segunda-feira, 7 de julho de 2014

Obama e a perseguição ao jornalismo

Por Eduardo Graça, na revista CartaCapital:

A nota produzida na terça-feira, 24, não deixa dúvida. O governo Obama repudiou duramente a decisão da Justiça egípcia de condenar três jornalistas da rede de tevê Al-Jazira, Peter Greste, Mohamed Fahmy e Baher Mohamed, respectivamente a sete, outros sete, e dez anos de detenção: “Essa é uma perseguição, que ataca os mais básicos critérios de liberdade de imprensa. Como afirmamos repetidas vezes, a prática da democracia não se limita às eleições. Ela só é exercida por meio de instituições de fato democráticas, incluindo a imprensa livre e dinâmica, fundamental para fiscalizar e cobrir os atos do governo”.

Avanços da esquerda na América Central

Do site da Adital:

O cenário político da América Central vem passando por importantes mudanças nos últimos tempos. Especialmente Costa Rica, El Salvador e Honduras demonstram essa tendência. Apesar disso, ainda é preciso cautela, pois não há garantias que as mudanças significarão um novo jeito de fazer política, voltado para o povo e não para as elites oligárquicas ultraconservadoras. A análise é de Albrecht Koschützke e Hajo Lanz, no documento "Três tênues luzes de esperança - As forças de esquerda ganham impulso em três países centro-americanos”.

Que fim levou a direita ilustrada?

Por Christian Dunker, no Blog da Boitempo:

Quando entrei na USP em 1984 meus avós ficaram preocupados. Ainda era época do degelo militar e a Psicologia vinha com um traço “róseo” que levantava suspeitas em meu querido avô. Formado da tradição liberal inglesa, voraz leitor do Estadão, ele iniciou uma espécie de profilaxia que consistia em receber-me, às quartas feiras, para uma conversa sobre temas de sua livre escolha: economia, política ou cultura. Minha avó esperava a ocasião com uma generosa torrada sobre a qual repousavam dois ovos pochés, em cima dos quais salpicava-se pimenta, extraída de um daqueles antigos e compridos moedores feitos de madeira.

Era FHC "engavetou" a corrupção

Aécio e Campos elevam gastos públicos

Por Helena Sthephanowitz, na Rede Brasil Atual:

Matéria publicada nessa segunda (7) no jornal Folha de S.Paulo mostra que os gastos dos estados natais dos candidatos à Presidência da República Aécio Neves (PSDB-MG) e Eduardo Campos (PSB-PE) se equiparam aos gastos do governo federal – um dos alvos preferidos das críticas da dupla de oposicionistas à gestão de Dilma Rousseff.

A esquisita divulgação do Datafolha

http://pataxocartoons.blogspot.com.br/
Do blog de Zé Dirceu:

A ombudsman da Folha de S.Paulo, Vera Guimarães Martins, deu um puxão de orelhas no jornal em sua coluna no fim de semana. Fala pouco e sobre um item específico da divulgação do último levantamento Datafolha, na 5ª feira pp., publicado errado. Mas o dado é de extrema importância nessa última pesquisa e a ombudsman cobra que o jornal ao invés de fazer uma matéria nova em que admitisse o erro, como devia, limitou-se a um pequeno registro na seção Erramos, no dia seguinte, 6ª feira pp.

Galvão, Huck e o linchamento de Zúñiga

Por Kiko Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

A entrada de Zúñiga em Neymar ainda vai render muito calor por muito tempo. O Comitê Disciplinar da Fifa abriu um processo e está analisando vídeos e relatórios da joelhada.

Zúñiga divulgou numa carta aberta: “Quero te enviar uma saudação especial, Neymar. Te admiro, respeito e te considero um dos melhores jogadores do mundo”, disse. “Espero sua recuperação, que volte logo, para que continue animado, vendo o futebol como um esporte cheio de virtudes e qualidades, que, sem dúvidas, sempre pus em práticas ao longo dos meus 12 anos como jogador profissional”.

A seca em SP e a "gambiarra" da Sabesp

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Ontem, ao longo do dia, entraram só 125 milhões de litros de água no Sistema Cantareira.

E saíram, mesmo sendo um sábado, dia de menor consumo, 2 bilhões de litros.

São dados oficiais da própria Sabesp.

A máquina de dar joelhadas no Brasil

Por Saul Leblon, no site Carta Maior:

As linhas gerais do Programa de Governo da candidatura Dilma Rousseff, entregues à Justiça Eleitoral, no último sábado, ocupam 10 mil palavras. Compõem, mais que tudo, um painel informativo dos avanços e conquistas registrados nas diferentes áreas do país durante os 12 anos em que a sociedade escolheu ser dirigida por três governos sucessivos de centro esquerda.

Lesão de Neymar e o ‘espírito Felipão’

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

O Brasil passou o fim de semana dividido entre o entusiasmo pela vitória contra a Colômbia, com a consequente classificação para as semifinais da Copa do Mundo, e a preocupação com a ausência do atacante Neymar Jr., que fica fora da competição por causa de uma lesão na coluna vertebral.

Copa: Missão (quase) impossível

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Pela lógica, o Brasil passar pela Alemanha deveria ser quase impossível. Apesar da brilhante vitória contra a Colômbia – que calou a boca de uma legião de críticos cegos ou mal-intencionados –, a equipe de Felipão é inexperiente em Copas do Mundo e não contará com o astro Neymar, que participou de metade das jogadas que resultaram em gols.

As novas mentiras sobre Pasadena

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Vocês sabem que eu já publiquei dezenas de textos sobre a refinaria de Pasadena. Tanto que até me cansei do assunto. Se você buscar Pasadena no google, o Cafezinho estará entre as primeiras fontes mostradas.

Fiquei também decepcionado com a Petrobrás, que podia ter se defendido com mais galhardia. Bastava oferecer mais informações sobre a refinaria. Até mesmo algumas coisas aparentemente inocentes ajudariam muito, como trazer fotos das máquinas funcionando, dos trabalhadores, imagens e dados do canal de Houston. Números precisos de produção, estoques.

Uma campanha politizada por reformas

Editorial do site Vermelho:

A campanha eleitoral começou oficialmente neste domingo (6). Como se sabe, o primeiro turno das eleições será no dia 5 de outubro, quando 141,8 milhões de eleitores devem comparecer às urnas para eleger deputados estaduais e federais, senadores, governadores e o presidente da República.

A Copa e o vexame da imprensa

Por Ricardo Amaral, no Jornal GGN:

Não vejo base estatística em análises do tipo E a Copa ajuda Dilma... ou Com Copa do Mundo humor do pais melhora e Dilma cresce (Folha). Os candidatos permanecem na mesma faixa de intenções de voto desde abril, como aponta o Zé Roberto Toledo no Estadão. Diante desse Datafolha, a imprensa hegemônica deveria olhar para o espelho, não para as eleições.

Agiotas fazem campanha contra Dilma

Do blog Escrevinhador:

O modelo neoliberal, implementado por FHC no Brasil, teve três eixos centrais: flexibilização das leis trabalhistas, privatizações das empresas estatais e abertura da economia para o capital financeiro.

Os governos de Lula e Dilma não reverteram esse modelo econômico, que representaria a proibição das terceirizações, a retomada das empresas privatizadas e a regulamentação do mercado de capitais.

No entanto, esses governos brecaram o aprofundamento do processo que estava em curso, representando um obstáculo para as frações da burguesia, como o rentismo, que defendem o neoliberalismo.

Até o DEM e o PPS abandonam Arruda




Por Altamiro Borges

Um dos casos mais grotescos no processo final do registro das candidaturas para as eleições de 2014 ocorreu em Brasília. O ex-governador José Roberto Arruda – o “exemplo” de gestor da revista Veja que foi flagrado embolsando maços de dinheiro no famoso escândalo do “mensalão do DEM” – disputará novamente o cargo no Distrito Federal. Ele registrou sua candidatura pelo PR e no primeiro dia oficial de campanha, neste domingo (5), já saiu atirando. Em seu site oficial, o cínico afirmou que sua cassação foi um “golpe do PT” – como se o vídeo acima fosse obra de ficção. Arruda tenta criar vacinas, já que o caso do “mensalão” será muito explorado durante a campanha. Até o DEM e o PPS, temendo o contágio, resolveram abandoná-lo.