domingo, 8 de junho de 2014

Como a mídia manipula a sociedade

Mídia sabota avanços de Haddad

Foto: Cesar Ogata/Secom
Por Altamiro Borges

Na quinta-feira, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, o prefeito da capital paulista, Fernando Haddad, inaugurou a primeira central mecanizada de triagem de resíduos recicláveis da América Latina, localizada no bairro do Bom Retiro. O novo equipamento tem capacidade de processar 250 toneladas de lixo por dia e de contribuir para dobrar a quantidade de resíduos reciclados na cidade. A mídia tucana, porém, não deu qualquer destaque para esta importante conquista dos paulistanos. Apenas pequenas notinhas de rodapé nos jornalões e quase nada nas emissoras de rádio e televisão.

Discussões sobre a futura Lei da Mídia

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

O anúncio do Ministro das Comunicações Paulo Bernardo, sobre uma nova Lei da Mídia, veio acompanhado de cautela excessiva, mas pelo menos abre o debate.

Há alguns pontos a se considerar na discussão.

Histeria contra a participação social

Por Mário Luiz Cortes, no blog Diário do Centro do Mundo:

Os mecanismos de participação e controle social no Brasil parecem assombrar boa parte das bancadas de parlamentares na Câmara dos Deputados.

A revolta tem origem no decreto publicado na semana passada pelo executivo que institui a Política Nacional de Participação Social (PNPS) e o Sistema Nacional de Participação Social (SNPS), que criam nove canais de comunicação visando regularizar a relação do governo com a sociedade civil. Segundo a proposta, os integrantes de futuros conselhos populares não serão remunerados.

Copa e uma crônica do aeroporto

Por Renato Rovai, em seu blog:

Noite de ontem, Aeroporto Internacional de Cumbica, Guarulhos. Babilônia total. Torcedores com camisas de suas seleções e adereços caraterísticos de seus países misturavam-se em cada canto do Terminal 1, onde o blogueiro aguardava seu voo para o Galeão, Rio de Janeiro.

Muita gente e muita festa. A Copa chegou ao Brasil, pensava o blogueiro. Quem sabe esse clima de pessimismo radical com o país comece a mudar.

Economist e a hegemonia da Globo

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Essa matéria da Economist faz algumas comparações arrepiantes entre o tamanho da Globo no Brasil e o tamanho das principais TVs norte-americanas. Arrepiante por duas razões: 1) eu, que escrevo há anos sobre mídia, nunca tive acesso a essa informação; 2) agora temos noção melhor do papel nocivo da Globo na democracia brasileira.

O exemplo de Joaquim Barbosa

Por Marcos Coimbra, na revista CartaCapital:

A respeito de Joaquim Barbosa podem-se discutir várias coisas. Suas motivações, por exemplo: o que teria levado um jovem frustrado no sonho de ser diplomata a jogar para o alto a carreira e querer se tornar promotor? Era mesmo a Justiça seu objetivo? Podem-se discutir os atos e comportamentos como ministro e presidente do Supremo Tribunal Federal. Depois do anúncio da aposentadoria precoce, diversos especialistas o fizeram. Se há, entre eles, quem tenha aprovado a “obra” de Barbosa, ficou calado.

Resistência derrota o imperialismo

Por José Reinaldo Carvalho, no site Vermelho:

O presidente da Síria Bashar al-Assad venceu as eleições com quase 90% dos votos. Um resultado contundente.

O Portal Vermelho, coerente com seu internacionalismo, anti-imperialismo e postura solidária com os povos e nações que lutam para consolidar sua independência e autodeterminação - componentes essenciais da linha editorial - brindou os seus leitores com informações e opiniões sobre os acontecimentos no país levantino. Algumas informações foram exclusivas, porquanto nos valemos da colaboração de dois brasileiros que lá se encontram como membros da delegação de observadores internacionais – a ex-deputada federal Socorro Gomes, presidenta do Conselho Mundial da Paz, e Marcos Tenório, diretor do Cebrapaz.