quarta-feira, 11 de junho de 2014

Sem-teto comemoram decisão de Dilma

Por Lúcia Rodrigues, no blog Viomundo:

A decisão da presidenta Dilma Rousseff de construir duas mil unidades habitacionais na ocupação Copa do Povo, em Itaquera, zona leste da capital paulista, deixou os sem teto que vivem no acampamento, radiantes. “Quero dar um beijo na boca dela. Eu tô sendo sincero. Não tô brincando. A Dilma tá de parabéns”, vibra Jailton Jaime Albuquerque Diógenes, 22.

Barbosa agride advogado de Genoino

Da Rede Brasil Atual:

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, determinou hoje (11) que seguranças retirassem do plenário o advogado Luiz Fernando Pacheco, defensor do ex-presidente do PT José Genoino. A expulsão ocorreu após bate-boca durante sessão interrompida por Pacheco para cobrar que Barbosa permita que os demais ministros apreciem o pedido de cumprimento domiciliar de sentença decorrente da Ação Penal 470, o mensalão.

Festa de aniversário do Barão de Itararé

Fifa e Globo: queremos jogar também!

Do site do FNDC:

O futebol é uma paixão nacional, e receber no Brasil a Copa do Mundo despertou as mais variadas reações - todas apaixonadas - do povo brasileiro. Infelizmente, toda essa paixão e a diversidade de opiniões sobre o tema não tiveram espaço para se expressar nos grandes meios de comunicação.

A Copa e a farsa dos oportunistas

Reconquistar o direito de greve

Editorial do jornal Brasil de Fato:

O número de trabalhadores pa­ralisando suas atividades vem au­mentando no Brasil. A diminuição do desemprego nos últimos anos abriu oportunidades à luta contra as péssimas condições de trabalho e de baixa remuneração no país.

Copa do Mundo: o que está em jogo?

Por Lúcio Centeno, na revista Fórum:

Não é só o título mundial que está em disputa no Brasil neste ano. A poucos dias da abertura da Copa, o jogo da política parece estar mais acirrado do que a competição entre as seleções nacionais. No entanto, posicionar-se na arena da política é mais complexo do que optar por torcer pelo Brasil ou pela Croácia.

A crise de identidade de Eduardo Campos

Do blog de Zé Dirceu:

Com 8% das intenções de voto, segundo o Vox Populi e/ou 13%, de acordo com o Ibope, publicados hoje, o candidato do PSB ao Palácio do Planalto, Eduardo Campos, debate-se nestes dias em meio a séria crise de identidade, que só não se assemelha ao dilema hamletiano de Shakespeare “ser ou não ser”, porque ele sabe o que quer nessa hora. O problema é que o “amigo” dele, Aécio Neves está atrapalhando. E a parceira e companheira de chapa, candidata a vice-presidente, ex-senadora Marina Silva, então, nem se fala…

O advogado que enfrentou o tirano

Por Luis Nassif e Patricia Faermann, no Jornal GGN:

O advogado Luiz Fernando Pacheco levou o presidente Joaquim Barbosa ao momento mais baixo de sua atuação à frente do STF (Supremo Tribunal Federal).

Pacheco representa o réu José Genoino. Quando a sessão abriu pediu a palavra, que lhe foi concedida. Solicitou, então, a Joaquim Barbosa que colocasse na pauta o pedido de prisão domiciliar para Genoíno, por motivo de doença grave.

Quem tem medo da participação popular?

Por Emir Sader, no site Carta Maior:

A proposta do governo da formação de Comitês de Participação Popular foi seguida por editoriais furibundos da mídia, como se se estivesse atentando contra os fundamentos essenciais da democracia brasileira. Os mesmos editoriais e colunistas que passam todos os dias desqualificando os políticos e a política, o Congresso e os governos, reagem dessa forma quando se busca novas formas de participação da cidadania.

A ilha dos filhos de Marinho

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Os três irmãos Marinhos dividiram o poder assim. Roberto Irineu, o primogênito, é o presidente.

João Roberto, o segundo, é o editor, e dele emanam as diretrizes a serem seguidas por todas as mídias do grupo.

José Roberto, o caçula, cuida da Fundação Roberto Marinho, e é tido, nas Organizações, como um cruzado do ambientalismo.

Futebol é coisa de comunista

Por Cynara Menezes, no blog Socialista Morena:

Não, não sou eu quem está dizendo isso: é a amalucada direita norte-americana, eterna fonte de inspiração da direita tupiniquim e de risadas para nós. Mais de 20 anos após a queda do muro de Berlim, parece não haver fim para a paranóia anti-comunista nos Estados Unidos, e o futebol não poderia ficar de fora –sinal de que o velho e bom socialismo ainda incomoda muita gente, até na maior nação capitalista do planeta.

Alckmin provoca na greve do Metrô

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:


Deu na versão online do Correio Brasiliense: “Metrô aceitou readmissão de demitidos, mas governo vetou”.

É sintomático, na grande mídia, como o nome do governo some das manchetes quando esse governo é do PSDB e faz besteira ou safadeza. E o que faz o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, ao endurecer com os grevistas metroviários justamente quando há possibilidade de interromper o confronto, é as duas coisas – entre várias outras qualificações possíveis.

O time do "quanto pior, melhor"

Por Wagner Gomes

As mudanças que o Brasil vem experimentando desde 2003, quando o ex-presidente Lula assumiu seu primeiro mandato, são irreversíveis. Mas parte da elite brasileira tão acostumada a privilégios e desmandos autoritários não engole que o país tenha certa movimentação social e que cada vez mais pessoas possam desfrutar de condições básicas de vida.

A Copa e o antibrasileiro profissional

Por Marcelo Zero, no blog de Paulo Moreira Leite:

-O Senhor é patriota?

-Amador.

-Amador?

-É, porque profissional é o Senhor, que é pago para isso.

Aécio "desova" Eduardo Campos

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Aécio Neves diz que “não vai perder tempo com indelicadezas” de Eduardo Campos.

A reação, segundo a Folha, foi aos comentários do ex-governador de Pernambuco de que o mineiro não gostaria de trabalhar.

E ainda teve o (ex?) assessor de Campos fazendo graça, na linha Serra, com o “Vai ter Coca”, divulgado nas redes sociais.

Uma análise do discurso de Dilma

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Permitam-me analisar o discurso da presidenta com senso crítico.

E tenham piedade de mim, pelo amor de Deus. Não posso apenas elogiar nem apenas criticar. No primeiro caso seria chamado de governista acrítico, com razão. No segundo, me acusariam de querer derrubar a Secom e tomar o emprego deles, ou pior chantagear o governo para descolar um anúncio de estatal.

A matriz do pensamento conservador

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

Qual seria a proporção de similaridades entre o Brasil real e o Brasil que a imprensa apresenta aos brasileiros e ao mundo diariamente? Uma equação que contivesse todas as variáveis que formam o retrato da nacionalidade seria possível somente como exercício intelectual, porque, conforme demonstrou Platão, apenas uma fração daquilo que é comunicado pode ser mensurada. O resto, ou seja, toda a grandeza da existência, pode ser objeto apenas da observação e do espanto.

Dilma responde aos pessimistas da Copa