo a um Futuro Sustentável, lançado pela Cepal em Lima, Peru, no dia 5 deste mês, e já amplamente debatido em seminário promovido pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (GCEE), instituição vinculada ao MCTI brasileiro, na Universidade do Ceará.