quinta-feira, 17 de julho de 2014

Brics: nova fase nas relações mundiais

Do blog de Zé Dirceu:

Criar um banco de financiamento da infraestrutura e um arranjo institucional para evitar estrangulamentos nos balanços de pagamento tem inegável importância histórica. Este é o sentido maior das duas decisões tomadas pelos chefes de Estado e de Governo, reunidos durante dois dias na Cúpula do BRICS, realizada nesta 2ª e 3ª feira em Fortaleza.

Dilma recua na democratização da mídia

Do site do Coletivo Intervozes:

Um sentimento de frustração acometeu defensores de uma mídia mais democrática nas últimas semanas, após a veiculação na imprensa nacional da notícia [1] que apontava a silenciosa retirada da pauta da comunicação da plataforma de campanha da presidenta e candidata à reeleição Dilma Rousseff. A única proposta que diz respeito ao setor cita a ampliação do acesso à internet e acaba por construir a falsa ideia de que a rede seria capaz de sanar sozinha as necessidades de liberdade de expressão e comunicação da população. Mesmo após intensos debates internos, o programa de governo intitulado “Mais mudanças, mais futuros” simplesmente não lista, dentre suas prioridades, mudanças em um setor estratégico para o desenvolvimento cultural, econômico e social brasileiro.

Brics e as mudanças no mundo

Editorial do site Vermelho:

O Brasil sediou nos dias 15 e 16 de julho um dos mais importantes eventos da vida econômica e geopolítica do mundo – a 6ª Cúpula do Brics, agrupamento que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Simbolicamente, o conclave se realizou na bela e aprazível Fortaleza, no Nordeste do país, uma das regiões que mais se desenvolve, com grandiosos projetos de industrialização, soerguimento de infraestrutura e combate à pobreza.

Quem vai duelar com Alckmin?

Por Fabio Serapião, na revista CartaCapital:

As alianças eleitorais firmadas nesta semana para a disputa do governo de São Paulo, em especial a debandada do Partido Progressista, de Paulo Maluf, para a campanha de Paulo Skaf, do PMDB, consolidaram o cenário eleitoral no estado mais rico do País e, ao mesmo tempo, criam dúvidas sobre a força da campanha do petista Alexandre Padilha e assustam os tucanos envolvidos na campanha à reeleição de Geraldo Alckmin.

O Brasil depois da Copa

Por Emir Sader, no site Carta Maior:

O Mundial, para o Brasil, começou com a decisão da Fifa, já fazem 7 anos, de realizar a sua vigésima versão no Brasil (decisão que se complementa com a decisão posterior de realizar também as Olimpíadas de 2016 no Rio). Causou euforia imediata, mas ficou nisso, com o empurra-empurra da Fifa sobre os prazos das obras e itens afins.

Cuba, EUA e o tráfico de seres humanos

Por Salim Lamrani, no site da Adital:

Em seu relatório de 2014 sobre o tráfico de seres humanos no mundo, o Departamento do Estado inclui novamente Cuba em sua lista, situando-a na pior categoria (3). Segundo Washington, "adultos e crianças são vítimas de tráfico sexual e de trabalhos forçados” na ilha. "A prostituição infantil e o turismo sexual são uma realidade em Cuba e houve alegações de trabalhos forçados durante as missões no exterior que o governo cubano realizou” [1].

Água por um fio em São Paulo

Por João Paulo Rillo, no site da Fundação Perseu Abramo:

A crise da água pode atingir de forma drástica a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) e Campinas (RMC) nos próximos meses. Considerando um cenário crítico, a capacidade de abastecimento do Sistema Cantareira se mantém apenas até outubro, mas o governo Alckmin aposta que teremos água até novembro, quando se espera que chova e se amenize o processo de esvaziamento dos reservatórios.

Protesto em SP contra massacre em Gaza

Do site da Fundação Mauricio Grabois:

Cerca de mil pessoas estiveram presentes na Praça Cinquentenário de Israel, no Pacaembu, em vigília nessa terça-feira (15) em solidariedade ao povo palestino.

Com lenços e bandeiras da Palestina carregadas ou envolvidas no corpo, as pessoas acendiam velas, que iam sendo enfileiradas. A expressão era de dor e tristeza. Líderes religiosos estiveram presentes, assim como jovens islâmicos que vivem em São Paulo e jovens da periferia paulista que se uniram nesta atividade. Ainda, judeus e rabinos se somaram ao ato como forma de demonstrar que são contra a violência que tem vitimado crianças, mulheres e homens.

Eleição: A imprensa perde soberania

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

A imprensa brasileira salta diretamente dos estádios de futebol para o campo da política, sem escalas. Três dias depois de encerrada a Copa do Mundo, já nesta quarta-feira (16/7) os principais jornais do País voltam a ocupar seu lugar na disputa eleitoral, no papel de porta-vozes dos marqueteiros de candidatos. A reportagem, gênero jornalístico por excelência, cede espaço para o festival de declarações monitoradas pelas pesquisas que orientam as campanhas.

As sabatinas de Aécio e Eduardo Campos

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

A não ser que uma grande surpresa ocorra, Dilma se reelegerá presidente em outubro, e provavelmente no primeiro turno.

Sua maior arma não é nada ligado a ela diretamente. Nestes seus anos, a economia cresceu pouco, a inflação teve alguns espasmos e o Brasil deixou de ser o menino prodígio que foi, sob Lula, aos olhos do chamado mercado internacional. Não bastasse isso, há um desgaste na própria esquerda, por conta da repressão policial em manifestações de protesto.

Os documentos da sonegação da Globo

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Com alguns dias de atraso, mas conforme o prometido pela fonte, recebemos as primeiras páginas da íntegra do processo administrativo da Receita Federal contra a Rede Globo. As páginas vazadas abaixo constituem o “núcleo” de todo o processo. É o relatório-resumo da Receita Federal sobre o processo em questão.

O relatório explica didaticamente como foi a “intrincada engenharia desenvolvida pelas empresas do sistema Globo” para “esconder o real intuito da operação, que seria a aquisição, pela TV Globo, dos direito de transmitir a Copa do Mundo de 2002, o que seria tributado pelo imposto de renda”.