quarta-feira, 6 de agosto de 2014

A direita está certa ao imitar os EUA

Por Cynara Menezes, no blog Socialista Morena:

Os reacionários brasileiros adoram os Estados Unidos. Costumam passar, inclusive, as férias em Miami – o que corrobora seu profundo mau gosto, já que o país é imenso e tem dezenas de outras cidades mais interessantes. Para a direita tupiniquim, os EUA são a Terra Prometida, onde jorra leite e mel. A economia deles é fantástica, a educação, a saúde, o cinema… Eles admiram até a junkie food, aquela comida péssima que fez os índices de obesidade irem à estratosfera por lá. Enfim, se dependesse dos reaças, o Brasil imitaria o Tio Sam em tudo. Tudo mesmo? Será?

Parlamentares debatem regulação da mídia

Por Márcia Xavier, no site Vermelho:

O lançamento do livro “Para Garantir o Direito à Comunicação – A Lei Argentina, o Relatório Leveson e o HGL da União Europeia”, do jornalista e sociólogo, Venício de Lima, e o debate que se seguiu, promovido pela Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (5), retomou o debate sobre a necessidade de regulamentação da mídia no Brasil.

Aecioporto bombou na rede. E no Ibope?

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Não creio nos números, que acho baixos demais – uma busca no Google por “tio de Aécio” dá muito mais – mas registro o que diz, hoje, o editor-adjunto de Mídias Sociais da Folha, Ygor Salles: “nada repercute (nas redes sociais) mais negativamente contra os candidatos ao Planalto que o caso do aeroporto de Cláudio (MG), construído em uma área desapropriada que era de um familiar do tucano”.

O choque de indigestão de Aécio Neves

Do site Muda Mais:

Já ouviu falar no choque de gestão em Minas Gerais? Pergunte a diferentes mineiros e terá respostas diferentes, mas, basicamente, foi o momento em que o governo do estado restringiu investimentos e cortou despesas, um ato "de forte impacto social", de acordo com o deputado estadual Adelmo Leão (PT), da Frente Parlamentar em Defesa da Renegociação da Dívida de Minas Gerais.

A Vivo, a TIM e a GVT

Por Mauro Santayana, em seu blog:

Disposta a consolidar, a ferro e fogo, seu controle sobre o mercado brasileiro de telecomunicações, a Telefónica da Espanha, dona da Vivo, volta agora sua cobiça para a GVT.

Segundo anunciado pela imprensa europeia, a empresa ofereceu ontem à Vivendi francesa, pouco mais de 20 bilhões de reais pelas operações da GVT no Brasil.

EUA: O império na ofensiva

Por Igor Fuser, no jornal Brasil de Fato:

Em 1992, no contexto do fim da Guerra Fria e da vitória militar dos Estados Unidos sobre o Iraque na 1ª Guerra do Golfo, um grupo de altos funcionários do go­verno estadunidense, coordenado por Paul Wolfowitz, elaborou um texto com as linhas mestras para a estraté­gia de Washington após a dissolução da União Soviética.

Ebola e a indústria farmacêutica

Por Jane Merrick, no site Outras Palavras:

O principal médico de saúde pública do Reino Unido culpa o fracasso em encontrar uma vacina contra o vírus do Ebola na “falência moral” da indústria farmacêutica em investir em uma doença porque ela, até agora, só afetou pessoas na África — apesar das centenas de mortes.

Unidade na luta pela reforma política

Mariana Serafini, no site da UJS:

Recentemente a Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas e a Campanha Nacional pelo Plebiscito Popular da Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político decidiram realizar uma ação conjunta em defesa da Reforma Política. No dia 16 de julho foi lançada uma nota de esclarecimento do posicionamento das duas organizações intitulada “Estamos Juntos na Luta por Reforma Política Democrática”.

Os super-poderes de Eduardo Campos

Por Igor Felippe, no blog Escrevinhador:

O sistema de tributação é um dos grandes problemas nacionais.

Não existe uma alma viva que acredite que o complexo de dezenas de impostos seja bom para o Brasil.

Assim, a questão é outra. Não é suficiente fazer o diagnóstico correto do problema, mas apontar como fazer a tal reforma tributária.

Como abrir uma cidade para todos

Por Renata Mielli, no blog Janela sobre a palavra:

Pode parecer maluquice, mas as cidades estão cheias de portas, muitas delas fechadas por sete chaves e muitos reais. Principalmente as grandes, megalópoles como São Paulo, que tem uma área de 1530 km2 e mais de 18 milhões de habitantes que vivem em um território marcado por profundas diferenças econômicas, sociais e geográficas que acabam determinando quem pode ir, fazer o que e como.

RBS demite 130 e pede “desapego”

Por Altamiro Borges

Como sempre ironiza Mino Carta, o Brasil é o único país do mundo em que os jornalistas chamam os seus patrões de “companheiros”. Talvez isto explique o cinismo de Eduardo Sirotsky Melzer, presidente do grupo gaúcho de comunicação RBS, que nesta semana anunciou a demissão de 130 profissionais e ainda pediu “desapego” às vítimas. Em carta enviada aos trabalhadores da empresa – dona do “Zero Hora” e de outros jornais, de 18 emissoras de tevê e de inúmeras rádios –, “Duda”, como gosta de ser carinhosamente chamado, explicou que o corte drástico visa melhorar o desempenho da corporação e disse contar com a compreensão e o apoio dos demitidos e dos “colegas” que restaram no quadro funcional.