quarta-feira, 30 de julho de 2014

Bolsonaro apoia terroristas de Israel



Por Altamiro Borges

O deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ), defensor histérico do golpe de 1964, da ditadura militar e das torturas no Brasil, enviou na sexta-feira (25) uma carta à embaixada de Israel. Nela expressa total apoio ao massacre promovido pelo exército sionista em Gaza – que já causou mais de 1.200 mortes, incluindo crianças, idosos e mulheres. Ele também aproveita para babar seu ódio contra a presidenta Dilma, acusando-a de subversiva, assaltante e outros adjetivos, e para atacar a nota do Itamaraty, que criticou o “uso desproporcional” de força contra os palestinos. E conclui pedindo “desculpas ao povo israelenses pela destrambelhada, inoportuna, hipócrita e covarde manifestação do governo brasileiro”.

PT lava dinheiro do PCC?

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:
 

Olha só que capa deliciosa do Estadão desta quarta-feira!

Empresas e deputado do PT são suspeitos de lavar dinheiro do PCC.

PCC = Partido de Comando da Capital, a principal organização criminosa de São Paulo, quiçá do país.

A batalha acirrada no Rio de Janeiro

Por Bepe Damasco, em seu blog:

Poucas vezes na história das eleições para o governo do estado do Rio de Janeiro se viu uma disputa tão dura. Antes do começo da propaganda eleitoral no rádio e na TV, quatro candidatos se mostram competitivos e em condições de passar para o segundo turno. Por saber que uma grande votação no estado é decisiva para sua reeleição, a presidenta Dilma terá de pisar em ovos para não melindrar nenhum dos quatro postulantes ao Palácio Guanabara que, em tese, a apoiam. Digo em tese porque uma banda importante do PMDB de Pezão está com Aécio e porque não se percebe no candidato do PR, o ex-governador Garotinho, a intenção de oferecer à presidenta um apoio decidido e vigoroso. Não custa lembrar que nos últimos quatro anos o deputado Garotinho tem sido um crítico ácido do governo Dilma. Uma coisa é certa : não será fácil para a presidenta administrar os quatro palanques. Já na largada, ela sofreu críticas do PT por ter iniciado sua campanha no estado com Pezão.

Brasil 10 X Israel 0

Por Marcelo Zero, no blog de Paulo Moreira Leite:

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores de Israel, Yigal Palmor, acusou o Brasil de ser um “anão diplomático”. Tudo isso porque o governo do Brasil, chocado, como todo o mundo, com a ofensiva genocida das forças de Israel em Gaza, chamou de volta seu embaixador em Tel-Aviv para consultas.

Por que a Globo ataca ativistas do RJ

Por Renato Rovai, em seu blog:

Há uma narrativa em curso que vem sendo construída pela TV Globo e que busca catalizar a opinião pública contra um grupo de ativistas que foi acusado de formação de quadrilha e ação criminosa pelo Ministério Público do Rio de Janeiro. A investigação é repleta de inconsistências e de diz-que-diz. Leva em consideração desde P2 que acha que Bakunin é um black bloc , até acusações de quem declaradamente afirma fazê-lo por vingança.

Eleição: Dois pesos e 19 medidas

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

A certa altura da sabatina, que mais parecia um interrogatório feito por quatro jornalistas de diferentes veículos, como se fossem um só, a presidente Dilma Rousseff deu uma pista de como pretende atuar nos debates eleitorais. Em 90 minutos de perguntas duras e respostas por vezes confusas, Dilma passou a primeira parte na defensiva, falando ao mesmo tempo das dificuldades econômicas do momento e das conquistas sociais do seu governo. Quase nada disse sobre as propostas e projetos para um novo mandato, que é o que o eleitor quer saber dos candidatos para definir seu voto.

Dilma surpreendeu na 'sabatina' do UOL

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

A “sabatina” do UOL a que a presidente Dilma Rousseff se submeteu na tarde da última segunda-feira (27 de julho) no Palácio da Alvorada confirmou expectativas no que diz respeito ao ânimo dos entrevistadores, mas surpreendeu no que diz respeito ao da entrevistada.

Para inquirir a presidente, foram escalados Ricardo Balthazar (Folha de SP), Josias de Souza (UOL), Kennedy Alencar (SBT) e José Maria Trindade (Jovem Pan).

Mercosul amplia integração regional

Editorial do site Vermelho:

A diplomacia dos países sul-americanos, na sua maioria liderados por governos progressistas, produziu mais um fato político com reflexos positivos no desenvolvimento econômico e social.

Os chefes de Estado e de governo membros do Mercado Comum do Sul (Mercosul), reunidos em Caracas nesta terça-feira (29), na 46ª Cúpula Presidencial do bloco, decidiram acelerar o desenvolvimento produtivo da região pondo em marcha mecanismos que atuam não mais a favor dos monopólios, mas dos povos.

Tudo deu errado para Aécio e Dudu

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

A Alemanha fez a sua parte, com aquele “sacode” que levamos na semifinal.

Mas, no resto, a estratégia da oposição de capitalizar a natural frustração com a derrota esportiva e, ao menos, reverter as perdas que tiveram com o fato de a Copa do Mundo, apesar das previsões catastróficas da mídia, ter sido um sucesso internacional, não funcionou.

O Santander, a especulação e eu

Por Joaquim de Carvalho, no blog Diário do Centro do Mundo:

Há duas semanas, recebi uma ligação da sala de ações do Santander. O corretor insistia para que eu vendesse uma aplicação que tenho em ações da Petrobras. Com os papéis em alta, ele argumentava que era hora de vender. Como tenho também ações da Vale, igualmente em alta, argumentei que, por essa lógica, era melhor vender também estas.

A mídia das manchetes ululantes

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

Os jornais requentam nas edições de terça-feira (29/7) a polêmica causada pela incursão do banco Santander na campanha eleitoral, ao selecionar declarações feitas pela presidente Dilma Rousseff durante sabatina organizada no Palácio da Alvorada pela Folha de S. Paulo, UOL, SBT e rádio Jovem Pan. Com isso, os leitores têm a oportunidade de refletir mais friamente sobre o comunicado em que o setor de análise de investimentos do banco espanhol recomenda explicitamente a seus clientes brasileiros de alta renda que votem contra a reeleição da presidente.

O racismo na mídia brasileira

Por Cecília Bizerra Sousa, na revista Carta Capital:

“Sempre que venho ao Brasil, assisto à TV para ver como o país se representa. Pela TV brasileira, nunca seria possível imaginar que sua população é majoritariamente negra”. Esta observação, entre tantas outras acerca dos desafios que ainda cabem à luta pela igualdade racial no Brasil e no mundo, foi feita pela ativista estadunidense Angela Davis, em conferência em Brasília na noite de 25 de julho, na 7ª edição do Latinidades – Festival da Mulher Afro Latino Americana e Caribenha. “Não posso falar com autoridade no Brasil, mas às vezes não é preciso ser especialista para perceber que alguma coisa está errada se a cara pública deste país, majoritariamente negro, é branca”, acrescentou.

Telesur: 9 anos pela integração regional

Por Beto Almeida

Em 24 de julho, a Telesur, emissora multi-estatal sediada na Venezuela, criada por Hugo Chávez para enamorar os povos por meio da integração cultural-informativa, completou 9 anos. Nesta data começou a emitir também em inglês.

Israel começa a perder a guerra


Por Alipio Freire, no jornal Brasil de Fato:

A votação das Nações Unidas contra a ação de Israel em Gaza, na qual os Estados Unidos ficaram totalmente isolados, e as subsequentes iniciativas desse organismo internacional, foram – sem sombra de dúvida – graves derrotas políticas/diplomáticas do governo de Jerusalém.

Aeroportos e colisões tucanas

Por Saul Leblon, no site Carta Maior:

Há exatamente quatro anos, em 29 de julho de 2010, o jornal ‘O Globo’ noticiava a evidência de um racha profundo nas fileiras tucanas, a minar a campanha do então candidato à presidência da República pelo PSDB, José Serra.

Aspas para o Globo de 29-07-2010:

Aécio é barrado em jingle de Alckmin

Por Altamiro Borges

Aécio Neves, o cambaleante presidenciável do PSDB, já foi barrado por um bafômetro no Rio de Janeiro, aonde gosta de curtir o seu mandato de senador. Nos últimos dias, ele também foi barrado no aeroporto do titio na cidade de Cláudio, aonde descansava em sua fazenda. Mas o pior é ser barrado na propaganda eleitoral do seu “fiel amigo” Geraldo Alckmin. Segundo informa Fernando Rodrigues, em seu blog hospedado na Folha, o tucano simplesmente não aparece no jingle da campanha do governador. “A música tem 2 minutos e 20 segundos e define o paulista Alckmin como um ‘cara decente’ que ‘sabe fazer’, sem nenhuma referência ao tucano mineiro que tenta chegar ao Planalto”.