sábado, 20 de setembro de 2014

Dilma pode ser eleita no primeiro turno

Por Altamiro Borges

Neste sábado (20), o jornalista Ilimar Franco, do jornal O Globo, postou uma notinha que deve atormentar os comitês de Aécio Neves, de Marina Silva e dos barões da mídia. “A pancadaria da campanha da presidente Dilma para cima da adversária Marina funcionou. As pesquisas internas de ambas registraram a ampliação da diferença entre elas para cerca de 10% a 12%. O programa de TV em que Marina diz que é a favor do ‘Bolsa Família’ busca deter a sangria. Por isso, o PT vai manter o ataque e explorar a dúvida quanto a capacidade de Marina dirigir o país”. Se a pesquisa Datafolha, que apontou a ampliação da vantagem para sete pontos, já tinha feito soar o sinal de alerta, agora a tendência será a do desespero.

Afiliada da Globo na Bahia será punida?

Por Altamiro Borges

Na quarta-feira (17), mais um episódio grotesco evidenciou que os donos da mídia se consideram acima das leis no Brasil. A TV Oeste, repetidora da Rede Globo na região de Bom Jesus da Lapa (a 796 quilômetros de Salvador), veiculou durante todo o dia uma imagem congelada de Paulo Souto, o candidato do DEM ao governo do Estado. O crime eleitoral poderia até resultar na cassação da outorga da empresa, que explora uma concessão pública de televisão. Mas a tendência é que a propaganda ilegal da TV Oeste e dos demos não resulte em qualquer punição.

Por que a Folha não sobe no palanque?

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Altamiro Borges

No sábado passado (13), durante um comício em Belo Horizonte, o empresário Álvaro Teixeira da Costa, maior acionista dos Diários Associados – empresa que controla os jornais ‘Estado de Minas’ e ‘Correio Braziliense’ –, subiu ao palanque de Aécio Neves e Pimenta da Veiga. Ele tentou ser discreto, mas foi flagrado pelos fotógrafos. Até hoje os seus diários não explicitaram apoio ao PSDB, mas basta ler a cobertura “jornalística” para conhecer a torcida – seja nas disputas dos governos de Minas Gerais e do Distrito Federal, ou na corrida presidencial. Álvaro Teixeira da Costa até se expôs ao participar do comício. Seria mais honesto, porém, que os barões da mídia formalizassem os seus apoios, como ocorre em vários países do mundo.

Datafolha: Alegria de Aécio é falsa!

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Altamiro Borges

Aécio Neves está embriagado com os números do último Datafolha. Já alguns “calunistas” da mídia, que detestam a “lulopetista” Dilma Rousseff, mas não confiam plenamente na “ex-petista” Marina Silva, soltam rojões e garantem que a reação do cambaleante tucano é inevitável. Toda esta euforia, porém, não se justifica e pode virar uma baita ressaca. O Datafolha divulgado nesta sexta-feira (19) apontou um aumento de apenas dois pontos percentuais nas intenções de voto do presidenciável do PSDB – ou seja, dentro da margem de erro. Ele subiu para 17% e ainda está distante dos 21% que ostentava antes da trágica morte da Eduardo Campos e da “providência divina” de Marina Silva.

As muitas razões para votar em Dilma

Por Leonardo Boff, em seu blog:

Reconhecendo os percalços e erros que houve nos últimos 12 anos do governo de Lula-Dilma e vendo os esboços de projetos políticos apresentados pelos partidos de oposição, estou convencido de que o projeto liderado pelo PT com Dilma é ainda o mais adequado para o Brasil. Só por isso já meu voto vai para Dilma Rousseff.

Mas tenho outras razões a serem ponderadas.

Globo tenta explicar a sonegação

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Toda vez que a Globo fala sobre a sua própria sonegação, acaba se enrolando mais.

É o que acaba de acontecer.

A essa altura, todo mundo já viu o vídeo no qual Garotinho menciona a sonegação da Globo.

A empresa ficou numa guerrinha contra as redes sociais, mandando retirar, a galera postando de novo, até que as redes ganharam, claro.

O racismo de "Sexo e as Negas"

http://www.geledes.org.br/
Por Moara Correa e Bruna Rocha, no jornal Brasil de Fato:

Não é necessário assistir à minissérie de Miguel Falabella para entender o seu papel semântico na sociedade brasileira, sobretudo em um momento como este, onde o povo negro começa a acessar políticas direcionadas à Reparação Racial no Estado. Aliás, o povo negro e, sobretudo, nós mulheres negras não merecemos passar por isso. O Coletivo Nacional de Juventude Negra – ENEGRECER e a Marcha Mundial das Mulheres vêm aqui denunciar esta produção em específico e toda a histórica postura racista dos meios de comunicação de massa do Brasil.

Cachoeira derrubou Patrícia Poeta?

Da revista Fórum:

No início desta semana, uma notícia tomou conta dos meios de comunicação voltados para o entretenimento: o anúncio da saída da jornalista Patrícia Poeta da bancada do Jornal Nacional. A versão oficial é que a apresentadora deixa o programa para apresentar um quadro matutino em 2015 e que, desde que foi deslocada para o JN, sabia que ficaria por apenas três anos.

Garotinho e os que acreditam na Globo

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

O bate-boca entre a Globo e Garotinho sobre o célebre caso de sonegação da emissora mostra uma coisa: esta história tem que ser esclarecida.

Já.

As explicações da Globo são absolutamente inconvincentes. São mais complexas do que a patética fala da apresentadora Mariana Gross em que ela garantiu, aos telespectadores, que a Globo paga o que deve.

O comício esvaziado de Marina no ABC

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Do Jornal GGN:

Nesta sexta-feira (19), Marina Silva (PSB) teve apenas uma agenda pública: um comício tímido na Praça da Igreja Matriz, no centro de São Bernardo do Campo (SP). O ex-presidente Lula mora ali, no berço de movimentos sindicais e do PT. De acordo com uma pesquisa local, a ex-ministra do Meio Ambiente bate Dilma com vantagem de 10 pontos no primeiro turno.

Marina perde força no "povão"

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

O fato de ter posições políticas e eleitorais bem definidas - e, ao contrário de outros, que jamais as assumem abertamente – não impede este blog de fazer análises eleitorais com base em fatos, não em desejos.

Há oito dias, escrevia-se aqui que apresentar o quadro eleitoral como “estável” era falso, porque escondia “um movimento que as variações eleitoral por classe de renda revelam”.