terça-feira, 7 de outubro de 2014

O que diz o eleitor de Aécio

Por Geraldo Galindo

O eleitor de Aécio diz ser um defensor da democracia, das liberdades democráticas e acusa a esquerda de defender ditaduras. Esse é o mesmo eleitor que deposita nas urnas 700 mil votos para Bolsonaro, um parlamentar defensor de exílios, torturas e assassinatos cometidos pelos militares no longo período de autoritarismo no Brasil.

Saudosos da ditadura amam Aécio

Do blog: http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Altamiro Borges

No primeiro turno, o caricato Clube Militar – que reúne os “milicos de pijama” saudosos da ditadura – quase entrou em crise existencial. Diante do “furacão” Marina Silva, um curioso texto foi publicado no site da entidade em apoio à ex-verde, encarada como única capaz de derrotar o “lulopetismo”. De imediato, o presidente da confraria se rebelou e garantiu que os generais da reserva apoiavam Aécio Neves, mesmo prevendo sua derrota. Agora, no segundo turno, a divisão foi superada: os saudosos da ditadura marcharão unidos pela vitória do tucano. Em texto divulgado nesta terça-feira (7), o Clube Militar afirma que o candidato do PSDB finalmente poderá “interromper a sovietização do Brasil”.

Mídia explica indigestão de Alckmin

Por Altamiro Borges

Vários fatores explicam a folgada reeleição de Geraldo Alckmin em São Paulo, apesar da falta de água, do caos no transporte público, da violenta crise na segurança e de outras mazelas do “choque de indigestão” tucano. O livro “Os ricos no Brasil”, organizado por Marcio Pochmann, mostra que o Estado concentra os ricaços e a velha classe média e que estes setores se tornaram cada vez mais elitistas e reacionários. É preciso também analisar a ação das forças de esquerda, que partem do diagnóstico de que o eleitorado é conservador e adotam políticas conservadoras. Mas não dá para entender a vitória do “picolé de chuchu” sem analisar o papel nefasto da mídia hegemônica.

Roberto Freire foi para... Punta!

Por Altamiro Borges

Oposicionista hidrófobo, Roberto Freire nem esperou o enterro de Marina Silva para já declarar seu apoio a Aécio Neves. Mais do que nunca, ele agora depende dos tucanos para salvar a sua própria carreira política. Presidente eterno do PPS, ele foi derrotado nas urnas em São Paulo e não conseguiu se reeleger. O seu partido, apêndice da direita, elegeu 10 deputados federais – dois a menos que em 2010. E o pernambucano ficou na quarta suplência em São Paulo. O PSDB é a sua única salvação. Do contrário, só lhe restará curtir as magoas nos cassinos de Punta del Este.

O círculo vicioso das manipulações

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

Na expectativa das alianças que irão recompor as forças partidárias para o segundo turno da eleição presidencial, os jornais apresentam aos leitores um jogo de adivinhações que tenta dissimular suas preferências políticas. Daqui para a frente, seja qual for o movimento das peças, tudo será levado ao propósito maior da mídia tradicional, que é recompor sua influência sobre o poder Executivo federal.

Apoio a Aécio vai desmascarar Marina

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Os jornais de terça-feira, 7 de outubro, anunciam o que todos os que sempre souberam do que se tratava a candidatura Marina Silva já intuíam: a autoproclamada representante da “nova política” irá apoiar Aécio Neves e o PSDB no 2º turno contra Dilma Rousseff.

A disputa decisiva em São Paulo

Por Renato Rovai, em seu blog:

Aécio teve 4 milhões de votos de frente em relação a Dilma no primeiro turno paulista. Isso significa que sua vantagem vai se manter ou aumentar no segundo turno? Evidente que não, apesar de boa parte dos analistas estarem tratando isso como fato consumado.

Em 2006, Lula perdeu por exatos 4 milhões de votos para Alckmin no primeiro turno. E no segundo diminuiu essa diferença para apenas 1 milhão. O que se viesse a acontecer de novo, significaria a derrota do tucano mineiro.

Fantasma do passado: PSDB nunca mais

Dilma x Aécio: a maturidade do voto

Por Rodrigo Vianna, no blog Escrevinhador:

Dilma vai enfrentar Aécio Neves no segundo turno. É o tradicional confronto PT x PSDB que se repete. Isso significa que a “velha” Política ganhou da “nova”?

Não. Significa que a Democracia brasileira mostrou maturidade. Marina tem uma biografia respeitável, mas tentou ganhar a eleição tratando o eleitor feito criança. “Eu sou o novo” (sei…), “vou governar com os “bons” de cada partido” (só faltava escolher os maus), “quero menos Estado e mais política social” (mágica?), “no meu governo não haverá toma lá dá cá no Congresso, contaremos com a pressão das ruas” (seria um governo bolchevique, com o Congresso cercado pelas massas, enquanto o Gianetti e a Neca acertam o resto com os bancos?).

Algumas precisões sobre as eleições

Por Valter Pomar, em seu blog:

A Rede Brasil Atual publicou, no dia 5 de outubro, um texto a partir de uma entrevista feita comigo.

O texto está aqui: http://www.redebrasilatual.com.br/eleicoes-2014/dirigente-do-pt-diz-que-falta-de-reformas-politica-e-da-comunicacao-explicam-eleicoes-7238.html

Quem editou o texto, optou por não apresentar as perguntas e por reestruturar as respostas. Nada excepcional, mas sendo assim faço algumas precisões.

No segundo turno, disputa será política

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

O único ponto previsível dessa campanha foi a imprevisibilidade.

As ondas se deram entre quatro públicos distintos:

1- Um segmento centro-esquerda, representado pela candidatura Dilma, que vota nela por convicção.

2- Um segmento neoliberal, em torno de Aécio, também por convicção.

3- Os inconformados – os que não conseguem se ver representados em nenhum candidato.

4- Os indignados, que acreditam que toda política é corrupta e são fundamentalmente antipetistas.

É hora de campanha, não de balanço

Do blog de Zé Dirceu:

Passou o 1º turno, ontem, agora é hora de consolidar o apoio do cidadão eleitor que apoiou e votou na presidenta Dilma Rousseff no 1º turno contra tudo e contra todos. Menos do que contra os candidatos Marina Silva (PSB) e Aécio Neves (coligação PSDB-DEM), o que mais se sobressai é que a maioria (a presidenta Dilma ganhou quase 42% dos votos) votou contra a posição da mídia, toda ela contra a candidata do PT e as posições do partido.